A Dinastia Ptolemaica e as Moedas do Egito Antigo


A Dinastia Ptolemaica introduz a cunhagem das primeiras moedas do Egito Antigo! De 305 a 30 a.C., esse poderoso reino helenístico preservou o domínio grego sobre a região.  Descubra essa história através das moedas do período!

 

Você também pode gostar de ler outros artigos relacionados:

➡️ Conheça os Tetradracmas de Alexandre o Grande

➡️ O Período Helenístico: um Legado de Alexandre

➡️ As Moedas de Cleópatra e Seus Amantes

 

 

A Dinastia Ptolemaica e As Moedas do Egito Antigo!

 

 

 

O Grande Império de Alexandre: Início da Dinastia Ptolemaica

 

 

A região do Egito é anexada em 331 a.C., quando Alexandre o Grande é proclamado faraó. A enorme extensão do território da Macedônia dificultava a administração. Por isso, Alexandre nomeia governadores em determinadas áreas. A região do Egito fica sob o poder de Ptolomeu, um general grego de família abastada.

 

Após a morte de Alexandre o Grande, o Império Grego da Macedônia é divido pelos seus antigos generais. Em 305 a.C. Ptolomeu se auto declara rei do Egito, dando continuidade ao poder de Alexandre o Grande. Veja abaixo a extensão territorial que a dinastia ptolemaica dominava:

 

O território incial da Dinastia Ptolemaica.

 

 

 

As Características do Reinado Ptolemaico

 

 

Assim como os antigos faraós, a dinastia ptolemaica mantinha a tradição de conservar o poder dentro da família. Por isso, os casamentos consanguíneos eram muito comuns, principalmente entre irmãos e irmãs.

 

Draca da dinastia ptolemaica

 

🔸 Acima: um octodracma de ouro. Essa moeda da dinastia ptolemaica representa Arsínoe II, que era irmã e mulher de Ptolomeu II – uma prática muito comum na época.

 

➡️ Quero ver moedas desse período à venda – Loja Virtual de Numismática

 

A dinastia ptolemaica também contribuiu para o crescimento do Egito Antigo. A mistura da cultura grega com o mundo egípcio tradicional era muito comum no período helenístico. Nessa época é criado o culto a Serápis: um deus com aparência grega que, ao mesmo tempo, era identificado a Osíris (deus egípcio muito popular).

 

Moeda da dinastia ptolemaica

 

🔸 Acima: uma moeda de Ptolomeu IV que demonstra o sincretismo cultural do período. No anverso, a peça traz a figura do deus Serápis ao lado da figura da deusa egípcia Ísis. Ambos são representados com os traços da arte grega.

 

 

 

A Cunhagem das Primeiras Moedas do Egito Antigo

 

 

O Egito Antigo do tempo dos faraós não produzia suas próprias moedas. A Dinastia Ptolemaica elege o dracma (uma moeda originalmente grega) como o padrão monetário de todo o reino.

 

Inicialmente o dracma de ouro é fixado a 3,57g. Nesse período, as moedas da dinastia ptolemaica eram principalmente os pentadracmas (com 17,85g de ouro). A partir de Ptolomeu II, os octodracmas de ouro (com 27,86g) também passam a ser produzidos.

 

Moedas do Egito Antigo

 

🔸 Acima: pentadracma de ouro de Ptolomeu I (323-283 a.C.). O anverso da peça mostra a cabeça de Ptolomeu I com uma égide amarrada em volta do pescoço. O reverso da moeda traz a inscrição “ΠΤΟΛEMAIOY BAΣΙΛΕΩΣ”, que significa “PTOLEMAIOY BASILEOS” ou “O REI PTOLOMEU”. No centro do reverso, a figura de uma águia segurando um raio com suas patas.

 

➡️ Outras moedas dos Ptolomeus à venda – Loja Virtual de Numismática

 

As moedas de ouro eram mais usadas para fazer comércio exterior. Para as trocas internas, as moedas usadas no Egito Ptolemaico era sobretudo o dracma de prata ou o diobol de bronze. Veja abaixo um belo exemplar de Ptolomeu V:

 

Moeda de Ptolomeu V

 

🔸 Acima: tetradracma de prata do rei Ptolmeu V. Essa era uma das moedas do egito antigo mais usadas dentro do reino.

 

A Dinastia Ptolemaica também ficou conhecida por financiar diversas construções e monumentos públicos. O farol e a biblioteca de Alexandria, por exemplo, são construídas durante essa época. O dinheiro usado para isso vinha da cobrança de impostos sobre os súditos, sobre a terra e sobre os produtos.

 

 

 

A Querela de Cleópatra: O Fim da Dinastia Ptolemaica!

 

 

Ptolomeu X entrega o poder aos romanos no momento da sua morte em 88 a.C. Assim, o território se torna um protetorado de Roma.

 

Cleópatra VII assume o poder do reinado Ptolemaico em 51 a.C. Aproveitando a guerra civil entre Júlio César e Pompeu, ela tenta fortalecer o seu poder. Mais tarde, ela se une a Marco Antônio e é derrotada por Otávio. A região é então anexada ao Império Romano nascente!

 

O fim da Dinastia Ptoleimaica no Egito Antigo

 

🔸 Acima: moeda do final da dinastia ptolomaica. O busto de Cleópatra no anverso. O busto de Marco Antônio no reverso.

 

 

 

Onde Comprar as Moedas do Egito Antigo?

 

 

Visite a loja online da Jafet Numismática. Temos diversas moedas da Dinastia Ptolemaica. Somos especializados em numismática da Grécia e Roma Antiga.

 

➡️ Veja de perto as moedas dos reis Ptolomeu do Egito – Loja Virtual de Numismática

 

Todas as peças têm garantia de autenticidade LIFETIME sem custo adicional!

Frete grátis para todo o Brasil!


3 comentários em “A Dinastia Ptolemaica e as Moedas do Egito Antigo”


  1. Aldo disse:

    Excelentissimo obrigado…..Aldo

  2. Pedro Carlos da Silva Filho disse:

    Muito obrigado Gladston , por estas postagens tão bem elaboradas. É sempre um prazer aprender um pouco mais de historia antiga através das moedas postadas aqui

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado a você Pedro, é por causa de comentários assim que somos estimulados a prosseguir com nosso trabalho !!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

1 × 2 =

« voltar topo ↑