Shekel de Tiro: as 30 moedas de prata da Traição de Judas


Na tradição cristã, a traição de Judas a Jesus custou 30 moedas de prata. Mesmo a Bíblia não trazendo detalhes de qual moeda se tratava, a maioria dos estudiosos acredita que essa moeda era um shekel de Tiro. Continue a leitura e conheça a história dessa peça tão importante na Paixão de Cristo!

Você também pode gostar:

➡️ As moedas de Herodes e Pôncio Pilatos

➡️ Conheças as moedas de Jesus Cristo

➡️ Moedas citadas na Bíblia

Confira o shekel de Tiro, o tipo das 30 moedas de prata que compraram a traição de Judas.

Traição de Judas

De acordo com os evangelhos, Judas Iscariotes era um dos discípulos de Jesus. Ele também é uma das principais personagens da Paixão de Cristo (“passio” em latim, que significa sofrimento), último ciclo da vida de Jesus, que engloba os episódios da última ceia até a crucificação.

Segundo a tradição, antes da última ceia, Judas foi até os principais sacerdotes e aceitou entregar Jesus por 30 moedas de prata. Assim, após a ceia, quando estavam no jardim Getsêmani, Judas revelou a identidade de Jesus aos soldados dando-lhe um beijo.

O capítulo 27 do Evangelho de Mateus narra que, após a condenação de Jesus, Judas ficou com remorso e devolveu as moedas antes de se enforcar. Os sacerdotes não acharam certo coloca-las de volta com as outras ofertas do templo, por considera-las dinheiro a preço de sangue.

Com elas, compraram o Aceldama (Campo de Sangue), cemitério utilizado para enterrar os não judeus.

Pintura que retrata Judas devolvendo as 30 moedas de prata.
Pintura retratando Judas devolvendo as 30 moedas de prata pagas por sua traição. Obra de Mattia Preti, de 1640.

De qual tipo eram as 30 moedas de prata?

A Bíblia não traz nenhuma informação adicional além de que eram moedas de prata. Dessa forma, os estudiosos discordaram durante muito tempo sobre qual tipo se tratava. As três possibilidades mais aceitas são o siclo ou shekel de Tiro (14 gramas de 94% de prata) ou o estáter de Antioquia (15 gramas de 75% de prata) ou o half shekel (meio shekel )de Tyro com 7 gramas de prata.

Durante essa época, o shekel de Tiro era a moeda utilizada como meio de pagamento de taxas para o templo de Jerusalém. Por isso, a maioria dos estudiosos acredita que essa era a peça que comprou a traição de Judas.

Shekel de Tiro

O shekel ou siclo de prata era uma moeda cunhada na cidade de Tiro, na antiga Fenícia. Tinha valor equivalente a 1 tetradracma (ou 4 dracmas).

O siclo de Tiro preencheu uma necessidade importante em muitas partes do mundo antigo: a de uma grande cunhagem de denominação de prata de alta pureza.

Na antiga Jerusalém, uma cidade proeminente da antiguidade, havia uma necessidade específica de moedas de boa prata. E a única cidade próxima que produzia consistentemente essas moedas era Tiro.

Como a cunhagem romana era de apenas 80% de prata, os shekels de Tiro mais puros (94% ou mais de prata) eram obrigados a pagar o imposto do templo de Jerusalém.

Shekel de tiro cunhado no ano em que Jesus foi crucificado.
Shekel de Tiro. Essa moeda é da edição do ano cívico 159, ou 33/4 d.C. Seguindo cronologias tradicionais, este é o ano em que Jesus foi crucificado pelo procurador Pôncio Pilatos!

🔹 Acima: a moeda apresenta no anverso um retrato do deus Melkart, o equivalente púnico do herói romano Hércules. O reverso mostra uma águia com um ramo de palma por cima do ombro.

As peças desse tipo, embora cunhadas desde o século V a.C., apresentaram pouca variação no design ao longo dos anos. As mudanças mais significativas são na forma de datas e monogramas.

Onde Comprar a moeda da Traição de Judas?

Você pode comprar um exemplar autêntico para sua coleção aqui na Jafet Numismática! Todas as peças da nossa loja online são originais e possuem certificado de garantia LIFETIME! Oferecemos frete GRÁTIS para todo Brasil!

➡️ Quero conhecer os shekels de Tiro disponíveis à venda


2 comentários em “Shekel de Tiro: as 30 moedas de prata da Traição de Judas”


  1. Elmir disse:

    Estes artigos são sempre ótimos.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

4 × três =

« voltar topo ↑