As Moedas de Constantino (O Primeiro imperador Cristão)


Você sabia? O imperador Constantino promoveu uma série de reformas que estabilizaram o Império em decadência. Ele estabelece o catolicismo como religião oficial e, além disso, introduz uma reforma monetária. Conheça essa história através das moedas da época!

 

Você também pode gostar de ler outros artigos relacionados:

➡️ As Moedas de Augusto, Imperador Romano da Época de Jesus!

➡️ GUIA DE PRIMEIROS PASSOS: Como Colecionar Moedas Romanas Antigas?

➡️ Aprendendo a Ler e Compreender as Moedas Romanas

 

 

Veja as Moedas do Imperador Constantino - O Primeiro Cristão

 

 

 

A Ascensão de Constantino I ao Poder

 

 

Constantino I (ou Constantino o Grande) se torna César em 306 e Augusto em 307 d.C. Ele é herdeiro da tetrarquia de Diocleciano e, inicialmente, divide o poder com mais um Augusto e três Césares. Essa é uma época de muita fragmentação e decadência do poder de Roma.

 

Em 324 d.C. Constantino vence a batalha contra seu principal rival, Licínio Augusto. A partir de então ele passa a governar sozinho. Seus filhos Constantino II, Constante I e Constâncio II são proclamados Césares e o auxiliam na administração do poder imperial.

 

Moeda do Imperador Constantino

🔸 Acima: moeda do imperador Constantino cunhada por volta de 316 d.C., período em que o poder ainda era dividido. No anverso, a inscrição IMP CONSTANTINVS P F AVG, o busto do imperador com uma coroa de louros. No reverso, a inscrição SOLI INVICTO COMITI, o deus sol invicto segurando um globo e levantando uma mão. O deus era a cunhagem oficial de Constantino até ele se converter ao cristianismo.

 

➡️ Veja de perto outras moedas de Constantino – à venda na loja virtual

 

 

 

As Principais Reformas do Imperador Constantino

 

 

O imperador Constantino pôs em prática uma série de reformas para estabilizar o poder político do império. A mais famosa delas é a adoção do cristianismo como religião oficial. No entanto, ele tomou diversas outras medidas importantes. Veja abaixo:

 

🔸 Organização do Édito de Milão – 313 d.C. Esse documento acaba com a perseguição aos cristãos e permite a liberdade individual de culto.

 

🔸 Convocação do Primeiro Concílio de Nicéia – 325 d.C. Esta medida pacifica os conflitos entre as igrejas do oriente. Ao mesmo tempo, o imperador afirma a sua autoridade dentro do domínio religioso, instaurando o cesaropapismo.

 

🔸 Desenvolvimento da administração central e defesa das fronteiras contra os Francos, Persas e outros povos “bárbaros”.

 

🔸 Fundação da cidade de Constantinopla – 330 d.C – que se tornou capital do império.

 

Constantinopla e o imperador Constantino

Acima: um mosaico do imperador Constantino com o projeto da cidade de Constantinopla. O mosaico se encontra na igreja Santa Sofia.

 

 

 

A Reforma Monetária do Império e As Moedas de Constantino

 

 

O terceiro século é marcado por uma forte inflação dentro do Império Romano. Diocleciano já havia tentado restabelecer uma moeda de prata estável. Constantino, por sua vez, propõe que o sistema monetário deveria se padronizar em função das moedas de ouro.

 

 

Uma Nova Moeda Romana Estável: o Solidus

 

Em 311 d.C., Constantino cria o Solidus (em latim, sólido ou estável). A moeda continha 1/72 de libra de ouro, cerca de 4,5g, ao contrário da proporção de 1/60 usada anteriormente no áureos. Isso constitui um verdadeiro programa político contra as desvalorizações monetárias anteriores.

 

Confiscando o ouro dos antigos templos pagãos, o imperador conseguia emitir quantidades consideráveis da nova moeda. Rapidamente as outras moedas em bronze ou prata se desvalorizam. Assim, o Solidus se torna a referência principal em pagamentos importantes.

 

Moeda de ouro do imperador Constantino - Solidus

🔸 Acima: moeda de Constantino que valia 1 e ½ solidi. No anverso, o imperador usando uma coroa de pérolas e olhando para o céu. No reverso, o imperador segurando uma lança, um troféu ao seu ombro e dois soldados derrotados aos seus pés.

 

O Solidus vai se consagrar como uma das moedas mais célebres da história, permanecendo estável por cerca de 7 séculos! A peça se conserva dentro do império bizantino e se desvaloriza apenas no século XI.

 

 

Outras Moedas da era de Constantino

 

Muitos outros tipos de moedas também foram cunhadas durante o governo de Constantino. Hoje é possível encontrar com maior facilidade os áureos e diversos follis da época. Confira abaixo algumas dessas peças e mergulhe nessa história:

 

Comprar Moedas do Imperador Constantino

 

 

 

Onde Comprar as Moedas do Imperador Constantino?

 

 

Visite a Loja Virtual Jafet Numismática! Temos uma seção especialmente dedicada à numismática romana. Todas as nossas peças têm garantia de autenticidade válida por toda a vida. Frete grátis para todo o Brasil!

 

➡️ Veja outras peças cunhadas por Constantino – à venda na loja online


8 comentários em “As Moedas de Constantino (O Primeiro imperador Cristão)”


  1. kelvin mariano disse:

    O conteúdo desse blog foi muito bom. Me ajudou em minha pesquisa muito obrigado

  2. Leonardo Talina disse:

    Boa noite, se me permitem uma correção, Constantino se tornou o primeiro imperador a se converter ao Cristianismo (os historiadores só divergem quanto ao momento de conversão, se foi durante a vida saudável ou no leito de morte), mas na verdade quem torna o Cristianismo a religião oficial do império foi Teodósio I, através do Édito de Tessalônica. Quanto ao resto do site e a qualidade das moedas, só tenho a dar parabéns e agradecer pela oportunidade que vocês dão, de poder comprar um pedaço da História. Abraços!

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa tarde Leonardo!!! Obrigado por seus elogios e por seu comentário amigo!!!
      Constantino introduziu a religião Cristã dentro do império romano, ja Teodósio I através do Édito de Tessalonica tornou a religião Cristã oficial, e aboliu todas as formas de culto pagãs dentro do império.
      Abraços

  3. Licia R GRUBER disse:

    DE gran interesse e para mim o artigo.

  4. Licia R GRUBER disse:

    Muito bom e bem claro e definido. Claro ede fácil compreencao

  5. David Elorriaga disse:

    Como sempre muito bom!!!

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado David !!!

  6. Muito bom o artigo. Ressalta bem o empreendedorismo e a capacidade de governar de Constantino. Só temos a agradecer.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

5 × um =

« voltar topo ↑