Jesus Cristo nas Moedas


Você sabia? Jesus Cristo também foi retratado nas moedas! A maior parte dessas peças foram cunhadas pelo Império Bizantino. Algumas são moedas da época das cruzadas e outras ainda são moedas da Idade Média Tardia. Continue e leitura e conheça essas peças.

 

 

Você pode se interessar:

As Moedas Citadas pela Bíblia

Moedas de Herodes e Pôncio Pilatos

Constantino, o primeiro imperador Cristão

 

 

Conheça as moedas de Jesus Cristo!

 

 

Moedas Bizantinas

 

 

As peças com imagens de Jesus Cristo são as mais populares entre os colecionadores de moedas bizantinas. O retrato de Cristo aparece de maneiras variadas nessas moedas, que foram cunhadas ao longo de muitos anos!

 

 

Confira as Moedas do Império Bizantino – Blog Jafet Numismática

 

 

Mas você sabia que o retrato de Jesus demorou para aparecer nas moedas daquela época?

 

Apesar de o Cristianismo ter sido declarado como religião oficial do Império Romano em 380 d.C., durante o governo de Teodósio I (378-395), as primeiras moedas só apareceram por volta do ano 450!

 

 

Moeda antiga romana do imperador Teodósio I, qe declarou o Cristianismo como religião oficial de Roma.

Solidus de ouro do imperador Teodosio I cunhado em Constantinopla, 380 d.C.

 

 

Alguns historiadores acreditam que a inibição em retratar Jesus nas moedas (e em outras manifestações artísticas) se deva à rígida proibição de idolatria das Escrituras do Antigo Testamento.

 

Assim, figuras das antigas religiões continuaram aparecendo nas moedas até um século depois do Cristianismo ter se tornado religião oficial do Império. Por exemplo, Nike, a deusa alada da Vitória, frequentemente retratada no reverso das moedas, foi gradualmente, ao longo dos anos, transformada em um anjo segurando uma cruz!

 

 

As Moedas de Nike: deusa grega da Vitória – Blog Jafet Numismática

 

 

Primeira Moeda de Jesus

 

 

Os pesquisadores afirmam que a moeda abaixo foi a primeira que apresentou o retrato de Cristo. A peça foi cunhada em 450 após a morte do Imperador Teodósio II. É um solidus de ouro do imperador Marciano, seu sucessor.

 

 

Solidus de ouro do imperador Marciano, a primeira moeda que representou Jesus Cristo.

 

Veja as Moedas Bizantinas disponíveis à venda – Loja Online

 

 

Quando Teosósio II caiu de seu cavalo e morreu sem deixar um sucessor, sua irmã Pulquéria aceitou se casar com Marciano para que este se tornasse imperador.

 

Naquela época era comum emitir moedas cerimoniais e entregá-las aos convidados, que as guardavam durante gerações. A moeda acima é um exemplo disso. No reverso, traz Marciano e Pulquéria com a figura de Jesus ao centro presidindo a cerimônia de casamento.

 

A figura de Cristo foi gravada, pois nenhum dos noivos tinha pai vivo para presidir a cerimônia. Então o funcionário responsável por encomendar a moeda escolheu a figura de Jesus para marcar esse momento!

 

 

As Moedas do Imperador Justiniano II

 

 

Mas foi a partir do primeiro governo de Justiniano II que as moedas de Jesus passaram a ser cunhadas em maior quantidade. Justiniano II ascendeu ao trono com apenas 16 anos, em 685. A peça abaixo é um solidus que representa esse momento: traz a figura de Jesus no anverso e Justiniano II no reverso.

 

 

Moeda do Império Bizantino, que traz Jesus Cristo no anverso e Justiniano II no reverso.

Moeda cunhada durante o primeiro governo do imperador Justiniano II (685-695).

 

 

Apresentar a figura de Cristo na moeda foi uma inovação de Justiniano II.  Suas moedas apresentavam no anverso a inscrição latina “IHS CRISTOS REX REGNANTIUM”, que significa “Jesus Cristo, rei daqueles que reinam”. E no reverso “Justiniano, servo de Cristo”.

 

Antes, a cunhagem tradicional era o imperador no anverso e a imagem de uma cruz no reverso. Alguns historiadores acreditam que essa mudança tenha ocorrido como um gesto de desafio aos muçulmanos, que reconheceram Jesus como profeta, mas rejeitaram Sua divindade!

