Como Limpar Moedas Antigas?


Todo colecionador sabe que é essencial saber limpar moedas antigas! As peças recém-escavadas costumam ter uma camada grossa de sujeira. Por isso, em geral não é possível identificar a origem da moeda antes de se fazer uma boa limpeza.

Você sabe qual as técnicas recomendadas para limpar moedas antigas? Confira abaixo um guia de primeiros passos e aprenda a tirar essa sujeira superficial sem danificar suas peças!

Você também pode gostar de ler sobre:

🔹 O Dracma da Grécia Antiga

🔹 Moedas da República Romana

🔹 Moedas do Império Romano

Guia de primeiros passos para limpar moedas antigas

🔶 O Que Nunca Fazer Ao Limpar Moedas Antigas?

Antes de tudo, é preciso ficar bem claro que o objetivo da limpeza é um só: remover a sujeira acumulada com o tempo. Por isso, após a limpeza, a moeda deve conservar todas as suas características originais.

Em outras palavras, o resultado final não pode ser uma moeda que parece nova. Se isso acontecer, você vai desvalorizar a sua peça! Veja abaixo os principais erros que os iniciantes podem cometer:

🔸 Nunca Retire a Pátina da Moeda

A pátina é resultado de um processo natural que o metal sofre com o tempo. Em geral, essa é uma camada esverdeada, escura ou amarelada (dependendo do tipo de solo onde a moeda ficou enterrada).

Sendo um processo natural, a pátina é prova da autenticidade da moeda antiga. Por consequência, as peças com a pátina preservada  têm valores maiores que as peças cuja pátina original foi removida artificialmente.

O objetivo da limpeza não é obter um metal brilhante, mas apenas retirar a sujeira superficial.

Como limpar moedas antigas - não remova a pátina
Moeda de Constatino I com pátina amarelada (que nunca deve ser removida na hora da limpeza).

🔸 Nunca Use Materiais Abrasivos

Para conservar as características originais da peça, você deve evitar todo tipo de material que raspe ou corroa o metal original da moeda. Nunca use por exemplo: escovas metálicas grossas, lixas, polidores, produtos químicos que atacam o metal, etc.

Ao limpar moedas antigas nunca use escova grossa de metal
Nunca use esse tipo de escova de metal na limpeza de moedas antigas, pois ela vai raspar e remover a pátina original da peça.

🔶 Ferramentas Adequadas Para Fazer a Limpeza

Existem diversos tipos de ferramentas criadas especificamente para limpar moedas antigas. Elas se assemelham a um lápis com diferentes tipos de extremidades – pontas finas, pontas grossas, escovas com cerdas finas, etc. Essas ferramentas devem sempre ser usadas com cuidado, sem nunca raspar o metal original da peça. Veja abaixo:

Ferramentas para fazer a limpeza de moedas antigas
Ferramentas em formato de lápis que são indicadas para a limpeza de moedas antigas.
Ferramenta adequada para limpar moedas antigas.
Outro modelo de ferramentas adequadas para limpar moedas antigas.

 🔹 Clique aqui e confira as ferramentas para limpeza de moedas na nossa loja online

🔶 Produtos Adequados para Fazer a Limpeza

Os produtos mais indicados para começar a limpar moedas recém-escavadas são muito simples: água, água destilada, sabão e paciência. Se quiser, você pode substituir o sabão por fosfato trissódico (também chamado de TSP), um produto que funciona bem melhor!

Como limpar moedas com fosfato trissódico
O fosfato trissódico pode ser usado para limpar moedas antigas.

🔶 Técnicas Mais Usadas Para Limpar Moedas Antigas

As técnicas de limpeza de moedas variam muito de acordo com o material e o estado da sujeira. Existem casos em que a crosta de sujeira acumulada chega a parecer um cimento!

Por via de regra, as moedas de bronze costumam ser limpas mecanicamente, enquanto as de prata costumam ler limpas quimicamente. Veja abaixo algumas técnicas que você pode usar:

🔸 Técnica Para Limpar Moedas de Bronze

PASSO 1 – Use uma escova macia para remover a sujeira superficial. Tome muito cuidado para não apertar demais as partes em relevo (e não tirar a pátina dali). Os cantos devem ser limpos com as ferramentas pontiagudas. Tome também muito cuidado para não raspar o metal original.

DICA: use uma lupa na hora de trabalhar sobre a limpeza mecânica da sua moeda, assim vai ficar mais fácil distinguir a sujeira do metal da peça.

PASSO 2 – A maioria das moedas já fica limpa com o primeiro passo. No entanto, se isso não acontecer, você ainda pode deixar a moeda mergulhada em água destilada por uma ou duas semanas, trocando a água diariamente. Depois disso, acrescente um pouco de fosfato trissódico (ou sabão) e repita o passo número 1.

🔸 Outras Técnicas Para Limpar Moedas de Bronze

Existem produtos vendidos especialmente para limpar moedas, se optar por eles, siga as instruções. Além disso, existem mais duas técnicas famosas: o limpador ultrassônico e a eletrólise.

LIMPADOR ULTRASSÔNICO: algumas pessoas se adaptam bem usando essa máquina, outros nem tanto. Depende do modelo de limpador que você usa, os industriais costumam ser mais eficientes.

ELETRÓLISE: esse método precisa ser usado com muita cautela, servindo apenas como última opção caso as outras não funcionem. A eletrólise pode acabar com toda a pátina da moeda, corroendo inclusive o metal original da peça. Por isso, essa técnica não é recomendada para iniciantes no assunto.

