Os Símbolos Nazistas e Seus Significados – Propaganda do 3º Reich


Você conhece o significado dos símbolos nazistas? O 3º Reich Alemão investiu pesado na propaganda política, criando ícones que são conhecidos até hoje! Descubra abaixo o significado de cada um dos famosos símbolos nazistas.

 

Você pode gostar de ler outros artigos do Blog Jafet:

➡️ Tudo Sobre o Reichsmark: a Moeda Nazista da 2ª Guerra

➡️ Descubra os Badges e Medalhas Nazistas!

➡️ Conheça Paul Von Hindenburg Através da Moedas da Alemanha Nazista

 

 

Os Símbolos Nazistas e Seus Significados - Propaganda 3º Reich

 

 

 

A Alemanha Devastada dos Anos 20

 

 

Logo após a Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes obriga a Alemanha a aceitar as responsabilidades pela guerra. O exército alemão é limitado. Uma parte do território alemão é tomado e, o pior de tudo, a Alemanha é obrigada a pagar indenizações!

 

Essa situação coloca o país em uma posição humilhante e completamente dependente do estrangeiro. A crise de 1929 agrava ainda mais o cenário econômico. A dívida externa explode e o desemprego chega ao índice absurdo de 45%.

 

A Alemanha Devastada dos Anos 1920

Foto acima: a situação de penúria da Alemanha nos anos 1920.

 

 

 

A Mensagem da Propaganda Nazista: Uma Alemanha Forte!

 

 

No início dos anos 30 a população alemã estava completamente desolada e procurava uma transformação política e social. Os militares que haviam lutado na 1ª Guerra eram os maiores críticos da situação do país – dentre eles, havia Adolf Hitler.

 

É nesse momento que o Partido Nazista começa a veicular uma mensagem propagandística de solução do problema. É preciso criar uma Alemanha forte, com um povo unido e homogêneo, onde a individualidade seja superada pelo bem coletivo!

 

Todos os símbolos nazistas têm a intenção de construir a imagem de uma nação unida. Veja abaixo um dos primeiros cartazes que veiculam essa mensagem:

 

Cartaz símbolos nazistas e seus significados

 

Esse cartaz dos anos 1930 mostra Hitler liderando o povo em uma posição de força e convicção. Outros três símbolos importantes aparecem na imagem: a suástica sobre a bandeira, a águia voando no céu e a cruz de ferro fixada em seu uniforme.

 

 

 

Símbolos Nazistas – O Significado da Suástica

 

 

A suástica é um símbolo muito antigo que foi modificado e apropriado pelo Partido Nazista. Segundo as próprias palavras de Hitler, a suástica representa a batalha pela vitória do povo ariano.

 

Simbolos Nazistas - Significado da Suástica

 

O cartaz acima (dos anos 1930) mostra como a suástica representava a superioridade do povo ariano. Uma cobra, marcada com o símbolo judeu na cabeça, é morta por uma espada. Ou seja, é preciso eliminar os judeus.

 

A suástica aparece frequentemente sobre um círculo branco e fundo vermelho. A cor vermelha representa o comprometimento total com os interesses do povo. O disco branco simboliza a unidade nacional Alemã.

 

➡️ Saiba mais sobre a origem da suástica – Blog Jafet

 

 

 

O Significado da Águia Nazista

 

 

A águia era associada ao poder dos deuses e imperadores, representando a invencibilidade! Esse já era o símbolo nacional da Alemanha desde o Sacro Império Romano Germânico (séc. XIII). O animal também aparece frequentemente dentro da mitologia da Grécia Antiga.

 

Símbolos Nazistas - Significado da Águia

 

O nazismo absorve esse símbolo dentro da sua ideologia da superioridade racial. A águia passa a ser usada acima da suástica nazista. Isso reafirmava a ideia de que o povo ariano era altamente poderoso e se colocava acima de tudo.

 

➡️ Veja outras moedas com a águia nazista e a suástica – Loja Virtual Jafet

 

 

 

Símbolos Nazistas e Seus Significados – A Cruz de Ferro Militar

 

 

A cruz de ferro é uma condecoração militar criada em 1813. Esse símbolo foi usado apenas durante os períodos de grandes conflitos. Adolf Hitler ganha essa condecoração durante a Primeira Guerra. Por isso, ele transforma a cruz de fero na principal condecoração militar!

