A mitologia grega exerce uma grande influência na cultura ocidental. Os gregos cultuavam seus deuses como a representação dos anseios e temores humanos! Tamanha era a importância da religião para eles, que as lendas mitológicas apareciam com frequência nas moedas da Grécia Antiga. Continue a leitura e conheça os principais deuses gregos através das moedas antigas!
Você também pode se interessar:
➡️ As Principais Deusas da Fertilidade e Suas Moedas
➡️ Conheça o Dracma da Grécia Antiga
➡️ História de Pégaso: A Mitologia Contada Pelas Moedas
Zeus (ou Júpiter) – O Rei dos Deuses
Nas lendas mitológicas, Zeus (ou Júpiter para os romanos) era considerado o pai de todos os deuses e o deus dos céus. Ele comandava o universo e exercia autoridade sobre os outros deuses do monte Olimpo. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga eram em homenagem a ele!
Zeus tinha como símbolo o raio, e como animal, a águia. Nas moedas gregas, a águia de Zeus representava a força suprema do poder político, capaz de liderar e iluminar todos os cidadãos!
➡️ Veja as moedas de Zeus disponíveis na Jafet Numismática
🔹 Acima: Tetradracma de Alexandre, o Grande, datado de 315-305 a.C. O anverso traz Hércules usando uma cabeça de leão como chapéu. No reverso, há uma representação de Zeus segurando um cetro e sua águia. Essa moeda invocava a força divina suprema de Zeus, comparando Alexandre a um deus que olha por todos.
➡️ Conheça os Tetradracmas de Alexandre, o Grande (Blog Jafet Numismática)
Hera (ou Juno) – A Grande Mãe
Hera (a deusa romana Juno) é a deusa da fertilidade e do casamento. Era a esposa de Zeus e rainha dos deuses. Muitas das histórias mitológicas sobre a deusa a retratavam como agressiva, sempre perseguindo as amantes e os filhos bastardos de Zeus. Seu animal era o pavão, por possuir muitos olhos, com os quais a deusa poderia vigiar o esposo.
Apesar da mitologia enaltecer sua índole vingativa, ela era bastante venerada pelos gregos. Geralmente, era representada como uma mulher madura e majestosa, de expressão grave e comandante. Nas representações, aparecia frequentemente com o pólos (uma coroa cilíndrica alta usada por algumas deusas mitológicas).
➡ Conheça os 3 Períodos da Numismática Grega (Blog da Jafet Numismática)
Atena (ou Minerva) – a Deusa da Sabedoria
Uma das deusas mais importantes da mitologia grega, Atena (chamada de Minerva pelos romanos) era a deusa da sabedoria e da estratégia militar. O mito sobre seu nascimento conta que Atena nasceu da cabeça de Zeus, já adulta e vestida com armadura de guerra!
Por isso, é frequente a deusa ser retratada pelas moedas gregas com algum atributo de guerra, como capacete, lança ou escudo militar. Suas moedas também trazem os símbolos ligados à deusa, como a coruja – seu animal, que representa a sabedoria – e um ramo de oliveira.
🔹 Acima: Tetradracma da cidade de Atenas, que traz a deusa com seu capacete de guerra no anverso. No reverso, a peça apresenta a coruja e um ramo de oliveira. Moeda datada de 415 a.C.
➡ Veja as moedas da deusa Atena disponíveis à venda – Loja Online
Poseidon (ou Netuno) – o Deus dos Mares
Poseidon (ou Netuno em sua versão latina), era o deus dos mares e dos terremotos. Era irmão de Zeus e de Hades , o deus do submundo.
É provável que o mito de Poseidon tenha tido origem na Ilha de Creta, local da lenda do Minotauro. Poseidon é normalmente representado como um homem muito forte e de barba. Tinha como símbolo o tridente.
➡ Conheça as moedas de Poseidon disponíveis na Jafet Numismática
Apolo (ou Febo) – o Deus da Profecia
Uma das principais divindades gregas, Apolo foi – depois de Zeus – provavelmente o deus mais venerado na Antiguidade clássica. Era filho de Zeus e irmão gêmeo de Ártemis, deusa da caça. Seu equivalente latino era o deus Febo.
Apolo tinha várias atribuições, sendo considerado o deus do sol, da música, da medicina e da ordem. Também era o deus da profecia e, por isso, era o patrono do Oráculo de Delfos!
Seus símbolos eram a lira e o arco. Seu animal era o golfinho, louvado pelos gregos como um guia, que ajudava os navios perdidos a encontrar o caminho correto.
Dioniso (ou Baco) – o Deus da Desordem
Na mitologia grega, Dioniso (ou Baco na Roma Antiga) era o deus do vinho, das festas, da loucura e do teatro. Era considerado pelos cidadãos gregos como o protetor dos que não pertencem à sociedade convencional!
O deus do vinho era filho de Zeus com Sêmele, sendo o único deus olimpiano filho de uma mortal. O que já mostrava o quanto esse deus era uma figura atípica! Seus símbolos mais comuns eram a pantera e a videira.
Ares (ou Marte) – o Deus da Guerra
O deus Ares, chamado de Marte pelos romanos, era filho do rei e da rainha dos deuses, Zeus e Hera. Ele era o deus da guerra. Mas diferente de sua meia-irmã Atena – que tinha uma posição de guerra estratégica – Ares era violento e sanguinário.
Ele era amante de Afrodite, a deusa do amor. Eram frequentemente retratados juntos em obras de arte e sua paixão representa o dualismo entre amor e ódio! Ares era bastante representado usando um elmo grego e empunhando uma espada ou uma lança.
Afrodite (ou Vênus) – a Deusa do Amor
Na mitologia grega, Afrodite era a deusa da beleza, do desejo e do amor. Sua equivalente romana era a deusa Vênus. Teve um casamento arranjado com Hefesto, o deus ferreiro, mas tinha um caso amoroso com Ares. Junto com Apolo, Afrodite representava o ideal de beleza dos gregos antigos! Tinha a pomba como animal sagrado.
Existem dois mitos sobre seu nascimento. O primeiro é de que ela seria filha de Zeus e Dione, a deusa das ninfas. A outra versão conta que a deusa nasceu da espuma do mar, após os órgãos genitais de Urano (a personificação do céu) serem cortados e atirados ao mar por Cronos, o titã do tempo.
A deusa é considerada a guardiã de Roma. A lenda conta que, após a Guerra de Troia, ela guiou seu filho Eneias até a Península Itálica, onde seus descendentes construíram Roma.
Hermes (ou Mercúrio) – o Mensageiro dos Deuses
Hermes era filho de Zeus e tinha várias atribuições. Era conhecido principalmente por ser o mensageiro dos deuses. Mas também era o deus do comércio e dos ladrões. Sua versão romana é o deus Mercúrio.
Normalmente era representado com seus símbolos: o caduceu e as botas aladas.
Onde Comprar Moedas da Grécia Antiga?
Na nossa loja online você encontra diversas moedas gregas antigas colecionáveis. Todas possuem certificado de autenticidade LIFETIME (sem custo adicional) e frete grátis para todo o Brasil!
bom dia ; simplesmente uma belíssima aula sobre Deuses e Deusas da antiguidade, através de vosso
comentário e exibição gráfica das moedas de época. Parabéns.
José Adriano da Silva.
Adriano boa tarde
Muito obrigado amigo, procuramos desenvolver no blog e nos nossos E-Books apenas conteúdos de qualidade!!!
Estamos a sua disposição!!!