🔸 Técnica Para Limpar Moedas de Prata

As moedas de prata podem ser limpas usando sabão (ou fosfato trissódico) misturado com água e vinagre (ou suco de limão). Confira:

PASSO 1 – deixe a moeda de prata mergulhada na solução acima por algumas horas. Depois use uma escova macia e uma toalha para limpar a peça.

PASSO 2 – se necessário, volte a moeda para a solução, deixando dessa vez por mais tempo.

PASSO 3 – quando a peça estiver limpa, lave bem com água corrente. O ideal é deixar a peça por mais uma semana em uma solução de água destilada com um pouco de bicarbonato de sódio (para tirar o vinagre ou suco de limão).

IMPORTANTE: nunca use vinagre nem suco de limão para limpar moedas de cobre.

🔶 A Limpeza de Moedas é um Universo à Parte!

Para muitos colecionadores, não existe nada mais prazeroso que limpar um lote de moedas recém-escavadas! Além do aprendizado relacionado às técnicas de limpeza, o exercício de identificação das peças limpas é extremamente enriquecedor.

Essa pode ser uma maneira mais barata de aumentar uma coleção. Basta ter paciência para fazer a limpeza da maneira correta. No entanto, comprar um lote de moedas recém-escavadas é como comprar uma caixinha de surpresas.

Por baixo da sujeira, você pode encontrar moedas nunca antes catalogadas e peças extremamente raras. Ou então você pode encontrar peças comuns e em péssimo estado de conservação. É preciso remover a sujeira para descobrir!

🔶 Você Gosta Mais de Colecionar ou de Limpar Moedas?

A experiência me ensinou que existem basicamente três tipos de colecionadores de moedas antigas:

  • Os que nunca limparam moedas recém-escavadas, mas têm vontade de tentar.
  • Aqueles que gostam de colecionar e também gostam de limpar.
  • Os que tentaram limpar suas moedas e decidiram nunca mais fazer isso!

Só dá para descobrir o seu perfil depois de começar a limpar as suas primeiras moedas. Eu particularmente sou apaixonado pelo colecionismo e pela limpeza em geral! Qual é o seu perfil? Deixe seu comentário abaixo.

✔️ Bônus: confira o vídeo (a partir de 1:00:00) para se aprofundar ainda mais na arte de limpar moedas! Nesta apresentação da SNB (Sociedade Numismática Brasileira), compartilhei macetes úteis para todo colecionador que quer entender mais sobre o assunto!


11 comentários em “Como Limpar Moedas Antigas?”


  1. Gabrielle Nogueira disse:

    Conteúdo muito interessante, muito pratico a limpeza de uma moeda antiga
    post muito bem explicado!

  2. Rodilson Gonçalves de Sá disse:

    Tenho várias moedas relativamente antigas, e algumas, apesar de iguais tem um pouco de sujeira entranhada em ranhuras ou mesmo nas partes lisas. Por isso me interessei em saber como limpá-las. Entretanto, suas precisas explicações acabaram por me confundir. No fim, fiquei sem saber se tento limpar as que julgo sujas e diferentes de outras iguais, ou, se deixo como está. Afinal, minha intenção nesse momento é negociá-las. Creio que o melhor a fazer é deixar que o futuro comprador decida, considerando que a sujeira, por si só, não as desvaloriza, certo? De qualquer forma, foi importante aprender sobre a limpeza de moedas. Muito esclarecedor! Obrigado.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo !!!!

  3. Osmar Rodrigues da Silva disse:

    Saudações,
    Ótimas explicações! Parabéns!
    Contudo, ainda estou com uma dúvida, pois tenho umas moedas de prata. Se após eu limpa-las com a solução de água com vinagre, se posso utilizar pasta de dente com a escova macia para finalizar o trabalho de limpeza?

    Grato,
    Osmar

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo!!! Pode sem problemas!!!
      Gosto muito para moedas de prata dum produto específico da Leuchturm, próprio para prata ,fica a dica!!

  4. Leonardo Pessoa disse:

    Posso limpar moedas de bronze e aço inox só no caldo de limão

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa noite amigo nós temos uma postagem em nosso blog que ensina o passo a passo de como limpar moedas , leia nosso artigo!!!

  5. Henderson disse:

    Para conservar as moedas, poder ser em saquinhos plásticos ou um quadro de madeira?

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa tarde Henderson !!!
      Há diversas formas para a conservação de moedas!!! Podem ser acondicionadas em envelopes plásticos, de PVC , CAPSULAS QUADRUM, OU SLABS !!!

  6. Sérgio Alexandre Resende Nunes disse:

    Oi, Gladston, parabéns pelo artigo!

    Gostaria de limpar moedas antigas recém-escavadas. Onde posso comprar as ferramentas básicas? É necessário usar uma viseira de joalheiro?

    Obrigado!

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa tarde Sérgio
      Nós tínhamos alguns lápis especiais para moedas que facilitavam muito a limpeza das peças e alguns produtos próprios para moedas também.
      Acabaram muito rápido e precisamos pedir novamente. Com Os produtos há uma certa dificuldade em passar pela receita por se tratarem de produtos químicos, mas o resto é tranquilo. Quanto a viseira você acha nessas casas que vendem produtos para hospitais.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

vinte − 13 =

« voltar topo ↑