Moedas de Augusto – Imperador Romano Da Época De Jesus


Você conhece as moedas de Augusto? Ele foi imperador de 27 a.C. até 14 d.C. e ficou conhecido como o fundador do Império Romano. Essa é exatamente a época do nascimento de Jesus! Descubra essa história através das moedas do período.

 

Você também pode gostar de ler sobre:

➡️ Conheça As Moedas Citadas Pela Bíblia!

➡️ Veja as Moedas de Cleópatra e Seus Amantes

➡️ Como Começar Uma Coleção de Moedas Romanas? GUIA DE PRIMEIROS PASSOS

 

 

Veja as moedas de Augusto - Imperador Romano do tempo de Jesus

 

 

 

A Origem Real de Augusto

 

 

O nome de nascimento de Augusto é Caius Octavius. Ele era conhecido como Otávio ou Otaviano durante sua juventude. O personagem fazia parte de uma família rica e foi adotado por Júlio César em 44 a.C.

 

A moeda abaixo representa Otávio ainda jovem. O reverso da peça traz um cometa com oito raios e a inscrição “Divus Iulius”. Nessa época, o Senado havia deificado Júlio César. Por isso, a peça abaixo reafirma a imagem de Otávio como o filho de um deus!

 

Moeda de Augusto - o Jovem Imperador Romano

 

 

 

A Ascensão ao Poder

 

 

Após o assassinato de Júlio César em 44 a.C., é formado o Segundo Triunvirato. Otávio, Marco Antônio e Lépido dividem o poder da República Romana para derrotar os assassinos e reinstaurar a estabilidade.

 

As ambições dos membros do Triunvirato entram em conflito. Lépido é exilado e Marco Antônio se suicida depois da longa perseguição de Otávio.

 

O áureo abaixo representa esse período em que o poder foi repartido. A moeda traz Marco Antônio (no anverso) e Otávio (no reverso):

 

Moeda de Augusto e Marco Antônio - Segundo Triunvirato

 

 

 

O Novo Imperador Augusto

 

 

Em 29 a.C. Otávio volta a Roma como o único detentor do poder. Ele busca restaurar a República Romana, no entanto, o poder se concentra cada vez mais sobre Otávio!

 

Em 27 a.C. o Senado confere a ele o título de Augustus, que pode ser traduzido como “o mais ilustre”. Ele usa a mudança de nome para marcar uma nova era de paz no Império. Esse título também confere a ele uma autoridade moral e religiosa.

 

No mesmo ano, ele também recebe o título de Princeps, que significa “o primeiro Senador”. Isso reafirma o papel dominante que Augusto passa a exercer dentro da nova República.

 

Além disso, Augusto também recebe o título de Imperator, que era concedido aos generais romanos vencedores. Augusto é o primeiro a incorporar esse título ao seu próprio nome.

 

Dessa maneira, Augusto dá a impressão de restituir os poderes do Senado. No entanto, o poder é centralizado, pois Augusto assume as principais funções republicanas. Na prática, esse período marca o início do Império Romano!

 

Moeda de Augusto e Sucessores Lucius e Gaius

No anverso, a moeda acima mostra o busto de Augusto. No reverso, a peça representa os dois sucessores e filhos adotivos do imperador, Gaius e Lucius. Ambos morrem ainda pequenos. Mais tarde, Augusto escolhe Tibério como sucessor do trono.

 

 

 

As Fontes Financeiras Império de Augusto

 

 

Augusto instaura diversas reformas tributárias determinantes para o sucesso do Império. A taxação de impostos passa a ser cobrada de maneira permanente e proporcional, diminuindo as diferenças de cobrança entre as províncias.

 

Por um lado, eram realizados censos populacionais para determinar as cotas tributárias fixas para cada província. Por outro lado, os cidadãos de Roma e da Itália pagavam apenas impostos indiretos (sobre o preço de escravos e sobre as heranças, por exemplo).

 

Esse novo sistema de cobrança de impostos fortaleceu o poder imperial, dinamizando o comércio e financiando novas conquistas militares. Confira abaixo um exemplar das moedas de Augusto do período, esta peça foi encontrada na Índia:

 

Moeda de Augusto Encontrada a Índia

 

 

 

A Passagem do Poder a Tibério

 

 

Augusto morre em 14 d.C., aos 76 anos, provavelmente por causas naturais. Existem rumores que culpam sua esposa, Lívia, de ter envenenado o Imperador. O seu filho adotivo, Tibério, passa a comandar o Império Romano.

 

Veja abaixo uma moeda de Tibério, que é a “moeda do tributo” citada na bíblia em Mateus 22:19-21:

 

Moeda Da Époda De Jesus - Imperador Tibério

 

 

 

Onde Comprar as Moedas de Augusto?

 

 

Na Jafet Numismática você encontra um vasto acervo de moedas de Augusto! Somos especializados em numismática grega e romana. Todas as peças da loja virtual estão à venda!

 

➡️ Clique aqui e veja as moedas romanas antigas na loja online

 

🔹 Certificado de autenticidade LIFETIME e sem custo adicional!

🔹 Frete grátis para todo o Brasil!


3 comentários em “Moedas de Augusto – Imperador Romano Da Época De Jesus”


  1. João Marcos Alves de Jesus disse:

    Olá. Amei a matéria. Obrigado por publicarem. Mas tenho umas dúvidas imensas.
    1° – Esta “moeda do tributo” é a mesma que Judas recebeu para trair Jesus?
    2° – O valor delas corresponde a quanto na moeda atual brasileira?

    Obrigado, desde já, por sanarem estas duvidas. Se puderem mandar pro meu email, será importante. Grato!

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa tarde
      Obrigado João Marcos!!!! A moeda do tributo conhecida como tribute penny de Tibérios em que se falava a famosa frase bíblica : Dai a Caesar o que é de Caesar , e a Deus o que é de Deus, não se trata da mesma moeda da traição de Jesus por Judas.A da traição de Jesus trata-se de um tetradracma de prata conhecido como Shekel de Tiro.
      Um tetradracma de prata era equivalente a 4 dracmas Gregos. Um cidadão pobre na época de Cristo , tinha uma subsistência confortável com meio dracma por dia.

  2. Yule Daniel disse:

    Ola! boa tarde.
    Tenho acompanhado seus escritos sobre as moedas romanas e tenho gostado muito.

    Gostaria de saber se é possível o uso do conteúdo disponibilizado, para a elaboração de trabalhos acadêmicos, com a devida referenciação do site. Sou estudante de história na Universidade Estadual do Ceará e tenho me interessado na areá da numismática, sou bolsista de iniciação cientifica e tenho estudado especificamente o imperador Otávio Augusto.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

17 − treze =

« voltar topo ↑