Ao longo da história da humanidade, muitas deusas foram associadas à ideia de fertilidade. Conheça abaixo algumas das deusas da fertilidade e suas moedas!
Você pode gostar de ler:
➡️ Como Calcular o Valor de Moedas Antigas?
➡️ Os Colecionadores de Moedas Mais Famosos da História
➡️ A Dinastia Ptolemaica e as Moedas do Egito Antigo
Vênus de Willendorf
Essa estátua foi encontrada em 1908 em Willendorf, na Áustria. Esculpida entre 28 e 25 mil anos a.C., no período Paleolítico, suas características volumosas (como seios e barriga) são atribuídas à fertilidade.
É considerada uma deusa-mãe, divindade da religião pagã da Pré-história.
Freia
Essa Deusa da Mitologia Nórdica é associada à fertilidade, assim como ao amor, beleza, riqueza, magia, guerra e morte.
Na mitologia, a deusa usava o colar de Brisingamen. Quando o colar foi roubado por Loki, ela entrou em desespero e a escuridão se instalou à sua volta. Freia e Loki então fizeram um trato: o colar ficaria seis meses do ano com ela e os outros seis meses com ele.
Assim, quando o colar está com Loki, Freia fica angustiada, trazendo a escuridão e o frio. Quando o colar está com ela, a deusa fica radiante trazendo a luz e o calor. O que explica as estações do ano!
Ísis, Deusa da Fertilidade do Egito
Ísis é a deusa egípcia da magia, maternidade e da fertilidade. Ela foi cultuada posteriormente pelos gregos e pelos romanos.
Juno – Deusa Romana da Fertilidade
Juno era a protetora de Roma, considerada a deusa da fertilidade e do casamento. Casada com Júpiter, era a rainha dos deuses na mitologia romana. O mês de junho tem esse nome em sua homenagem.
A deusa aparecia no reverso de vários denários em homenagem a imperatrizes romanas.
➡️ Quero conhecer mais moedas romanas
Hera – Deusa da Fertilidade Grega
É a deusa grega equivalente a Juno. Frequentemente era representada segurando uma romã – símbolo da fertilidade.
Fecundias – Divindade Romana da Fertilidade
Fecundias significa fecundidade. Foi reconhecida como uma divindade romana pelo imperador Nero, que construiu uma estátua para ela em 63 d.C. (após o nascimento de sua filha).
Era frequentemente representada segurando uma criança no reverso de moedas de imperatrizes romanas.
🔹 Acima: Denário romano representando Faustina II. No reverso, a deusa Fecundias segurando uma criança. Datado de 161-175 d.C. Disponível na Jafet Numismática.
Jaci
Na mitologia tupi-guarani é a deusa que representa a lua. Jaci é considerada a protetora dos amantes e da reprodução.
Segundo a lenda, o deus sol, Guaraci ficou cansado do seu trabalho eterno e precisou dormir. Quando fechou os olhos, o mundo ficou na escuridão. Assim, Tupã criou Jaci para trazer luz enquanto Guaraci dormia.
O deus sol despertou de seu sono com a luz da deusa e se apaixonou por ela. Porém, quando o sol abria os olhos, a lua ia se deitar, pois havia cumprido seu trabalho.
Guaraci então pediu a Tupã que criasse, Rudá, o amor. Como o amor não conhece luz nem escuridão, eles podiam se unir ao amanhecer.
Já conhecia essas deusas da fertilidade e suas moedas? Não deixe de conhecer também outras moedas disponíveis na Jafet Numismática!
➡️ Quero ver as moedas da loja Jafet Numismática
🔹Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!
🔹 Frete grátis para todo o Brasil!
Excelente! Parabéns!
Obrigado Tay!!!