Quem foi o Último Imperador Romano?


Você sabe quem foi o último imperador da Roma Antiga? Considerado um soberano ilegítimo, Rômulo Augusto governou por apenas alguns meses antes de ser deposto. Porém, sua deposição é o marco de um período histórico importante: o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média. Confira abaixo essa história!

Você também poderá se interessar:

➡️ Batalha Romana de Edessa: Uma Derrota Do Império Romano!

➡️ Os Colecionadores de Moedas Mais Famosos da História

➡️ As Principais Deusas da Fertilidade e suas Moedas

Saiba quem foi o último imperador do Império Romano do Ocidente

A posse de Rômulo Augusto – último imperador romano

Antes de Rômulo Augusto, o soberano era Júlio Nepos – considerado pelos historiadores como o último imperador romano legítimo.

Impopular com o Senado por manter laços com o lado oriental do Império, Júlio Nepos buscava consolidar o que restava do Império Romano do Ocidente. Quando nomeou o general de origem bárbara, Flávio Orestes, como mestre dos soldados, ficou sem apoio.

Moeda de Júlio Nepos, considerado o último imperador romano legítimo.

Moeda de Júlio Nepos, considerado o último imperador romano legítimo.

➡️ Veja outras moedas romanas – Jafet Numismática

Orestes então assumiu o controle e obrigou Nepos a fugir para a Dalmácia. Por ser de origem germânica, Flávio Orestes não poderia assumir como imperador de Roma. Então, em outubro de 475 d.C., ele empossou seu filho Rômulo Augusto – que era filho de mãe romana –  como imperador.

O Governo e as moedas de Rômulo Augusto

Rômulo Augusto tinha apenas 15 anos quando tomou posse como imperador da Roma Ocidental. Devido à pouca idade e à inexperiência, ficou conhecido pelo apelido depreciativo Rômulo, o pequeno Augusto – em latim “Romulus Agustulus”. O sufixo latino ‘ulus’ indica diminutivo e o denominavam assim com o sentido de insignificância.

Moeda que retrata o último imperador romano, Rômulo Augusto.

Tremisse (moeda romana) que retrata Rômulo Augusto.

O governo de Rômulo Augusto não era reconhecido por Zenão, soberano do Império Romano do Oriente. Assim, o Império Ocidental sofreu sucessivas invasões dos povos bárbaros. Numa dessas invasões, Rômulo acabou deposto pelo líder dos hérulos.

Moeda rara do último imperador romano, Rômulo Augusto.

Moeda rara de Rômulo Augusto, o último imperador romano.

➡️ Conheça as moedas romanas antigas disponíveis na Jafet Numismática

A Deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente

Em 476 d.C., o líder do povo germânico dos hérulos, Odoacro, tomou o trono e assassinou Flávio Orestes. Porém, o líder bárbaro não quis dar o mesmo destino a Rômulo Augusto e enviou o imperador romano ao exílio na baía de Nápoles.

O que aconteceu com o último Imperador Romano do Ocidente?

Os últimos anos de vida de Rômulo Augusto não são conhecidos pelos historiadores. Sabe-se que viveu com uma pensão em dinheiro – concedida por Odoacro —  até pouco depois do ano 511.

Curiosamente, o último imperador romano tem o nome do suposto fundador de Roma.

Como ficou o Império Romano do Ocidente após a deposição de Rômulo Augusto?

Após o golpe de Odoacro, o senado romano enviou uma carta a Zenão, soberano do Império Romano do Oriente. Na carta, o senado afirmava que um único monarca seria capaz de proteger tanto o Leste quanto o Oeste.

Moeda que retrata Odoacro, líder bárbaro que depôs o último imperador romano Rômulo Augusto.

Moeda de Odoacro cunhada em Mediolano em nome do soberano Zenão.

Apesar de ter conquistado Roma, Odoacro não mostrou interesse em utilizar o título imperial. Assim, o poder integral ficou com Constantinopla – o que deu origem ao Império Bizantino e marcou o início da Idade Média.

Gostou de conhecer a história do último imperador romano? Então não deixe de conferir as moedas do Império Romano na Loja Virtual Jafet Numismática!

➡️ QUERO SABER MAIS SOBRE MOEDAS ROMANAS ANTIGAS

 Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!

  Frete grátis para todo o Brasil!

 

 Não fazemos avaliações de moedas.

❌ Não trabalhamos com moedas brasileiras.


1 comentário em “Quem foi o Último Imperador Romano?”


  1. Diego Dantas disse:

    A biografia do Rômulo Augustulus resume como eram fracos os últimos imperadores romanos do ocidente. O que ainda salvava era uma minoria de generais, como Aécio (por volta de 450) e esse Orestes. Mas foi uma cartada errada desse último, colocando o filho no poder para manipulá-lo, que sepultou de vez a era dos imperadores de Roma.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

20 − 15 =

« voltar topo ↑