Como Organizar e Catalogar uma Coleção de Moedas?


O colecionismo de moedas é um hobby maravilhoso e todo colecionador sabe o quanto as moedas podem se acumular rapidamente. Por isso, a catalogação traz diversos benefícios!

 

É ótima para identificar quais moedas já estão na coleção e quais ainda são necessárias. Também é útil para determinar o valor de uma coleção de forma rápida! Confira abaixo dicas para organizar e catalogar sua coleção de moedas.

 

 

Leia mais tarde:

➡  Os Colecionadores de Moedas Mais Famosos da História

➡  5 Dicas Para Identificar Moedas Falsas

➡  Como Limpar Moedas Antigas?

 

 

Descubra como organizar e catalogar uma coleção de moedas!

 

 

 

Por que Catalogar a Coleção de Moedas?

 

 

Catalogar as moedas da sua coleção pode trazer inúmeros benefícios. Se você coleciona por um determinado período, um catálogo será útil para saber quais moedas você já tem e quais ainda precisa.

 

Com um esquema de organização você também vai poder determinar o valor da sua coleção de forma rápida e fácil, por exemplo. Um catálogo também vai facilitar na hora de passar as moedas para algum membro da família ou mesmo vendê-las. Assim como pode ajudar em situações infortunas, como caso algumas moedas da sua coleção sejam roubadas!

 

 

Maneiras de Catalogar as Moedas

 

 

Alguns métodos podem facilitar caso sua coleção ainda seja modesta. Outros podem ser de maior utilidade para coleções maiores.

 

Mas a verdade é que não existe um melhor modo. O ideal é escolher um método que permita inserir as informações que você precisa e que você se adapte melhor! Confira abaixo 3 dos modos mais utilizados e decida qual o melhor para você.

 

 

Veja 3 dos principais modos de catalogar coleção de moedas.

 

 

1 – Caderno

 

 

Pode ser uma excelente alternativa para quem não é familiarizado com computadores ou para quem tem uma coleção pequena. Também é um método barato! Além do caderno, você só vai precisar de uma régua (para criar as colunas de informações) e uma caneta.

 

 

2 – Excel

 

 

Outra maneira barata e simples (caso tenha habilidade com o programa) é criar uma planilha que atenda suas necessidades de anotações. O Excel ainda permite fazer cálculos, o que é ótimo para saber quanto vale uma coleção de moedas, por exemplo!

 

Descubra como Calcular o Valor de Moedas Antigas – Blog Jafet Numismática

 

 

3 – Software

 

 

Existem softwares voltados para colecionadores de moedas e numismatas. Algumas opções são gratuitas, algumas são mais baratas (custam cerca de 25 dólares) e ainda há opções mais caras.

 

O importante é definir o que um software precisa ter para suprir suas necessidades. No geral, busque por telas fáceis de navegar, com templates intuitivos e com capacidade de organizar as moedas da maneira que você deseja.

 

Boa parte dos softwares também permite inserir fotos para saber de qual moeda são as informações.

 

 

Catalogar Coleção de Moedas por Fotos

 

 

Os 2 primeiros métodos citados acima consistem em organizar e catalogar as moedas com informações escritas. Apesar de serem ótimos modos, podem não atender suas necessidades caso sua coleção tenha moedas muito semelhantes ou você colecione moedas de determinado tema.

 

Moedas antigas que representavam um mesmo tema podem ter sido cunhadas em anos muito próximos. As famosas moedas do tributo citadas pela Bíblia, por exemplo, foram cunhadas ao longo de 22 anos, no governo do imperador romano Tibério. Veja abaixo a pouca diferença entre os detalhes do anverso e reverso em dois períodos de cunhagem:

 

 

Catalogar moedas facilita na hora de saber quais moedas já existem e quais faltam na coleção.

 

 

🔹 Acima: Denário cunhado em cerca de 14 d.C. Traz o imperador Tibério com a coroa de louros no anverso. No reverso apresenta uma figura feminina identificada como a mãe do imperador, Lívia, (caracterizada como Pax, a deusa romana da Paz), segurando um longo cetro numa mão e um ramo na outra.

 

 

 

A catalogação da coleção de moedas ajuda a identificar detalhes de moedas muito parecidas.