 

Símbolos Nazistas e Seus Significados - Cruz de Ferro

 

Esse símbolo nazista significava que um militar havia demonstrado honra ou bravura nas batalhas. Além de incluir a suástica nazista na cruz de ferro, Aldof Hitler ainda cria diversas categorias de importância.

 

➡️ Conheça a história da cruz de ferro nazista – Blog Jafet

 

 

 

A Importância da Propaganda Nazista Para Hitler

 

 

Hitler tinha uma forte certeza de que a Primeira Guerra tinha sido ganha graças à propaganda dos aliados. Por isso, a comunicação se torna um elemento fundamental na estratégia de conquista do poder do partido nazista.  Veja como o ditador compreendia os objetivos da propaganda:

 

“ Toda propaganda deve ser popular e estabelecer seu nível cultural de acordo com a capacidade de compreensão do mais ignorante dentre aqueles a quem ela pretende se dirigir. (…) Tratando-se, como no caso da propaganda da manutenção de uma guerra, de atrair ao seu círculo de atividade um povo inteiro, deve se proceder com o máximo de cuidado, a fim de evitar concepções intelectuais demasiadamente elevadas. (…)

 

A capacidade de compreensão do povo é muito limitada, mas, em compensação, a capacidade de esquecer é muito grande. Assim sendo, a propaganda deve-se restringir a poucos pontos. E esses deverão ser repetidos como refrãos, até que o último indivíduo consiga saber exatamente o que representa esse refrão”

 

(Minha Luta, HITLER, parte 1, capítulo 6, pág. 80)

 

 

 

Onde Comprar Peças Antigas do Nazismo?

 

 

Na Jafet Numismática você encontra uma seção especialmente dedicada aos badges, medalhas e moedas da Alemanha Nazista! Você pode comprar qualquer peça da loja virtual:

 

➡️  Quero ver todas as peças nazistas à venda – Loja Online

 

☑️  Todas as peças têm garantia de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional

☑️  Frete grátis para todo o Brasil!


16 comentários em “Os Símbolos Nazistas e Seus Significados – Propaganda do 3º Reich”


  1. DAMIÃO DO CARMO SOARES disse:

    MUITO INTERESSANTE ESSE ARTIGO.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo !!!

  2. DAMIÃO DO CARMO SOARES disse:

    MUITO BOM ESSE ARTIGO

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo !!!

  3. Antonio Carlos de Souza Santos disse:

    Gostei pois sempre quiz esclarecimentos sobre o assunto, gostaria de entender e compreender mais sobre essa história.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado amigo !!! A História sobre está época é longa, estamos indo por partes, mas continue acompanhando nossas postagens, que com certeza , postaremos mais artigos sobre o assunto.Abçs

  4. beatriz disse:

    ola, bom dia boa tarde e boa noite,
    adorei o artigo, minha professora recomendou e eu amei !

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Beatriz !!!

  5. Carlos Eduardo Cuzzuol disse:

    Muito bom, parabéns pelo conteúdo !
    Fácil de ler e entender.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Carlos Eduardo !!!

  6. Lício disse:

    Gostaria de entender por que tem águia com asas abertas e águias com asas fechadas. Há algum significado específico nessa diferença?

    1. Gladston Jafet disse:

      Acredito que não amigo, sempre colocam a águia como um símbolo de força e de poder!!!

  7. Matheus disse:

    Pq você trata o nazismo como algo legal?

    1. Não trato como algo legal, nem vendo nada sobre isso ou faço qualquer tipo de propaganda ou apologia aqui no site:simplesmente trato um período histórico que ocorreu ma humanidade, e o conto bem contado a narrativa , com riqueza de detalhes para que não volte a se repetir!!!

  8. Muito esclarecedor! Gostei e vou continuar a acompanhar!

    1. Clara Maria
      Muito obrigado


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

vinte − doze =

« voltar topo ↑