Moedas Gregas dos Sucessores de Alexandre o Grande


As moedas gregas de Alexandre o Grande foram reproduzidas por mais de 200 anos depois de sua morte! Você já viu as peças que copiam esse estilo único? Confira abaixo as principais.

Você também pode gostar de ler sobre:

🔹 Os Tetradracmas de Alexandre o Grande

🔹 Período Helenístico Grego: o Legado de Alexandre

🔹 O Dracma da Grécia Antiga

Confira as moedas gregas dos sucessores de Alexandre

🔶 As Famosas Moedas Gregas de Alexandre III

Alexandre o Grande, rei da Macedônia de 336 a 323 a.C., introduziu o desenho mais familiar entre as moedas gregas da antiguidade:

Moeda grega de Alexandre o Grande

No anverso, o seu tetradracma de prata representa a figura do semideus Hércules usando uma cabeça de leão como chapéu. O reverso da moeda mostra Zeus segurando um cetro e uma águia.

O próprio Alexandre cunhou milhões de moedas gregas como essa. Além disso, diversos monarcas posteriores cunharam moedas com o mesmo desenho!

Muitos desses sucessores mantinham o nome de Alexandre como parte do desenho original. Outros preferiam colocar os seus nomes sobre as peças. Confira abaixo os principais monarcas que queriam se comparar a Alexandre através das moedas!

Baixe o e-book grátis: ➡️ A Era de Alexandre, o Grande

🔶 Moedas do Rei Philip III (323 – 319 a.C.)

O primeiro a reproduzir essas moedas foi o sucessor imediato de Alexandre, o rei da Macedônia Philip III. Ele mandou cunhar grandes quantidades da peça. Às vezes o nome de Alexandre é mantido, às vezes é substituído. Confira essa bela moeda grega abaixo:

Moedas Gregas do Rei Philip III

🔶 Moedas Gregas de Demetrius (306 – 283 a.C.)

Demétrio Poliorcetes foi o rei da Macedônia e do mundo grego da época. Ele costumava mandar cunhar peças com desenhos próprios. Entretanto, em ocasiões raras, ele produzia as moedas de Alexandre com o seu nome nelas.

Moeda de Demetrius, sucessor de Alexandre

🔶 Peças de Antigonos II Gonatas (277 – 239 a.C.)

Antígono II seguia a mesma política de seu pai Demetrius. Por isso, é possível encontrar essas moedas de Alexandre cunhadas com o nome de Antigonos:

Moedas gregas de Antigonus

🔶 Moedas Gregas de Lysimachus (305 – 281 a.C.)

Lysimachus, que se tornou rei da Trácia, era um dos maiores companheiros e guarda-costas de Alexandre. Além cunhar moedas com seus próprios desenhos, Lysimachus também cunhou muitas moedas em homenagem ao seu antigo rei:

Moedas de Lysimachus, sucessor de Alexandre III

🔶 Moedas Gregas Extremamente Raras

Diversos outros reis da época também mandaram cunhar moedas com o famoso desenho de Alexandre. Veja abaixo duas peças extremamente raras no mercado numismático!

A primeira é uma peça de Cavarus, rei da Trácia (225 a 218 a.C.). A segunda é uma moeda de Areus I, rei de Esparta (309 a 265 a.C.).

Moedas gregas dos sucessores de alexandre

Moedas gregas de Esparta

🔷 Onde Comprar Moedas Gregas?

Na loja virtual da Jafet Numismática você encontra uma seção especial para as moedas gregas. Todas as nossas peças são originais e têm garantia de autenticidade (sem data de validade).

🔹 Clique aqui e acesse nossas moedas de Alexandre e seus sucessores

FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL!


4 comentários em “Moedas Gregas dos Sucessores de Alexandre o Grande”


  1. Bom dia.

    Ótima matéria, aumenta nosso conhecimento e aprendizado.
    Obrigado pela oportunidade.

    Antonio C. Caldas.

    1. Muito obrigado amigo!!!

  2. Very important article, keep it up


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

11 − dez =

« voltar topo ↑