Moedas Antigas Raras – Coleção Particular JAFET


O sonho de todo numismata e colecionador é encontrar ou possuir uma moeda rara! Não existe melhor sensação do que adquirir uma peça única, que ninguém mais possui. Infelizmente, essa sensação não se tem todo dia!

 

É preciso muito estudo, dedicação e dinheiro para se encontrar certas peças. Ao longo da minha trajetória como numismata , montei uma coleção focada na Grécia e Roma Antiga. Veja abaixo uma pequena amostra do meu acervo particular.

 

Escolhi a dedo 5 peças extremamente raras e em excelente estado de conservação!

Obs.: essas moedas não estão à venda.

 

Você também pode gostar de ler sobre:

🔹 O que é numismática?

🔹 5 Dicas Para Identificar Moedas Falsas

🔹 Como descobrir o valor de moedas antigas?

 

Conheça minha coleção particular de moedas antigas raras

 

🔶 Tetradracma do Rei Philip V, da Macedônia

 

A moeda abaixo é extremamente valorizada no mercado! Além do estado de conservação impecável, essa moeda apresenta um altíssimo refinamento artístico.

A peça foi cunhada pelo Rei Philip V, da Macedônia. Provavelmente por volta dos anos 188 a 179 a.C., na cidade de Pella ou de Amphipolis. Ela é feita de prata e pesa 16,72 gramas.

Tetradracma do Rei Felipe V, da Macedônia

Moeda Antiga Rara: Tetradracma do Rei Philip V

 

🔸 Anverso do Tetradracma de Philip V

Essa moeda antiga rara representa o herói Perseu. O personagem veste um chapéu com as asas e a cabeça do Grifo (uma criatura mitológica). No fundo, é possível ver uma Harpe, a espada com a qual Perseu decapitou Medusa. Por fim, toda essa imagem aparece ao centro de um escudo de guerra típico da Macedônia.

 

🔸 Reverso do Tetradracma de Philip V

Aparece em destaque a frase “BAΣIΛEΩΣ ΦIΛIΠΠOY”, que significa “REI PHILIP”. Essas duas palavras são separadas por um tacape de madeira. Em volta da frase, uma bela guirlanda de carvalho enfeita as bordas da peça. Um pequeno tacape é representado do lado esquerdo da moeda, na parte exterior do nó do ramo de carvalho.

 

 

 

🔶 Moeda Raríssima de Nero

 

Esse é um sestércio cunhado por Nero, o imperador louco. A moeda pesa 24,94g e apresenta uma pátina marrom incrível! Nesse estado de conservação, a peça é extremamente escassa no mercado numismático. Apreciem abaixo toda riqueza dos detalhes:

Moeda raríssima de Nero: sestércio em condição soberba

Sestércio de Nero em condição soberba, uma moeda raríssima

 

🔸 Anverso do Sestércio de Nero

A peça representa o imperador com uma coroa de louros. Como a moeda foi cunhada por volta de 60 d.C., o personagem já apresenta traços agressivos e pescoço bem espesso. Você pode ler um artigo meu sobre a evolução das moedas de Nero.

 

🔸 Reverso do Sestércio de Nero

Um arco do triunfo aparece ao centro. Acima, o imperador olha para uma quadriga acompanhada pelas deusas Vitória e Pax. Ao lado da plataforma, há duas pequenas figuras de soldados. Do lado esquerdo do arco, uma estátua de Marte segura uma lança e um escudo.

 

 

 

🔶 Judea Capta – Moedas Antigas Raras de Vespasiano

 

Essa moeda foi cunhada por volta de 70 d.C., durante o império de Vespasiano. A peça celebra a captura da região da Judéia – atual território da Palestina e de Israel. Diversas variações dessa peça podem ser encontradas no mercado. No entanto, poucas apresentam esse estado fino de conservação!

Essa peça pertencia ao Museu Britânico de Londres e, agora, faz parte da minha coleção pessoal de moedas antigas raras:

Moedas Antigas Raras de Vespasiano: Judea Capta em estado soberbo!

Exemplar único de uma Judea Capta de Vespasiano

 

O anverso da peça mostra o busto de Vespasiano com uma coroa de louros. O reverso traz a inscrição “JUDEA”. Acima da inscrição, há um troféu (à esquerda) e uma mulher em posição de luto (à direita). Essas figuras representam a conquista militar de Vespasiano!

 

 

 

🔶 Moeda Rara da Tetrarquia Romana

 

A peça abaixo representa a primeira Tetrarquia do Império Romano. Uma moeda antiga raríssima que quase não se encontra no mundo todo!

Para manter a união do Império Romano, o imperador Diocleciano aplica uma série de reformas administrativas. Por volta do ano 293 d.C., ele divide o poder em quatro, nomeando mais um Augusto e mais dois Césares.

Moeda rara da Tetrarquia Romana

Moeda rara da tetrarquia romana

 

Essa moeda representa os quatro tetrarcas, dois olhando para a direita, dois para a esquerda. Eles seguram um cetro ou uma lança em suas mãos. A peça possui uma forma ovalada e pesa 7.85g de chumbo. Uma moeda antiga rara pelo seu imenso valor histórico!

 

 

 

🔶 Moeda Rara de Gallienus

 

A peça abaixo foi cunhada por Gallienus, imperador romano que enfrentou as crises do terceiro século. Essa peça é na verdade um medalhão, pois tem 36mm de diâmetro e pesa 26,29g. Também se trata de uma moeda extremamente rara.

Moeda rara de Galiano

Medalhão raro de Gallienus

O anverso da peça apresenta um busto com armadura e com coroa de louros. O reverso mostra um homem, com o pé apoiado sobre um capacete, segurando uma pinha e um cetro. Ele encara a deusa Tique, que tem às mãos uma cornucópia e um timão.

 

 

 

🔷 Onde Comprar Moedas Antigas Raras?

 

As moedas acima não estão à venda. No entanto você pode conferir nossa loja virtual. Temos muitas peças raras disponíveis para venda no nosso acervo:

 

➡️ JAFET NUMISMÁTICA – Loja Virtual de Moedas Antigas

 

🔹 Todas as moedas são originais e têm garantia de autenticidade para toda a vida!

🔹 Frete grátis para todo o Brasil

🔹 Entrega rápida e segura

🔹 Não compramos nem fazemos avaliações


6 comentários em “Moedas Antigas Raras – Coleção Particular JAFET”


  1. Eneas disse:

    Muito bom e interessante as moedas antigas e sua dicas pra saber da veracidade e valor de antiguidade….

  2. Eneas disse:

    Muito bom e interessante dicas pra saber da sua veracidade e valor da moeda antiga.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Eneas !!!!

  3. Pobre loko disse:

    Isso sim é moedas rara gostei

  4. jose martins disse:

    Bom Dia.
    Foi deixado como herança uma moeda do imperador Tito e na outra face o coliseu. posso saber se tem valor?
    Parece-me que foi cunhada em cobre.

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa noite José precisaria ver fotos nitidas do anverso e do reverso da peça. Envie para gladston@jafetnumismatica.com.br obrigado.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

um × 4 =

« voltar topo ↑