Conheça as Moedas Bíblicas

A maior parte das moedas bíblicas são, na verdade, moedas romanas ou gregas que circulavam na época de Jesus. Você conhece as histórias da Bíblia que citam essas moedas famosas? Veja as principais abaixo!

 

Você também pode gostar de ler sobre:

🔹 Os três períodos da numismática grega

🔹 As moedas da República Romana

🔹 As moedas do Império Romano

 

Descubra quais são as moedas bíblicas.

 

🔶 Moedas Citadas na Bíblia: O Denário Romano

 

 

O denário romano exerceu uma grande influência sobre o mundo dos tempos bíblicos. Essa moeda de prata foi cunhada em larga escala durante o Império Romano. Por isso, ela aparece em diversas passagens dos textos sagrados do cristianismo.

 

“E alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: para que se fez este desperdício de ungüento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela” Marcos 14:4,5

 

Nessa passagem, Marcos conta que uma mulher gastava um perfume caro sobre Jesus. O povo, por sua vez, pensava que ela poderia vender o perfume por trezentos denários e distribuir o valor aos pobres.

OBS.: Lembrem-se que a palavra “dinheiro”, em português, é derivada do latim “denarius”.

 

 

O denário é a moeda do tributo!

 

No tempo de Jesus, as pessoas tinham que pagar uma taxa ao Imperador Romano chamada de tributo. Segundo a famosa passagem de Mateus, ao ser indagado sobre o tributo, Jesus responde:

 

“Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: de quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: de César. Então ele lhes disse: dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Mateus 22:19-21

 

A moeda do tributo era um denário cunhado na época de Tibério, o segundo Imperador (ou César Romano). Veja cada detalhe dessa peça abaixo:

 

Moeda bíblica o denário do tributo, imperador Tibério

Moedas Bíblicas: A Moeda do Tributo (dai a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus). O Imperador da época era Tibério.

 

O anverso dessa moeda representa o busto de Tibério. O reverso traz uma figura feminina, geralmente identificada como Lívia (a mãe de Tibério). Essa figura feminina também faz referência à Deusa Pax, pois ela carrega um ramo de oliveira e um cedro.

🔹 Clique aqui e confira a moeda do tributo na nossa loja virtual

 

 

 

🔶 Moedas Citadas na Bíblia: O Dracma Grego

 

O dracma grego foi uma moeda muito influente durante a antiguidade. Por mais que o Império Grego já tivesse perdido sua força no tempo de Jesus, a moeda continuava a ser muito conhecida pelo povo. Confira algumas passagens em que o dracma é citado:

 

“Qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?” Lucas 15:8

 

“E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?” Mateus 17:24

 

moeda bíblica - dracma grego de alexandre

Moedas bíblicas: dracma grego de Alexandre, o Grande.

 

Veja acima um exemplar de um dracma grego. Essa peça foi cunhada por Alexandre, O Grande. O anverso traz a figura de Hécules usando uma cabeça de leão como chapéu. O reverso apresenta a figura de Zeus segurando um cetro e uma águia.

🔹 Clique e veja os dracmas gregos disponíveis à venda na loja online

 

 

 

🔶 Moedas Bíblicas: O Shekel Que Comprou Judas

 

O shekel, também chamado de siclo de prata, era uma moeda cunhada na cidade de Tiro. Incialmente o shekel era apenas uma unidade de peso. Com o tempo, esse termo passa a ser usado para designar a moeda que circulava na província de Judeia (atual Palestina).

 

Durante o Império Romano, a peça era equivalente a um tetradracma.  O shekel se torna a moeda oficial de pagamento de taxas para o templo de Jerusalém. Por isso, supõe-se que essa foi a moeda usada para comprar a traição de Judas:

 

“Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata”. Mateus 27:3

 

Essas trinta moedas de prata provavelmente são desse tipo:

 

as moedas bíblicas e o shekel de tyro ou o siclo de prata

Moedas bíblicas: moeda que comprou a traição de Judas, o Shekel de Tyro.

 

No anverso essa peça traz o busto de Melqart olhando para a direita. O reverso mostra a figura de uma águia olhando para a esquerda, com a inscrição em grego “Tiro, a cidade sagrada e do refúgio”.

🔹 Clique aqui e veja o shekel de tiro disponível à venda

 

 

 

🔷 Onde Comprar Moedas Bíblicas? Na Loja Online!

 

A Jafet Numismática tem uma ➡️ seção especialmente dedicada às moedas bíblicas! Todas essas peças são originais e têm garantia de autenticidade – válida por toda a vida. Pela loja online você pode comprar moedas bíblicas com frete grátis para todo o Brasil

26 comentários em “Conheça as Moedas Bíblicas”


  1. Jéssica *** disse:

    ameiiii me ajudou muito esse site.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Jessica!!!

