Os 5 Bons Imperadores Romanos e Suas Moedas


A passagem de poder entre os imperadores romanos costuma ser cheia de mortes e traições! No entanto, houve um período de estabilidade política e relativa paz. Esses anos ficaram conhecidos como o período dos “5 bons imperadores” (expressão cunhada por Maquiavel).

Esses governantes pacíficos foram: Nerva, Trajan, Hadrian, Antoninus e Marcus Aurelius. Conheça abaixo cada um deles e as moedas cunhadas no período!

 

 

Os 5 Bons Imperadores Romanos e Suas Moedas

 

 

“Os 5 Bons Imperadores Romanos”: Uma Expressão Cunhada por Maquiavel!

 

 

É verdade que Maquiavel ficou famoso pelo livro O Príncipe. Mas, além disso, o autor também foi um grande estudioso da história de Roma! Ele escreveu um livro sobre Tito Lívio, analisando as causas que determinam a fundação, o mantimento e o fim dos Estados.

 

Maquiavel argumenta que a herança do poder (de pai para filho biológico) é uma das causas que levam à decadência do Império. É nesse contexto que ele elogia os 5 imperadores adotados:

 

“ (…) Titus, Nerva, Trajan, Hadrian, Antoninus e Marcus Aurelius não precisavam ser defendidos por soldados pretorianos nem pela multidão de legiões, porque os seus costumes, a benevolência do povo e o amor do senado os defendiam”.

 

“(…) todos os imperadores romanos que sucederam ao império por herança, exceto Titus, foram maus. Os que o herdaram por adoção foram todos bons, assim como os cinco que vão de Nerva a Marcus Aurelius. Assim que caiu nas mãos dos herdeiros, o império arruinou-se.”

 

(MAQUIAVEL, N. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, Livro Primeiro, Capítulo 10, pág. 46 e 47)

 

 

 

Nerva – Imperador Romano de 96 a 98 d.C.

 

 

A ascensão de Nerva marca uma ruptura com as tradições de herança do poder. Caso o imperador não tivesse filho biológico, nomeava-se um parente próximo como filho adotivo.

 

Apesar de ter exercido altos cargos – nos reinados de Nero, Vespasian, Titus e Domitian – Nerva não tinha ligação sanguínea com a dinastia Flaviana anterior.

 

Moeda de Nerva - Um dos 5 Bons Imperadores Romanos

➡️ Mais moedas do imperador Nerva – Loja Virtual Jafet

 

Logo depois do assassinato de Domitian, o Senado elege Nerva como imperador de Roma. Ele ficou conhecido como um governante sábio e moderado. Apesar do pouco tempo no poder, Nerva assegurou uma transição de poder pacífica, adotando Trajan como herdeiro.

 

 

 

Trajan – Imperador Romano de 98 a 117 d.C.

 

 

Conhecido como um imperador-soldado, Trajan liderou a maior expansão militar na história de Roma. Ele conquistou as grandes regiões da Armênia e da Mesopotâmia.

 

Enquanto administrador público, Trajan ficou conhecido por construir vários prédios públicos: pontes, banhos, fóruns, etc. Ele também ganhou grande apoio popular, pois implantou políticas que favoreceram as classes mais pobres.

 

Moeda de Trajano - Um Dos 5 Bons Imperadores Romanos

➡️ Veja mais moedas de Trajan – loja online

 

O Senado homenageou Trajan após a sua morte, colocando suas cinzas abaixo de uma coluna batizada com seu nome. Ele foi sucedido pelo seu filho adotivo, Hadrian.

 

 

 

Hadrian – Imperador de 117 até 138 d.C.

 

 

O imperador também ficou conhecido por obras gigantescas, como o templo de Vênus e Roma, a muralha de Hadrian e a reforma do Panteão.

 

Hadrian era popular com o povo e, principalmente, com o exército. Ele ficou conhecido por comer e até mesmo dormir nos mesmos locais que seus soldados.

 

Denário de Adriano - Imperador Romano

➡️ Confira mais moedas do imperador Hadrian – Loja Jafet

 

Hadrian adota Antoninus Pius com a condição que este adotasse, por sua vez, Marcus Aurelius e Lucius Verus. De fato, essa foi a sequência de passagem de poder depois da morte de Hadrian.

 

 

 

Antoninus Pius – Imperador de 138 até 161 d.C.

 

 

O governo de Antonino foi altamente pacífico e sem grandes revoltas militares. Ele ficou conhecido por ter governado sem nunca sair da Itália!

 

Antonino era um excelente administrador, deixando aos seus sucessores um grande acúmulo de tesouros. Ele também aumentou o acesso à água dentro do Império e facilitou a vida dos escravos libertados.

 

Denário de Antonino Pio - Imperador Romano

➡️ Outras moedas do imperador Antoninus – Jafet Numismática

 

Antoninus morre de doença, deixando o poder aos seus dois filhos adotivos, Marcus Aurelius e Lucius Verus.

 

 

 

Marcus Aurelius – Imperador de 161 até 180 d.C.

 

 

Durante os primeiros anos, o imperador dividiu o poder com seu irmão (que morre em 169).

 

Marcus Aurélius ficou famoso como o imperador-filósofo. Ele era um praticante do estoicismo, cultivando um temperamento humilde e moderado. Seu livro chamado Meditações é lido até hoje!

 

Áureo de Marco Antônio - Imperador Romano

➡️ Veja de perto as moedas de Marcus Aurelius – Loja Jafet Numismática

 

A morte de Marcus Aurelius marca o fim da Pax Romana. A instabilidade política só aumenta a partir de então, culminando no fim do Império Romano do Ocidente (em 476).

 


5 comentários em “Os 5 Bons Imperadores Romanos e Suas Moedas”


  1. David Garcia disse:

    Quando comecei a colecionar moedas, me interessei não só pelo fato de colecionar, mas por sua história, o mundo numismático realmente me fascinou.Parabéns pelas informações a respeito dos imperadores e suas moedas.

  2. JANDIR C. LEÃO disse:

    Artigo bem elaborado. Objetivo e claro. Parabéns.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Jandir!!!

  3. Sergio Weinfuter disse:

    Ótimo artigo, parabéns!

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo !!!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

15 − quinze =

« voltar topo ↑