Você sabia? A cruz de ferro nazista é uma condecoração militar criada no século XIX. O exército alemão concedia essa cruz a quem demonstrasse honra ou bravura nas batalhas. Esse símbolo também foi muito usado durante a primeira e segunda guerra mundial.
Conheça melhor a história da cruz de ferro no artigo abaixo!
Você também pode gostar de ler sobre:
➡️ Tudo sobre o Reischmark: a moeda nazista!
➡️ Quem foi Paul von Hindenburg? Personagem importante para a ascensão do nazismo
➡️ Descubra o significado da suástica nazista
A Origem da Cruz de Ferro Nazista
O rei Frederico-Guilherme III criou esse símbolo durante a campanha alemã de 1813 (contra Napoleão Bonaparte). A cruz era originalmente produzida em ferro ou aço, somente nos últimos anos ela seria feita de zinco e alumínio.
A cruz foi elaborada pelo arquiteto neoclássico Karl Friedrich Schinkel e foi derivada do símbolo da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos. Veja abaixo a primeira versão da cruz de ferro:
A difusão desse símbolo começa após a queda de Napoleão. Para representar a vitória da Prússia, uma estátua importante da deusa Vitória é retirada de Paris. A cruz de ferro é inserida dentro da coroa de louros original.
Por fim, a estátua é instalada no topo do portão de Brandemburgo (em Berlim):
A Cruz de Ferro Como Condecoração do Exército Alemão
A cruz de ferro era uma condecoração militar concedida sem distinção de patente ou de categoria social. Isso contribuiu muito para aumentar a popularidade do símbolo. Geralmente a condecoração comportava três categorias – 1ª classe, 2ª classe e a Grande Cruz.
No entanto, a condecoração só era fabricada durante os períodos de guerra. Veja abaixo os quatro momentos em que a cruz de ferro foi emitida:
🔸 1813 – concedida pelo rei da Prússia Frederico-Guilherme III durante as guerras contra Napoleão.
🔸 1870 – concedida por Guilherme I durante a guerra franco-alemã.
🔸 1914 – concedida por Guilherme II durante a Primeira Guerra Mundial.
🔸 1939 – concedida por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Acima: exemplar da cruz de ferro de 1914. No reverso, a peça traz a inscrição “für auszeichnung im kriege” que significa “pela distinção na guerra”.
A Cruz de Ferro Nazista
Adolf Hitler foi condecorado com a cruz de ferro em 1918. Por isso, ele adota esse símbolo como a sua honraria favorita, incluindo a suástica no meio da cruz. Além das antigas classes de importância, o ditador institui diversas outras classes de condecoração.
Acima: exemplar da cruz de ferro nazista. Categoria de cavaleiro da cruz de ferro (folhas de carvalho em ouro, espadas e brilhantes).
Onde Comprar a Cruz de Ferro Alemã?
Na Jafet Numismática você encontra moedas, medalhas e medalhões à venda. Temos uma seção especial para a cruz de ferro alemã!
➡️ Veja a Loja Virtual Jafet Numismática
☑️ Garantia de autenticidade (lifetime) sem custo adicional!
☑️ Frete grátis para todo o Brasil
Cuidado com as informações… Essa primeira foto não é a versão de 1813. A Cruz dourada não é a Cruz de Ferro. O porquê de Hitler reinstituir a Cruz não é porque ele havia sido condecorado.
Peço perdão pelo tom desagradável da mensagem, mas sou admirador do site a não gostaria que fossem propagadas informações falhas por aqui. É, enfim, uma mensagem de amigo.
Abraço
Boa tarde Marcus
Temos noção de todas informações postadas no site. A cruz dourada é a Cruz de Mecklenberg e pode ser chamada também de cruz de ferro.
A cruz de ferro foi usada basicamente em 4 períodos na história
1813 – concedida pelo rei da Prússia Frederico-Guilherme III durante as guerras contra Napoleão.
1870 – concedida por Guilherme I durante a guerra franco-alemã.
1914 – concedida por Guilherme II durante a Primeira Guerra Mundial.
1939 – concedida por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Abraço