Você conhece as moedas do Império Romano? Esse foi um dos impérios mais poderosos da história. Por isso, as moedas do período imperial circularam por todo o mundo da antiguidade! Conheça mais essa história no artigo abaixo.
Você também pode gostar de ler sobre:
➡️ Guia de primeiros passos: começando uma coleção de moedas romanas!
➡️ 5 Dicas para identificar moedas falsas
➡️ Como ler e compreender as legendas das moedas romanas?
🔸 O Início do Império Romano
Em 27 a.C. Augusto funda o Império Romano. Contrariamente ao antigo sistema da República Romana, o poder passa a ser controlado por apenas uma pessoa. Para governar, o imperador se apoia sobre uma a burocracia em desenvolvimento e um exército altamente potente.
🔸 A Pax Romana
Os dois primeiros séculos do Império foram um período de expansão territorial e de estabilidade política, por isso, essa época ficou conhecida como a Pax Romana (“Paz Romana”). Nesse primeiro momento, a centralização do poder em uma única pessoa diminuiu muito as guerras civis, complôs e assassinatos que eram parte do cotidiano durante a Repúbica.
🔸 As Invasões Bárbaras
No século III o Império é confrontado com grandes migrações populacionais. Para fugir de guerras e conflitos locais, os povos “bárbaros” começaram a entrar dentro do território romano, fazendo o Império perder parte das suas terras. A fim de evitar as ameaças externas, o poder é dividido em quatro distritos políticos, tornando as decisões mais rápidas e as fronteiras mais seguras.
🔸 O Fim do Império Romano do Ocidente
Com o tempo, a parte ocidental do Império começa a perder seu poder para os reinados germânicos. O poder militar e econômico se desfaz pouco a pouco até que o último imperador, Romulus Augustus, é deposto em 476 d.C. O império romano do oriente, cuja capital era Constantinopla, ainda continuará por mais mil anos sua dominação sobre os territórios a leste.
🔸 As Moedas do Império Romano
🔸 Moedas Mais Comuns
Até meados do século III d.C., as peças que circulavam no Império eram praticamente as mesmas moedas da República Romana. As peças mais comuns eram o denário (prata), o sestércio (bronze), o dupôndio (bronze) e o asse (cobre). Através de sucessivas reformas, outras moedas são inseridas até a queda do Império, como o antoniano, o argento e o soldo.
🔸 O Imperador, Um deus Na Terra
Do ponto de vista simbólico, as moedas do Império Romano costumam misturar a figura do Imperador com as entidades da mitologia (greco-romana). Com a intenção de reafirmar que o poder imperial era divino, o retrato do Imperador aparece frequentemente associado a um deus, animal ou objeto sagrado.
🔸 A Cunhagem das Moedas
As moedas de metal precioso eram emitidas apenas pelo governo central de Roma. As províncias eram autorizadas a cunhar somente as peças de baixo valor. Em função do aumento das casas de cunhagem, as moedas passam a receber uma marca de origem a partir do século III.
➡️ Clique aqui para conferir as moedas do Império Romano na Jafet Numismática. Possuímos um vasto acervo de peças com garantia de autenticidade, você pode comprar essas moedas pela loja virtual!
Adorei seu site. Conteudo show de bola. Fiquei pesquisando pela net e tive a grata supresa de encontar seu site. Muito bom mesmo. Parabéns. Abraço
Muito obrigado amigo !!!! Comentários como o seu nos estimulam a prosseguir neste trabalho que sinto um prazer imenso em poder compartilhar com as pessoas, que é sobre a minha paixão pelas moedas antigas.
Cadastre-se no nosso site para receber nossas newsletter mensais com ofertas e lançamentos e acesse também nosso blog semanal sobre numismática clássica!!!
O que significava a inscrição LADEC nas moedas romanas da Lusitânia ?