 

 

Representações Incomuns de Cristo

 

 

Ao longo dos séculos de existência do Império Bizantino, as peças costumavam retratar Jesus como um homem maduro com barba. Mas alguns retratos incomuns de Jesus foram gravados nas moedas. Como é o caso da peça abaixo:

 

 

Moeda bizantina de Manuel I, que traz Jesus Cristo numa representação incomum.

Hiperpiro de ouro do imperador bizantino Manuel I (1143-1180).

 

 

🔹Acima: ao invés de um homem maduro, nessa moeda Jesus é representado como uma criança. Esse estilo de imagem é muitas vezes referido como Cristo Emanuel. Alguns pesquisadores acreditam que o imperador Manuel I tenha escolhido ela pela semelhança de “Emanuel” com “Manuel”.

 

 

Moedas mais Comuns com a figura de Jesus

 

 

As peças bizantinas mais abundantes e acessíveis com o retrato de Cristo são os follis de bronze. Mas essas moedas começaram a ser cunhadas só a partir do governo do imperador João I (969-976). Foi a primeira vez que o retrato de Jesus apareceu em moedas de bronze: quase mil anos após Seu nascimento!

 

 

Moeda de bronze do imperador Constantino VIII, que traz Jesus Cristo no anverso.

Follis de bronze cunhado durante o governo de Constantino VIII. Datado de 1023-1028.

 

 

Essas moedas foram cunhadas por cerca de 123 anos e revolucionaram a cunhagem das moedas romanas (e de seus descendentes bizantinos). Pela primeira vez, os imperadores romanos abandonaram a prática comum de colocar seus próprios retratos nas moedas! E por isso essas peças são chamadas de follis anônimos.

 

 

Moeda de bronze que traz Cristo, um follis do imperador bizantino Neceforus III.

Follis do imperador Niceforus III, cunhado entre 1078-1081.

 

 

Essas moedas apresentam praticamente o mesmo desenho no anverso: Jesus Cristo barbado, emergindo de uma cruz, cercada por um halo. No reverso, essas peças exibem vários desenhos e legendas. A legenda mais comum é “Jesus Cristo, rei dos reis”.

 

 

Cruzadas

 

 

Durante o período das Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, inúmeras moedas foram cunhadas para homenagear essas expedições militares/religiosas. E algumas delas traziam o retrato de Jesus.

 

Descubra o que Foram as Cruzadas – Blog da Jafet Numismática

 

 

Moeda de Jesus, cunhada pelos cruzados.

Moeda que traz a figura de Jesus no anverso e a cruz (famoso ícone dos cruzados) no reverso.

 

 

Últimas Representações de Jesus Cristo nas Moedas

 

 

A partir do século XIII, as potências comerciais de Florença e Veneza introduziram uma moeda de ouro que se tornaria o padrão do comércio mundial. Mas Veneza também cunhava uma moeda de prata, que tinha uma imagem de Cristo entronado, bastante semelhante com a iconografia bizantina!

 

 

Moeda de ouro do imperador Romano III.

Histameno de ouro do imperador Romano III, uma das peças que inspirou a moeda de prata veneziana.

 

 

O ducado de ouro veneziano, que manteve o mesmo projeto até o fim da República de Veneza em 1797, também trazia a figura de Jesus. Essa peça era parecida com a moeda de Teodora, cunhada em 1056:

 

 

Moeda da imperatriz bizantina Teodora , que inspirou moedas italianas da Idade Moderna.

Histameno da imperatriz bizantina Teodora, que governou em seu próprio nome de 1055 a 1056. Essa cunhagem introduziu a imagem de Cristo de corpo inteiro no anverso. No reverso, traz a própria imperatriz ao lado da virgem Maria.

 

 

Os historiadores afirmam que as últimas moedas bizantinas cunhadas com a imagem de Cristo foram em 1453, no cerco final de Constantinopla.

 

Nessas peças, Jesus era retratado em alguns traços dificilmente reconhecíveis como um rosto. Apesar da qualidade da arte não ser das melhores, são peças extremamente raras e de muita importância histórica!

 

 

Quer comprar moedas antigas? Na nossa Loja Online você encontra moedas de diversos períodos históricos!

 

➡  QUERO CONHECER AS MOEDAS DISPONÍVEIS À VENDA

 

  Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!

  Frete grátis para todo o Brasil!

  Não trabalhamos com moedas brasileiras.

  Não fazemos avaliações de moedas.

 


Confira nossas moedas disponíveis

2 comentários em “Jesus Cristo nas Moedas”


  1. ESLEI disse:

    Excelência em conhecimento e de um valor imensurável
    Parabéns a todos !!

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Eslei!!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

cinco × 1 =

« voltar topo ↑