Mitologia Grega: os Deuses Gregos Através das Moedas Antigas


A mitologia grega exerce uma grande influência na cultura ocidental. Os gregos cultuavam seus deuses como a representação dos anseios e temores humanos! Tamanha era a importância da religião para eles, que as lendas mitológicas apareciam com frequência nas moedas da Grécia Antiga. Continue a leitura e conheça os principais deuses gregos através das moedas antigas!

 

 

Você também pode se interessar:

➡️ As Principais Deusas da Fertilidade e Suas Moedas

➡️ Conheça o Dracma da Grécia Antiga

➡️ História de Pégaso: A Mitologia Contada Pelas Moedas

 

 

Conheça os principais deuses gregos da mitologia através das moedas antigas!

 

 

Zeus (ou Júpiter)  – O Rei dos Deuses

 

 

Nas lendas mitológicas, Zeus (ou Júpiter para os romanos) era considerado o pai de todos os deuses e o deus dos céus. Ele comandava o universo e exercia autoridade sobre os outros deuses do monte Olimpo. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga eram em homenagem a ele!

 

Zeus tinha como símbolo o raio, e como animal, a águia. Nas moedas gregas, a águia de Zeus representava a força suprema do poder político, capaz de liderar e iluminar todos os cidadãos!

 

 

Moeda de Zeus, o principal deus da mitologia grega.

 

 

➡️ Veja as moedas de Zeus disponíveis na Jafet Numismática

 

 

🔹 Acima: Tetradracma de Alexandre, o Grande, datado de 315-305 a.C. O anverso traz Hércules usando uma cabeça de leão como chapéu. No reverso, há uma representação de Zeus segurando um cetro e sua águia. Essa moeda invocava a força divina suprema de Zeus, comparando Alexandre a um deus que olha por todos.

 

➡️ Conheça os Tetradracmas de Alexandre, o Grande (Blog Jafet Numismática)

 

 

Hera (ou Juno) – A Grande Mãe

 

 

Hera (a deusa romana Juno) é a deusa da fertilidade e do casamento. Era a esposa de Zeus e rainha dos deuses. Muitas das histórias mitológicas sobre a deusa a retratavam como agressiva, sempre perseguindo as amantes e os filhos bastardos de Zeus. Seu animal era o pavão, por possuir muitos olhos, com os quais a deusa poderia vigiar o esposo.

 

Apesar da mitologia enaltecer sua índole vingativa, ela era bastante venerada pelos gregos. Geralmente, era representada como uma mulher madura e majestosa, de expressão grave e comandante. Nas representações, aparecia frequentemente com o pólos (uma coroa cilíndrica alta usada por algumas deusas mitológicas).

 

 

Moeda antiga de uma das principais deusas gregas, a grande mãe, Hera.

Moeda olímpica do Período Clássico da Grécia Antiga, datada de 356 a.C. Traz a deusa Hera usando o pólos no anverso.

 

Conheça os 3 Períodos da Numismática Grega (Blog da Jafet Numismática)

 

 

Atena (ou Minerva) – a Deusa da Sabedoria

 

 

Uma das deusas mais importantes da mitologia grega, Atena (chamada de Minerva pelos romanos) era a deusa da sabedoria e da estratégia militar. O mito sobre seu nascimento conta que Atena nasceu da cabeça de Zeus, já adulta e vestida com armadura de guerra!

 

Por isso, é frequente a deusa ser retratada pelas moedas gregas com algum atributo de guerra, como capacete, lança ou escudo militar. Suas moedas também trazem os símbolos ligados à deusa, como a coruja – seu animal, que representa a sabedoria – e um ramo de oliveira.

 

 

Moeda grega antiga que representa a deusa Atena, com sua coruja e uma ramo de oliveira.

 

Moeda da Grécia Antiga que traz a deusa da sabedoria da mitologia grega, Atena.

 

 

🔹 Acima: Tetradracma da cidade de Atenas, que traz a deusa com seu capacete de guerra no anverso. No reverso, a peça apresenta a coruja e um ramo de oliveira. Moeda datada de 415 a.C.

 

Veja as moedas da deusa Atena disponíveis à venda – Loja Online

 

 

Poseidon (ou Netuno) – o Deus dos Mares

 

 

Poseidon (ou Netuno em sua versão latina), era o deus dos mares e dos terremotos. Era irmão de Zeus e de Hades , o deus do submundo.

 

É provável que o mito de Poseidon tenha tido origem na Ilha de Creta, local da lenda do Minotauro. Poseidon é normalmente representado como um homem muito forte e de barba. Tinha como símbolo o tridente.

 

 

Moeda antiga de Poseidon, um dos principais deuses gregos!

Moeda grega de Hierão II, de Siracusa. Traz o busto de Poseidon no anverso e o tridente no reverso. Datada de 275-215 a.C.

 

➡  Conheça as moedas de Poseidon disponíveis na Jafet Numismática

 

 

Apolo (ou Febo) – o Deus da Profecia

 

 

Uma das principais divindades gregas, Apolo foi – depois de Zeus – provavelmente o deus mais venerado na Antiguidade clássica. Era filho de Zeus e irmão gêmeo de Ártemis, deusa da caça. Seu equivalente latino era o deus Febo.

