História de Pégaso: A Mitologia Contada Pelas Moedas


Você conhece a história de Pégaso? Essa é uma das figuras da mitologia grega mais conhecidas hoje em dia. Diversas peças da antiguidade representam a lenda. Veja abaixo como Pégaso aparece nas moedas gregas e romanas.

 

Você também pode gostar de ler sobre:

➡️ As moedas de Nike, a deusa grega da vitória!

➡️ O que é o denário romano?

➡️ A deusa Atena nas moedas da Grécia Antiga

 

História de Pégaso - A Mitologia Contada Através das Moedas Antigas

 

 

A Lenda do Nascimento de Pégaso

 

 

Pégaso é um cavalo alado divino, geralmente representado como branco por inteiro. Segundo as lendas, Pégaso é filho de Poseidon e nasce do sangue de Medusa assim que ela é decapitada por Perseu!

 

Nascimento de Pégaso - Medusa Decapitada

Quadro representando o nascimento de Pégaso, que surge do sangue de Medusa decapitada (Edward Burne-Jones, fim do séc. XIX)

 

Depois de seu nascimento, o cavalo alado sobe aos céus e se coloca a serviço de Zeus. Os poetas clássicos contam que Pégaso é encarregado de levar os trovões e relâmpagos ao Olimpo.

 

 

 

Pégaso e Belerofonte Segundo a Mitologia Grega

 

 

Segundo contam as lendas mitológicas da antiguidade, Belerofonte captura Pégaso perto da fonte Pirene. Graças à ajuda de Atena e de Poseidon, o herói grego consegue montar o cavalo alado a fim de vencer um monstro chamado de Quimera.

 

Pégaso e Belerofonte matando Quimera

Epínetro grego que representa Belerefonte montando Pégaso para matar Quimera. Essa peça em cerâmica data de cerca de 425-420 a.C.

 

Belerofonte se torna vítima de seu próprio orgulho depois da vitória. Ele morre ao tentar alcançar o monte Olimpo junto com Pégaso, pois os mortais não podem adentrar o reino dos deuses. O cavalo alado encontra Zeus, que o transforma em constelação e o coloca no céu.

 

 

 

A História de Pégaso Representada nas Moedas Antigas

 

 

A história de Pégaso representava a elevação dos mortais ao reino dos deuses. Como essas lendas mitológicas eram muito conhecidas na antiguidade, a figura aparecia frequentemente sobre as moedas da época. Isso simbolizava a promessa de um poder político imortal!

 

 

🔸 O Estáter de Corinto – Moeda Grega Antiga

 

Moeda Grega Representando Pégaso

 

A moeda acima é uma das peças mais conhecidas da antiguidade. A anverso traz a deusa Atena. O reverso mostra a figura de Pégaso. Essa peça foi cunhada em Siracusa, na Sicília, por volta de 305 a.C.

 

 

🔸 Denário Republicano – Titus Lartius

 

Moeda romana representado a história de Pégaso

 

Os romanos também preservaram a lenda de Pégaso. A peça acima foi cunhada por Titus durante as últimas décadas da república romana, por volta de 90 a.C. O anverso da moeda traz o busto do Cônsul. O reverso representa a figura de Pégaso.

 

 

🔸 Denário do Imperador Domiciano

 

Mitologia Grega - Pégaso na Moeda de Domiciano

 

A moeda acima é um denário cunhado durante o Império Romano, por volta de 79-80 d.C. O anverso mostra o busto de Domiciano. O reverso traz a figura mitológica de Pégaso.

 

 

 

Onde Comprar Moedas de Pégaso e Outras Figuras Mitológicas?

 

 

Na Jafet Numismática você encontra diversas moedas que contam a história de Pégaso e outras figuras mitológicas. Somos especializados em moedas da Grécia e Roma Antiga!

 

➡️ Confira as moedas de Pégaso disponíveis à venda – Loja Virtual

 

🔹 Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!

🔹 Frete grátis para todo o Brasil!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

dezessete − um =

« voltar topo ↑