O Que Foi o Dia D?


A maior operação militar aeronaval da história, o dia D ocorreu no dia 6 de junho de 1944. Os soldados aliados desembarcam nas praias da Normandia (França) e dão início à libertação dos países europeus ocupados pelos nazistas! Confira abaixo como esse episódio foi fundamental para a vitória dos Aliados sobre a Alemanha Nazista em 1945.

 

 

Você também pode gostar de ler:

➡️ Os 5 Melhores Filmes sobre o Nazismo

➡️ Descubra os Badges e Medalhas Nazistas!

➡️ A Suástica das Moedas Nazistas

 

 

Confira o que foi o dia D e como esse episódio iniciou o fim da Segunda Guerra Mundial!

 

 

O que Foi o Dia D? – Antecedentes

 

 

O dia D (Dia Decisivo) é considerado por muitos historiadores como o dia mais importante da Segunda Guerra Mundial. O nome oficial desse plano militar era Operação Overlord. Ele ficou conhecido como dia D, pois as batalhas travadas nas praias da Normandia foram decisivas para a vitória dos Aliados (EUA, Reino Unido e União soviética) sobre o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), em 1945.

 

O plano de ataque dos aliados na Normandia começou em 1943. O objetivo era abrir um front de batalha ocidental contra o exército nazista. Mas também libertar a França – que estava submetida ao controle da Alemanha Nazista desde 1940.

 

 

Como Estava a Segunda Guerra no Momento?

 

 

Desde 1942, o exército alemão vinha sendo contido pelos soviéticos após a sangrenta Batalha de Stalingrado. Os soldados soviéticos já tinham aberto um front oriental de batalha e, em 1944, as forças alemãs já estavam bastante enfraquecidas!

 

 

Hitler posando em frente à Torre Eiffel após a ocupação nazista. O dia D buscava libertar a França dos Nazistas.

Hitler e seus oficiais posando em frente à Torre Eiffel, em 1940, após a ocupação da França.

 

 

Desembarque na Normandia – Dia D

 

 

A região da Normandia era dominada pela linha de defesa das tropas alemãs, a muralha do atlântico. Hitler já esperava um ataque dos aliados na Normandia, mas acreditava que poderia ser contido pela muralha do atlântico.

 

Então, no dia 6 de junho de 1944, cerca de 155 mil soldados, principalmente da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá, desembarcaram na Normandia. Cinco praias francesas eram o alvo, elas receberam os nomes de Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword. Lideradas pelo general americano Dwight Eisenhower, as tropas tinham o apoio de 10 mil aeronaves, 5 mil navios e 1500 tanques de guerra!

 

O desembarque dos aliados começou na noite do dia 5 de junho, quando paraquedistas saltaram em diferentes regiões da Normandia. Alguns historiadores afirmam que essa operação foi desorganizada e muitos paraquedistas acabaram morrendo pelas forças inimigas ou afogados em pântanos!

 

Porém, a ação dos paraquedistas foi fundamental para dispersar e confundir os soldados nazistas, garantindo o avanço dos aliados.

 

 

Desembarque dos soldados aliados na praia de Omaha, na Normandia, no dia D.

Desembarque na praia de Omaha, na Normandia, no dia D. Foto de Robert F. Sargent, suboficial da Guarda Costeira dos EUA.

 

 

O que Aconteceu Depois?

 

 

Nas semanas seguintes ao desembarque, as forças alemãs reagiram e retardaram o avanço dos aliados sobre a França. Porém, os aliados venceram.

 

Essa operação foi bastante importante, pois deu início à libertação da França. Também proporcionou aos aliados a criação de um front de guerra ocidental – o que contribuiu para o enfraquecimento do exército alemão.

 

Após as batalhas na Normandia, as forças aliadas marcharam até Paris para expulsar os nazistas. Paris foi libertada em agosto de 1944. Em seguida, o general Einsenhower liderou as tropas rumo a Berlim!

 

A rendição da Alemanha foi em 8 de maio de 1945. O Japão, após a bomba atômica ser lançada em Hiroshima e Nagasaki em agosto, assinou a rendição em 2 de setembro de 1945. O que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial!

 

 

Beijo entre marinheiro e enfermeira em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Foto icônica do beijo entre um marinheiro e uma enfermeira em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial. Foto do fotojornalista Alfred Eisenstaedt, publicada na revista Life.

 

 

Moedas e Badges da Segunda Guerra Mundial

 

 

Gostou de conhecer esse importante episódio da Segunda Guerra Mundial? Veja também nosso acervo com as moedas em circulação na época!

 

➡️ QUERO CONHECER AS MOEDAS E BADGES DA ÉPOCA

 

 

 Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!

 Frete grátis para todo o Brasil!

 Não trabalhamos com moedas brasileiras.

 Não fazemos avaliações de moedas.


2 comentários em “O Que Foi o Dia D?”


  1. Hamilton disse:

    Sou um fã da história e amo quando se fala em segunda guerra ,quero ler mais e mais episódios adorei !!!

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo !!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

20 − 13 =

« voltar topo ↑