 

Apolo tinha várias atribuições, sendo considerado o deus do sol, da música, da medicina e da ordem. Também era o deus da profecia e, por isso, era o patrono do Oráculo de Delfos!

 

Seus símbolos eram a lira e o arco. Seu animal era o golfinho, louvado pelos gregos como um guia, que ajudava os navios perdidos a encontrar o caminho correto.

 

 

Moeda do deus grego, Apolo, um dos deuses gregos mais venerados na Antiguidade.

Moeda de eletro que apresenta Apolo no anverso. Traz uma trípode (símbolo do Oráculo) no reverso. Moeda de Siracusa, datada de 310-305 a.C.

 

 

Dioniso (ou Baco) – o Deus da Desordem

 

 

Na mitologia grega, Dioniso (ou Baco na Roma Antiga) era o deus do vinho, das festas, da loucura e do teatro. Era considerado pelos cidadãos gregos como o protetor dos que não pertencem à sociedade convencional!

 

O deus do vinho era filho de Zeus com Sêmele, sendo o único deus olimpiano  filho de uma mortal. O que já mostrava o quanto esse deus era uma figura atípica! Seus símbolos mais comuns eram a pantera e a videira.

 

 

Dracma da Grécia Antiga que traz o deus do vinho, Dioniso, no anverso.

Dracma que traz Dioniso no anverso e um cacho de uva no reverso. Moeda grega datada de 530-510 a.C.

 

 

Ares (ou Marte) – o Deus da Guerra

 

 

O deus Ares, chamado de Marte pelos romanos, era filho do rei e da rainha dos deuses, Zeus e Hera. Ele era o deus da guerra. Mas diferente de sua meia-irmã Atena – que tinha uma posição de guerra estratégica – Ares era violento e sanguinário.

 

Ele era amante de Afrodite, a deusa do amor. Eram frequentemente retratados juntos em obras de arte e sua paixão representa o dualismo entre amor e ódio! Ares era bastante representado usando um elmo grego e empunhando uma espada ou uma lança.

 

 

Moeda antiga do deus da guerra, Ares, um dos deuses olimpianos da mitologia grega!

Moeda datada de 85-65 a.C. Apresenta a efígie do jovem Ares com um capacete no anverso.

 

 

Afrodite (ou Vênus) – a Deusa do Amor

 

 

Na mitologia grega, Afrodite era a deusa da beleza, do desejo e do amor. Sua equivalente romana era a deusa Vênus. Teve um casamento arranjado com Hefesto, o deus ferreiro, mas tinha um caso amoroso com Ares. Junto com Apolo, Afrodite representava o ideal de beleza dos gregos antigos! Tinha a pomba como animal sagrado.

 

Existem dois mitos sobre seu nascimento. O primeiro é de que ela seria filha de Zeus e Dione, a deusa das ninfas. A outra versão conta que a deusa nasceu da espuma do mar, após os órgãos genitais de Urano (a personificação do céu) serem cortados e atirados ao mar por Cronos, o titã do tempo.

 

A deusa é considerada a guardiã de Roma. A lenda conta que, após a Guerra de Troia, ela guiou seu filho Eneias até a Península Itálica, onde seus descendentes construíram Roma.

 

 

Moeda antiga da deusa grega, Afrodite, a Vênus dos romanos.

Moeda que traz a deusa Afrodite no anverso e a cabeça de um boi no reverso. Datada de 390-330 a.C.

 

 

Hermes (ou Mercúrio) – o Mensageiro dos Deuses

 

 

Hermes era filho de Zeus e tinha várias atribuições. Era conhecido principalmente por ser o mensageiro dos deuses. Mas também era o deus do comércio e dos ladrões. Sua versão romana é o deus Mercúrio.

 

Normalmente era representado com seus símbolos: o caduceu e as botas aladas.

 

 

Estáter de prata da Grécia Antiga que traz o deus grego, Hermes.

Estáter de prata datado de 360-350 a.C. Traz a deusa Deméter no anverso. No reverso, apresenta Hermes com uma capa, segurando um caduceu na mão direita; com a mão esquerda segura o pequeno Arkas.

 

 

Onde Comprar Moedas da Grécia Antiga?

 

Na nossa loja online você encontra diversas moedas gregas antigas colecionáveis. Todas possuem certificado de autenticidade LIFETIME (sem custo adicional) e frete grátis para todo o Brasil!

 

➡️ QUERO CONHECER AS MOEDAS GREGAS ANTIGAS


Moedas da Época Disponíveis à Venda:

2 comentários em “Mitologia Grega: os Deuses Gregos Através das Moedas Antigas”


  1. bom dia ; simplesmente uma belíssima aula sobre Deuses e Deusas da antiguidade, através de vosso
    comentário e exibição gráfica das moedas de época. Parabéns.
    José Adriano da Silva.

    1. Adriano boa tarde
      Muito obrigado amigo, procuramos desenvolver no blog e nos nossos E-Books apenas conteúdos de qualidade!!!
      Estamos a sua disposição!!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

15 + 7 =

« voltar topo ↑