 

 

🔹 Acima: Denário cunhado entre 36-37 d.C. Traz como diferença o rosto do imperador. Dá para notar que no decorrer dos anos, além de envelhecido, seu rosto ganhou feições mais caricatas. No reverso, a moeda traz apenas uma linha embaixo do trono em que Lívia está sentada (na outra moeda existem duas linhas).

 

 

Conheça as moedas do tributo do nosso acervo – Loja Online

 

 

Mas até mesmo dentro de uma denominação e ano específicos podem existir variantes de uma mesma moeda – como variantes em erros de cunhagem, por exemplo.

 

Dessa forma, para catalogar suas moedas, você pode usar fotos digitais em boa resolução. Também pode usar essas fotos como um complemento às planilhas.

 

Você pode salvar as fotos em uma pasta no seu computador ou até mesmo subir na nuvem em plataformas como o Google Drive. Assim, na hora de adquirir novas peças, você sempre poderá ver quais já tem!

 

 

Quais Informações Colocar no meu Catálogo?

 

 

Nesse momento a criatividade não precisa ter limites! O importante é selecionar quais informações são fundamentais para você! Mas vamos sugerir algumas que são mais comuns.

 

Caso você também não saiba por onde começar, confira o seguinte exemplo. Vamos usar a primeira moeda do tributo citada nesse artigo. Ela está disponível na nossa Loja Online.

 

 

Veja quais informações são mais comuns na hora de catalogar coleção de moedas.

 

 

 

País: Império Romano

 

Local de cunhagem: Essa moeda foi cunhada em Lugduno, capital da Gália, antiga província romana. Atualmente, essa cidade é Lion, uma das maiores cidades da França.

 

Data de emissão: cerca de 14 d.C.

 

Tipo: Denário.

 

Composição: Prata.

 

Tema: Moeda do Tributo (tribute penny).

 

Grau de Conservação: gVf (good Very Fine). Significa que é uma moeda em bom estado de conservação (com desgaste geral leve). Na qual ainda pode-se notar os detalhes bem delineados (separados), como a orelha do imperador e os louros da coroa, nesse exemplo.

 

Dimensão: 20 mm.

 

Peso: 3.78 g.

 

Desenho do anverso: Busto laureado do jovem imperador Tibério.

 

Legenda do anverso: TI CESAR DIVI AVG F AVGVSTVS (Tibério César, divi Augustus Filius, Augustus) que significa Tibério César, filho do Divino Augusto, imperador.

 

Desenho do reverso: Figura feminina (identificada como Lívia, mãe de Tibério) entronada segurando um longo cetro e um ramo. Duas linhas abaixo do trono.

 

Legenda do reverso: PONTIF MAXIM (Pontifex Maximus) que significa O Sumo Sacerdote (Sumo Sacerdote).

 

Data da Compra: a data que você comprou a moeda.

 

Preço da Compra: quanto você pagou pela moeda.

 

 

Confira outras moedas romanas da época – Loja Jafet Numismática

 

 

Mas você ainda pode colocar outras informações, como a casa de cunhagem ou o valor aproximado de acordo com o grau de conservação da moeda, por exemplo. Você também pode ir atualizando o valor da moeda com o passar dos anos, assim sempre saberá o valor da sua coleção!

 

 

Onde Comprar Novas Peças para Minha Coleção de Moedas?

 

 

Na nossa Loja Online você encontra moedas de diversas civilizações e períodos históricos assim como material numismático para cuidar da sua coleção. Não deixe de conferir! Todas as peças possuem certificado de validade LIFETIME (sem custo adicional) com frete grátis para todo o Brasil!

 

QUERO CONHECER AS MOEDAS DA LOJA ONLINE


Confira nossas moedas disponíveis

2 comentários em “Como Organizar e Catalogar uma Coleção de Moedas?”


  1. ARNO JOSE PELLENZ disse:

    Caros

    Boa noite

    Tenho uma coleção de moedas mas ainda falta organizar a mesma de forma definitiva
    assim gostaria de receber as listas de vendas e disponibilidades
    Tambem de material e catalagoss

    1. Gladston Jafet disse:

      Boa tarde Arno
      No momento não estamos com muito material para organização de sua coleção, e voce podera acessar todos nossos itens disponíveis na categoria material numismatico!!!
      O restante ou seja nossas moedas disponíveis estão disponíveis nas diversas categorias do E-Commerce ,são quase 800 itens!!!
      Obrigado


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

2 × um =

« voltar topo ↑