A Suástica das Moedas Nazistas


Você sabia que a suástica das moedas nazistas é um símbolo muito antigo? As primeiras evidências arqueológicas desse símbolo datam de 2.500 a 3.000 a.C. Conheça melhor essa história!

 

Você também pode gostar de ler sobre:

➡️ Tudo sobre o Reichsmark – a moeda nazista da 2ª Guerra

➡️ Paul von Hindenburg, o genenal que colocou o nazismo no poder!

➡️ Moedas de Nero, o imperador louco

 

História da Suástica das Moedas Nazistas

 

 

🔶 A Origem da Suástica

 

A palavra “suástica” é derivada do sânscrito (svastika), significando “prosperidade, sorte e bem-estar”. O símbolo 卐 é originalmente religioso e considerado sagrado: diversas culturas asiáticas como o hinduísmo e o budismo o empregam há milhares de anos.

 

Segundo alguns especialistas no assunto, as primeiras aparições do símbolo foram encontradas na região da Índia e datam de cerca de 2.500 a.C. A religião Hindu associava esse símbolo ao ciclo de nascimento, morte e renascimento. Ao mesmo tempo, a suástica também era associada ao sol e a Vishnu (um deus hindu).

 

Por outro lado, existem outros especialistas que encontram padrões semelhantes à suástica em achados arqueológicos ainda mais antigos. O mais velho deles foi encontrado perto da fronteira da Rússia e data de 15.000 anos atrás!

 

Como formas semelhantes são encontradas nas mais diversas culturas, é difícil determinar com precisão a origem do símbolo. Mas, de qualquer maneira, o símbolo usado pelo hinduísmo é o mais parecido com a suástica das moedas nazistas.

 

 

 

🔶 A Apropriação da Suástica Pelo Nazismo

 

Em alemão a suástica é chamada de “Hakenkreuz”, que quer dizer “cruz em gancho”. O Partido Nazista se apropria desse símbolo em 1920, dando outra significação para ele.

 

Segundo os teóricos nazistas, esse símbolo teria sido criado pelos primeiros arianos que, no passado, teriam colonizado a Índia. No entanto, a propaganda nazista dá uma nova identidade ao símbolo: a suástica era usada em preto (no ângulo de 45°), sobre um disco branco e uma bandeira vermelha.

 

Essas cores, além de prestar homenagem à antiga bandeira do Império Germânico, também definiam o ideário nazista. No livro Mein Kampf, Hitler explica que o vermelho representa a vertente social do movimento, o branco remetia à ideia nacionalista e “a suástica representa a batalha pela vitória do povo ariano” (parte 2, capítulo 7).

 

Dessa maneira, a propaganda nazista empregava a suástica em todo lugar para reafirmar a ideia da superioridade racial.

 

 

 

🔷 A Suástica das Moedas Nazistas

 

Quer conhecer essa história mais de perto? Confira a suástica das moedas nazistas em ➡️ nossa coleção de peças da Segunda Guerra Mundial. Temos também medalhas e medalhões, todas as peças são originais e têm certificado de autenticidade!


6 comentários em “A Suástica das Moedas Nazistas”


  1. bitcoin disse:

    Caramba!! Até que enfim encontrei um site com conteúdo de qualidade. Parabéns pelo site

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Amanda !!! Permanecemos a disposição !!!

  2. ODAIR FROGE disse:

    Parabéns um esclarecimento muito preciso sobre suástica ….

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo !!!

  3. Jorge disse:

    Eu não fazia idéia da dimensão desse símbolo da suástica.
    E aí vem o nazismo e estraga tudo

    1. Infelizmente essa ideologia nefasta estragou muita coisa amigo, mas como historiador me atenho a narrar apenas os fatos !!!! Obrigado pelo seu comentário !!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

três + 17 =

« voltar topo ↑