Os signos do zodíaco já existiam na antiguidade e surgiram da influência babilônica, egípcia e, principalmente, dos gregos e romanos. Além de cada signo ter sua história correspondente na mitologia greco-romana, eles também eram retratados nas moedas antigas!
Você pode gostar de ler:
➡ Os Deuses Gregos Através das Moedas Antigas
➡ Os Animais nas Moedas Gregas
Como surgiram os Signos do Zodíaco?
Diversas civilizações antigas observavam o céu e acreditavam que aqueles conjuntos de estrelas tinham o poder de influenciar a vida humana! Assim, os signos do zodíaco foram padronizados ainda no período da Antiguidade!
O número de constelações e as figuras que as representavam variavam de civilização para civilização. A versão do horóscopo que existe atualmente surgiu por volta do século V a.C. Teve origem de influências astrológicas babilônicas, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega!
Cada signo é uma região do zodíaco (cinturão celeste) que marcava a trajetória do sol naquela época. A palavra zodíaco, inclusive, tem origem grega e significa “círculo de animais”!
Na mitologia greco-romana, muitos deuses e outras criaturas foram refletidos no céu noturno. Por isso, as civilizações grega e romana associavam uma lenda mitológica a cada signo!
Esses povos cunharam moedas representando esses personagens mitológicos. As figuras dos signos de touro e capricórnio foram utilizadas como símbolos em insígnias legionárias! Veja abaixo os símbolos e as moedas dedicadas a cada signo do zodíaco.
Áries – 21 de março a 20 de abril
Segundo a mitologia, o filho do rei Atamas, Frixo, seria morto por sua madrasta, mas foi salvo por um carneiro de lã de ouro. O carneiro foi sacrificado e colocado no céu, entre as estrelas, por Zeus – ou Júpiter na versão romana. Seu velocino dourado foi enterrado no pomar do deus da guerra Ares (Marte para os romanos). Assim, o signo recebeu seu nome em homenagem ao deus e tem como símbolo um carneiro. Nas moedas, o signo é representado pela figura do próprio deus da guerra:
Touro – 21 de abril a 20 de maio
No mito, Zeus se apaixonou por uma jovem princesa e se transformou em um touro para atrair sua atenção. Conseguido o feito, ficou orgulhoso e colocou o animal entre as estrelas. O signo de touro foi o primeiro do zodíaco! As moedas antigas desse signo retratam exatamente esse animal.
➡ Veja as moedas de Zeus disponíveis na Jafet Numismática
Gêmeos – 21 de maio a 20 de junho
A constelação de Gêmeos conta a lenda da amizade entre os dois irmãos Castor e Pólux. Eles se apaixonaram por duas garotas comprometidas e entraram em combate com os rivais. Castor acaba morrendo e Pólux pede a Zeus que o mate também. Em memória dos irmãos, Zeus os coloca no céu.
Câncer – 21 de junho a 22 de julho
A deusa Hera, ou Juno na sua versão latina, envia um caranguejo para matar Hércules. O herói mata o animal, mas em homenagem à sua coragem, Hera o transforma em uma constelação. Câncer em latim significa caranguejo e, por isso, esse animal é o símbolo do signo!
Leão – 23 de julho a 22 de agosto
O leão também aparece numa lenda do herói Hércules, sendo o primeiro dos 12 trabalhos do semideus. Um leão aterrorizava a população da região da Nemeia. O herói estrangulou a fera e ainda passou a usar sua pele como um manto protetor! Zeus, pai orgulhoso, criou uma constelação com a forma do animal.
➡ Conheça as moedas de Hércules – Loja Online
Virgem – 23 de agosto a 22 de setembro
Para os romanos, a constelação de virgem era uma representação da deusa da Justiça, Virgo (Astreia, para os gregos). Indignada com toda a injustiça e guerras dos homens, ela pediu a Júpiter (ou Zeus para os gregos) que a levasse embora da Terra. Em algumas versões, o próprio deus Júpiter a transforma em constelação. Em outras, foi a deusa da sabedoria, Minerva – Atena na versão grega – que teria colocado sua imagem no céu como uma homenagem!
