Os Animais nas Moedas Gregas Antigas


As moedas gregas antigas costumam representar vários tipos de animais. Você sabia que cada um desses animais geralmente eram relacionados a um deus da mitologia? Descubra abaixo qual o significado do golfinho, da coruja e da águia nas moedas gregas antigas.

 

➡️ Você também pode gostar de ler sobre o dracma da Grécia Antiga.

 

 

 

 

o significado do golfinho nas moedas gregas antigas

 

O Golfinho de Apolo

 

O golfinho era louvado pelos gregos como um guia natural, que ajudava os navios perdidos a reencontrar o caminho certo. Segundo as lendas mitológicas, Apolo (o deus da ordem e da música) teria se transformado em golfinho para guiar os navegadores até seu templo sagrado.

 

Dessa maneira, a representação do golfinho nas moedas antigas simboliza um poder político forte e inteligente, que domina os mares através de técnicas sofisticadas de navegação.

 

➡️ Clique aqui e confira as moedas gregas com o golfinho de Apolo

 

 

 

 

o significado da coruja nas moedas gregas antigas

 

A Coruja de Atena/Minerva

 

Com seus hábitos noturnos e silenciosos, a coruja representava a sabedoria, o conhecimento racional e o poder clarividente da reflexão. Esse era o animal preferido de Atena, uma das divindades mais importantes da época e a padroeira da principal cidade grega (Atenas).

 

Atena é justamente a deusa da razão, da sabedoria e das estratégias de guerra (ela também era chamada de Minerva na tradição latina). Dessa maneira, a coruja das moedas gregas simboliza um poder político que confia na força civilizatória do conhecimento e das ciências.

 

Muito além das moedas gregas antigas, a imagem da coruja de Atena/Minerva se tornou o símbolo do espírito racional e filosófico da época. Essa imagem ficou tão forte que, no século XIX, um famoso filósofo alemão define a própria reflexão filosófica como “a ave de Minerva, que só levanta voo após o cair da noite” (Hegel – Princípios da Filosofia do Direito).

 

➡️ Clique aqui e veja as moedas gregas com a coruja de Atena

 

 

 

 

o significado da água nas moedas gregas antigas

 

A Águia de Zeus

 

A águia é um animal que representava a ascensão e a visão aguçada de tudo que se passa em terra. Além disso, como o pássaro consegue voar olhando diretamente para o sol, ele representava a iluminação solar.

 

Segundo as lendas mitológicas, Zeus possuía uma águia como animal de estimação e como mensageiro pessoal. Por isso, a águia era frequentemente usada para simbolizar o poder supremo. Ao representar a águia de Zeus, as moedas gregas antigas reafirmavam a força soberana do poder político, que seria capaz de liderar e iluminar todos os cidadãos.

 

As Duas Origens Mitológicas da Águia de Zeus

 

Segundo uma das versões dos escritos, um antigo rei da Ática, chamado Perifas, cultuava Apolo como o maior dos deuses. Zeus fica indignado e decide fulminar Perifas com seus raios. A pedido de Apolo, Zeus se contenta em transformar Perifas na águia que guarda o seu cetro sagrado.

 

De acordo com outra versão das lendas, a águia é criação da deusa Gaia, antes mesmo do nascimento de Zeus. Ao fim da guerra dos Titans, a águia aparece para Zeus, que passa a usá-la como o símbolo da sua vitória e de seu poder supremo.

 

➡️ Clique para ver de perto as moedas gregas com a águia de Zeus

 

 

LOJA DE MOEDAS GREGAS ANTIGAS

 

Quer mergulhar de verdade nessa história? Confira nossa ➡️ loja online, possuímos uma extensa coleção de numismática grega. Trabalhamos apenas com moedas originais – com certificado de autenticidade!

 


1 comentário em “Os Animais nas Moedas Gregas Antigas”


  1. José Lauro Almeida da Silva disse:

    Muito interessante e acima de tudo didático.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

onze + um =

« voltar topo ↑