As moedas gregas antigas costumam representar vários tipos de animais. Você sabia que cada um desses animais geralmente eram relacionados a um deus da mitologia? Descubra abaixo qual o significado do golfinho, da coruja e da águia nas moedas gregas antigas.
➡️ Você também pode gostar de ler sobre o dracma da Grécia Antiga.
O Golfinho de Apolo
O golfinho era louvado pelos gregos como um guia natural, que ajudava os navios perdidos a reencontrar o caminho certo. Segundo as lendas mitológicas, Apolo (o deus da ordem e da música) teria se transformado em golfinho para guiar os navegadores até seu templo sagrado.
Dessa maneira, a representação do golfinho nas moedas antigas simboliza um poder político forte e inteligente, que domina os mares através de técnicas sofisticadas de navegação.
➡️ Clique aqui e confira as moedas gregas com o golfinho de Apolo
A Coruja de Atena/Minerva
Com seus hábitos noturnos e silenciosos, a coruja representava a sabedoria, o conhecimento racional e o poder clarividente da reflexão. Esse era o animal preferido de Atena, uma das divindades mais importantes da época e a padroeira da principal cidade grega (Atenas).
Atena é justamente a deusa da razão, da sabedoria e das estratégias de guerra (ela também era chamada de Minerva na tradição latina). Dessa maneira, a coruja das moedas gregas simboliza um poder político que confia na força civilizatória do conhecimento e das ciências.
Muito além das moedas gregas antigas, a imagem da coruja de Atena/Minerva se tornou o símbolo do espírito racional e filosófico da época. Essa imagem ficou tão forte que, no século XIX, um famoso filósofo alemão define a própria reflexão filosófica como “a ave de Minerva, que só levanta voo após o cair da noite” (Hegel – Princípios da Filosofia do Direito).
➡️ Clique aqui e veja as moedas gregas com a coruja de Atena
A Águia de Zeus
A águia é um animal que representava a ascensão e a visão aguçada de tudo que se passa em terra. Além disso, como o pássaro consegue voar olhando diretamente para o sol, ele representava a iluminação solar.
Segundo as lendas mitológicas, Zeus possuía uma águia como animal de estimação e como mensageiro pessoal. Por isso, a águia era frequentemente usada para simbolizar o poder supremo. Ao representar a águia de Zeus, as moedas gregas antigas reafirmavam a força soberana do poder político, que seria capaz de liderar e iluminar todos os cidadãos.
As Duas Origens Mitológicas da Águia de Zeus
Segundo uma das versões dos escritos, um antigo rei da Ática, chamado Perifas, cultuava Apolo como o maior dos deuses. Zeus fica indignado e decide fulminar Perifas com seus raios. A pedido de Apolo, Zeus se contenta em transformar Perifas na águia que guarda o seu cetro sagrado.
De acordo com outra versão das lendas, a águia é criação da deusa Gaia, antes mesmo do nascimento de Zeus. Ao fim da guerra dos Titans, a águia aparece para Zeus, que passa a usá-la como o símbolo da sua vitória e de seu poder supremo.
➡️ Clique para ver de perto as moedas gregas com a águia de Zeus
LOJA DE MOEDAS GREGAS ANTIGAS
Quer mergulhar de verdade nessa história? Confira nossa ➡️ loja online, possuímos uma extensa coleção de numismática grega. Trabalhamos apenas com moedas originais – com certificado de autenticidade!
Muito interessante e acima de tudo didático.
Show de bola!
Me trouxe muitos conhecimentos de mitologia e numismática que eu não conhecia!
Obrigado Ernesto!!!