Nas moedas romanas, essa constelação era representada por alguma das deusas virgens. Como a deusa do lar, Vesta (Héstia para os gregos), ou a deusa virgem da caça, Diana – Ártemis na versão grega. Ou ainda, a deusa Juno.
➡ Veja mais moedas antigas romanas – Jafet Numismática
Libra – 23 de setembro a 22 de outubro
A constelação de Libra fica ao lado da de Virgem e também tem referência com o mito anterior. O símbolo do signo é a balança, que era usada pela deusa Virgo, para pesar a alma dos homens, determinando seu caminho após a morte.
As moedas romanas representavam esse signo com a figura da deusa Nêmesis. Essa deusa também é ligada à justiça, mas à justiça divina, de uma forma mais vingativa e, por isso, muitas vezes relacionada ao karma.
Escorpião – 23 de outubro a 21 de novembro
Nesse mito grego, a deusa Ártemis, apesar da promessa de ser virgem eternamente e de desprezar os homens, se apaixona pelo gigante Órion. Apolo, irmão da deusa, ficou enciumado com a relação dos dois e enviou um escorpião para mordê-lo. Como lembrança da história, Zeus transformou o escorpião em constelação e Órion em estrela. Por isso, o escorpião é o nome e o símbolo desse signo. O animal também era a representação da lenda nas moedas antigas!
Sagitário – 22 de novembro a 21 de dezembro
Já o símbolo desse signo é o animal mitológico centauro – criatura metade homem, metade cavalo. Na mitologia grega, Quíron era o centauro mais sábio de todos e foi morto após ser atingido acidentalmente por uma flecha de Hércules! Como homenagem, Zeus o colocou no céu entre as estrelas. Tanto nas moedas antigas gregas quanto nas romanas essa criatura mitológica é o símbolo de sagitário.
➡ Descubra mais moedas da Grécia Antiga – Loja Online
Capricórnio – 22 de dezembro a 19 de janeiro
A constelação de capricórnio está relacionada com a lenda grega do deus da natureza, Pan, um ser metade homem, metade cabra. De acordo com o mito, para fugir do monstro Tífon, Pan se joga na água, transformando a metade do seu corpo homem em peixe. Por isso, esse signo é representado por uma cabra que tem rabo de peixe. Zeus transformou Pan na constelação de capricórnio.
O imperador romano Augusto escolheu como seu emblema esse signo, apesar de seu signo solar ser libra. Alguns pesquisadores acreditam que talvez capricórnio fosse seu signo lunar ou ascendente. Na antiguidade, havia a tendência de se dar mais importância a esses signos do que ao signo solar. Também há a discussão de que talvez capricórnio tenha sido escolhido por estar associado à severidade moral!
A moeda abaixo traz de um lado a cabra e do outro o escorpião – signo de Tibério, filho adotivo de Augusto. Essa moeda circulava na época em que os dois estavam vivos!
Aquário – 20 de janeiro a 18 de fevereiro
Para os gregos, esse signo simboliza Ganímedes, o “garçom dos deuses”, transformado em estrelas por Zeus. Por isso, o símbolo desse signo é um jovem derramando água de uma jarra.
Aquário também é um dos signos aquáticos dos babilônicos – assim como capricórnio e peixes. No Oriente Médio, o mês desse signo corresponde ao período chuvoso.
Nas moedas antigas gregas e romanas, esse signo era simbolizado com a figura de algum dos deuses dos rios. O signo também era retratado pela ninfa da água, Larissa, que também é o nome de uma cidade grega da Tessália.
➡ As Cidades-Estado Gregas e Suas Moedas (E-book Grátis!)
Peixes – 19 de fevereiro a 20 de março
Na mitologia, a constelação de peixes foi criada pela deusa Atena. Na lenda, Afrodite, deusa do amor, e Eros (Cupido) se transformaram em peixes para fugir do monstro Tífon.
➡ Conheça a lenda da deusa Atena através das moedas antigas – Blog
Já conhecia essas lendas mitológicas dos signos do zodíaco? No nosso blog, você encontra diversos artigos sobre a história das civilizações antigas contadas através das moedas!
➡ Quero ler outros artigos – Blog
Já na nossa loja online, você encontra moedas de diversas civilizações com frete grátis para todo o Brasil! Todas possuem certificado de validade LIFETIME, sem custo adicional.