A Moeda de Rômulo e Remo: Lenda da Fundação de Roma


Você conhece a moeda de Rômulo e Remo? A peça representa a lenda da fundação de Roma. Conheça melhor essa história mitológica que era muito popular na antiguidade!

 

Você também pode gostar de ler sobre:

🔹 As moedas da República Romana

🔹 As moedas do Império Romano

🔹 O que é o denário romano?

Moeda de Rômulo e Remo: Fundação de Roma

 

 

🔶 O NASCIMENTO DE RÔMULO E REMO

 

A lenda começa em Alba Longa, uma cidade fundada pelos sobreviventes da guerra de Troia. O rei da cidade morre e deixa o poder para ser dividido por dois filhos: Numitor (que se apossa do trono) e Amúlio (que se apossa das riquezas do pai).

 

Não contente com a divisão, Amúlio destrona o irmão e se assegura que nenhum descendente pudesse assumir o poder. Ele manda matar os seus sobrinhos do sexo masculino. Reia Sílvia, sua sobrinha, é condenada à virgindade sacerdotal. No entanto, o deus Marte se apaixona por ela.

 

Dessa união entre um deus (Marte) e uma mortal (Reia Sílvia) nascem os dois irmãos Rômulo e Remo. Ao descobrir a notícia desse nascimento, Amúlio manda jogar os bebês no rio Tibre, pois Rômulo e Remo poderiam tentar reivindicar o poder depois de grandes.

 

 

 

🔶 A  LOBA QUE CRIOU OS IRMÃOS

 

Rômulo e Remo são encontrados na margem do rio por uma loba, que amamenta e protege as duas crianças por anos. Tempos depois, um pastor de ovelhas encontra os dois na entrada de uma caverna. O pastor e sua mulher passam a cuidar dos meninos como filhos.

 

Alguns historiadores apontam que a mulher do pastor teria sido prostituta quando jovem. Por isso, essa lenda da loba teria se originado da palavra latina “lupa”, que significa loba, mas também significa prostituta.

 

 

 

🔶 A LENDA DA FUNDAÇÃO DE ROMA


Ao decidir fundar juntos uma cidade, Rômulo e Remo começam a entrar em conflito a respeito do nome e da localização mais adequada. Por isso, eles vão consultar um sacerdote, que escolhe Rômulo para a posição de comando.

 

Rômulo decide então começar a cidade de Roma no monte Palatino. Ao ver as primeiras valas dos muros da cidade escolhida pelo irmão, Remo começa a tirar sarro, atravessando as valas para mostrar que seria muito fácil invadir a nova cidade. Rômulo fica em estado de cólera e mata Remo pensando na frase “Insociabile regnum” – o poder não se divide!

 

 

 

🔷 A MOEDA DE RÔMULO E REMO

 

Essa lenda está registrada pela numismática! ➡️ Clique aqui e veja a moeda de Rômulo e Remo com a loba amamentando os irmãos. Essa peça está em excelente estado de conservação! Na nossa loja virtual você encontra muitas outras moedas e denários romanos.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

4 × 2 =

« voltar topo ↑