  2. Jéssica *** disse:

    amei este site me ajudou muito

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Jessica!!!

  3. João *** disse:

    Boa tarde então…se essa informação for fiel é óbvio que irá ajudar não só a mim mas, a muitos que estudam a palavra de Deus sabemos que a bíblia diz, o meu povo morre por lhe faltar conhecimento

    1. Gladston Jafet disse:

      Prezado amigo João
      Todas informações postadas aqui, são colocadas após longas horas de estudo e pesquisa amigo. Espero estarmos colaborando de alguma forma com enriquecimento cultural das pessoas que acessam nossa página.Obrigado

  4. Ernandes disse:

    É de suma importância; de uma relevância inigualável.
    Enriquecedor, sem palavras.
    Que Deus em Cristo vos abençoe

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Ernandes !!!!

  5. Monica disse:

    Obrigado! Foi um belo estudo!

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Monica !!!!

  6. Ricardo *** *** *** disse:

    Amigo, bom dia, boa pascoa, essa moeda, pelo que conheço, não acredito ser de Demetrios segundo, me parece ser de Tiro sendo a efigie de Melqart ou Baal. Att

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa tarde Ricardo!!
      Feliz páscoa, realmente sua informação procede e faremos as devidas correções na página!!! Os shekels de Demétrius II eram anteriores aos de Melqart,mas costumam ae confundir por serem muito parecidos!!!
      Atenciosamente

  7. Argeu *** disse:

    Bom dia, é realmente uma publicação muito pertinente.
    Hoje, aqui no Brasil, taxa é um dos tipos de tributos (impostos, taxas , contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.)
    A Bíblia é um livro de história fantástico, minhas conjecturações baseadas nas narrativas bíblicas me fazem pensar que aquela prata de Tiro tem informações Americanas em seu “DNA”.

  8. joede *** disse:

    muito bom o estudo sobre as moedes do tempo de cristo citado na biblia

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado!!!

  9. Jorge *** *** *** disse:

    Gostei muito. Um pouco ou muito de história faz bem para refletirmos sobre as coisas atuais. Continuem me mandando suas pesquisas. Serão sempre bem vindas.

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa noite Jorge Antonio , continuaremos a enviar !!!! Obrigado

  10. Sergio *** disse:

    Ótimo artigo. Parabéns.
    Venho acompanhando seus artigos e ebooks a vários anos e me pergunto quando você vai lançar um livro com todo este conteúdo.
    Se o livro for da mesma qualidade que seus ebooks, com toda certeza fará muito sucesso, pois o seguimento de colecionadores de moedas está carente de informações sobre o periodo em que vc se dedica. Se um dia lançar o livro, com toda certeza terei um exemplar em minha biblioteca. Abraço.

    1. Gladston Jafet disse:

      Sérgio boa tarde
      Muito obrigado pelos elogios amigo!!!A equipe da Jafet procura fazer de tudo para impulsionar a numismática no mercado nacional, num esforço conjunto incansável de pesquisa e dedicação total a história e tudo que muitas vezes se encontra oculto por trás de cada tema postado!!!
      Um dia ainda será lançado um livro como deseja , e fico muito satisfeito que aprecie nossos artigos, publicações e E-Books, isso também é uma das molas que nos da força pra prosseguir com nosso trabalho!!!
      Grande abraço

  11. Mauro *** disse:

    Muito legal o artigo! Parabéns! E a moeda “talento” citada na parábola dos talentos? Vi na wikipedia (não sei se a informação é tão exata) que se trata de uma moeda que circulava na Suméria (e difundida a toda Mesopotâmia), assim como Egito, Israel, Grécia e Roma. É isto?

    1. Gladston Jafet disse:

      Muito obrigado Mauro !!!!
      Talento não era uma moeda da época como denário, o dracma a estater o asse o sestércio e outras moedas, mas era uma medida de peso para quantificar, ouro, prata , chumbo e outros metais !!!

  12. jorge *** *** disse:

    tudo bem.gosto muito do assunto.vi que JAFET,tambem e cultura.muito obrigado.

  13. João *** *** disse:

    Excelente apanhado de informações, os autores estão de parabéns pelo belo trabalho de levantamento histórico dos fatos narrados na Bíblia.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado João Eduardo!!!

  14. Nivaldo *** disse:

    Muito bem colocado, com uma ressalva que já foi revista por alguns que já observaram. Gladston Jafet parabéns pelo esforço e desempenho. Se puder na próxima por os valores que cada um representa.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado pelo seu feedback Nivaldo!!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.