Batalha Romana de Edessa: Uma Derrota Do Império Romano!


Você sabia? Em 260 d.C., o imperador romano Valeriano foi derrotado e capturado pelo líder do império Sassânida, Sapor I. Veja abaixo os detalhes do episódio conhecido como batalha de Edessa!

 

 

Você pode gostar de ler:

 

➡️ Os 5 Bons Imperadores Romanos e Suas Moedas!

➡️ O Que Significa a Coroa de Louros na Antiguidade?

➡️ As Moedas de Constantino: O Primeiro Imperador Cristão

 

 

Na Batalha romana de Edessa, o líder do império Sassânida capturou o imperador romano Valeriano

 

 

O Império Sassânida

 

 

Considerado um dos períodos mais importantes da história do Irã, o Império Sassânida foi o último império persa antes da expansão islâmica. Os sassânidas dominaram a região do Oriente Médio (desde os atuais Egito ao Paquistão), de 224 a 651 d.C.

 

Devido ao tamanho poder dessa civilização, as batalhas contra o Império Romano e o Império Bizantino eram constantes. Um desses episódios foi a Batalha de Edessa, na qual o (rei) sassânida, Sapor I, derrotou o exército romano e capturou o imperador Valeriano.

 

 

 

Sapor I – Xá do Império Sassânida (de 241 a 272)

 

 

Antes da batalha romana de Edessa em 260 d.C. – alguns historiadores acreditam que tenha sido antes, em 259 d.C. – o xá Sapor I já havia entrado diversas vezes em solo romano.

 

 

Moeda do xá Sapor I, do império Sassânida

Moeda do soberano sassânida Sapor I

 

➡️ Conheça outras moedas do Império Sassânida

 

Por volta de 256 d.C., Sapor I conquistou e saqueou a Antioquia, na Síria Palestina – província romana de 135 a 390 d.C. – onde o imperador de Roma, Valeriano, havia estabelecido seu quartel-general, em 254.

 

 

 

Valeriano – imperador de Roma (de 253 a 260 d.C.)

 

 

Em 257, Valeriano recuperou o controle de Antioquia e devolveu o controle da província da Síria ao império Romano. Um ano depois, os Godos devastaram a Ásia Menor.

 

Assim, Veleriano se mudou, em 259, para Edessa, na Mesopotâmia, porém um surto de peste enfraqueceu os soldados de seu exército.

 

 

 

Batalha de Edessa

 

 

Sapor I aproveitou o enfraquecimento do exército romano e invadiu Edessa com seus soldados. Valeriano, já com 60 anos, marchou com seu exército até a fronteira sassânida, onde foi derrotado na batalha de Edessa.

 

Após a derrota, Valeriano organizou uma reunião com Sapor I na busca de um acordo de paz. Há relatos de que o soberano sassânida traiu o acordo e capturou o imperador romano juntamente com todo seu exército. Valeriano foi o único imperador de Roma a ter esse destino após a derrota numa batalha romana.

 

 

O que aconteceu com Valeriano?

 

Moeda do imperador romano Valeriano

Moeda do Imperador Romano Valeriano

 

 

➡️ Veja outras moedas romanas

 

Existem diversas versões sobre o fim do imperador romano Valeriano. Alguns estudiosos dizem que Sapor I o enviou, junto com parte de seu exército, para Bixapur, onde viveram em boas condições.

 

Outros historiadores afirmam que Valeriano foi humilhado por Sapor I, que o utilizou como um banco humano para montar em seu cavalo. Há também uma versão que conta que o imperador romano foi mantido enjaulado para a diversão do soberano sassânida.

 

Também é dito que Valeriano foi esfolado até a morte, seu corpo recheado com palha ou estrume e mantido como troféu em um templo persa.

 

O cativeiro e morte do imperador romano Valeriano é muito debatido pelos estudiosos, porém não há consenso sobre o que pode ter realmente acontecido com ele.

 

 

Você conhecia a história dessa batalha romana? Não deixe de conferir as moedas romanas dessa época na Loja Online Jafet Numismática!

➡️ Quero conhecer as moedas romanas disponíveis à venda – Loja Virtual

 

✅ Todas as peças têm garantia de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional

  Frete grátis para todo o Brasil!

 


4 comentários em “Batalha Romana de Edessa: Uma Derrota Do Império Romano!”


  1. Leopoldo A. Ramos disse:

    Nao conhecia esta história. Achei-a excelente !

  2. Pedro Carlos da Silva Filho disse:

    Obrigado Gladston, por estes artigos interessantíssimos, eu não conhecia esta história e nem outras que tenho encontrado aqui por isso sempre recomendo aos meus amigos.

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Pedro, ficamos satisfeitos que goste dos nossos artigos !!!!

  3. Eu não sabia dessa batalha, é que Roma fora derrotada.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

1 × 1 =

« voltar topo ↑