A maior operação militar aeronaval da história, o dia D ocorreu no dia 6 de junho de 1944. Os soldados aliados desembarcam nas praias da Normandia (França) e dão início à libertação dos países europeus ocupados pelos nazistas! Confira abaixo como esse episódio foi fundamental para a vitória dos Aliados sobre a Alemanha Nazista em 1945.
Você também pode gostar de ler:
➡️ Os 5 Melhores Filmes sobre o Nazismo
➡️ Descubra os Badges e Medalhas Nazistas!
➡️ A Suástica das Moedas Nazistas
O que Foi o Dia D? – Antecedentes
O dia D (Dia Decisivo) é considerado por muitos historiadores como o dia mais importante da Segunda Guerra Mundial. O nome oficial desse plano militar era Operação Overlord. Ele ficou conhecido como dia D, pois as batalhas travadas nas praias da Normandia foram decisivas para a vitória dos Aliados (EUA, Reino Unido e União soviética) sobre o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), em 1945.
O plano de ataque dos aliados na Normandia começou em 1943. O objetivo era abrir um front de batalha ocidental contra o exército nazista. Mas também libertar a França – que estava submetida ao controle da Alemanha Nazista desde 1940.
Como Estava a Segunda Guerra no Momento?
Desde 1942, o exército alemão vinha sendo contido pelos soviéticos após a sangrenta Batalha de Stalingrado. Os soldados soviéticos já tinham aberto um front oriental de batalha e, em 1944, as forças alemãs já estavam bastante enfraquecidas!
Desembarque na Normandia – Dia D
A região da Normandia era dominada pela linha de defesa das tropas alemãs, a muralha do atlântico. Hitler já esperava um ataque dos aliados na Normandia, mas acreditava que poderia ser contido pela muralha do atlântico.
Então, no dia 6 de junho de 1944, cerca de 155 mil soldados, principalmente da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá, desembarcaram na Normandia. Cinco praias francesas eram o alvo, elas receberam os nomes de Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword. Lideradas pelo general americano Dwight Eisenhower, as tropas tinham o apoio de 10 mil aeronaves, 5 mil navios e 1500 tanques de guerra!
O desembarque dos aliados começou na noite do dia 5 de junho, quando paraquedistas saltaram em diferentes regiões da Normandia. Alguns historiadores afirmam que essa operação foi desorganizada e muitos paraquedistas acabaram morrendo pelas forças inimigas ou afogados em pântanos!
Porém, a ação dos paraquedistas foi fundamental para dispersar e confundir os soldados nazistas, garantindo o avanço dos aliados.
O que Aconteceu Depois?
Nas semanas seguintes ao desembarque, as forças alemãs reagiram e retardaram o avanço dos aliados sobre a França. Porém, os aliados venceram.
Essa operação foi bastante importante, pois deu início à libertação da França. Também proporcionou aos aliados a criação de um front de guerra ocidental – o que contribuiu para o enfraquecimento do exército alemão.
Após as batalhas na Normandia, as forças aliadas marcharam até Paris para expulsar os nazistas. Paris foi libertada em agosto de 1944. Em seguida, o general Einsenhower liderou as tropas rumo a Berlim!
A rendição da Alemanha foi em 8 de maio de 1945. O Japão, após a bomba atômica ser lançada em Hiroshima e Nagasaki em agosto, assinou a rendição em 2 de setembro de 1945. O que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial!
Moedas e Badges da Segunda Guerra Mundial
Gostou de conhecer esse importante episódio da Segunda Guerra Mundial? Veja também nosso acervo com as moedas em circulação na época!
➡️ QUERO CONHECER AS MOEDAS E BADGES DA ÉPOCA
✅ Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!
✅ Frete grátis para todo o Brasil!
❌ Não trabalhamos com moedas brasileiras.
❌ Não fazemos avaliações de moedas.
Sou um fã da história e amo quando se fala em segunda guerra ,quero ler mais e mais episódios adorei !!!
Obrigado amigo !!!