O Significado da Coroa de Louro, da Coroa Radiada e do Diadema!


Você sabia que a coroa já existia na Grécia e Roma Antiga? Descubra abaixo o significado da coroa de louro, da coroa radiada e do diadema. Essa história dá origem às coroas modernas!

 

 

Você também pode gostar de ler outros artigos relacionados:

➡️ História de Pégaso: A Mitologia Contada Pelas Moedas

➡️ As Moedas do Egito Antigo (Dinastia Ptolemaica)

➡️ O Que é Numismática?

 

 

Significado da Coroa Na Antiguidade!

 

 

A Tiara ou o Diadema na Antiguidade

 

 

O diadema era um tipo de faixa ornamental usada pelos monarcas como símbolo de realeza! Originalmente ele era apenas uma tira de seda branca amarrada em volta da cabeça. Com o tempo, o objeto começa a ser fabricado com metais preciosos, tomando a forma de uma tiara.

 

A palavra diadema vem do grego antigo. O substantivo διάδημα (diádēma) significa “tira” ou ”faixa”. O verbo διαδέω (diadéō) significa “dar uma volta” ou “apertar”. Confira abaixo uma moeda antiga com esse diadema ou tiara da época.

 

O Que Significa a Coroa na Grécia Antiga?

Moeda de Antiochus III O Grande, do Império Selêucida. No anverso da peça, ele usa um diadema característico da Grécia e Roma Antiga.

 

➡️ Veja outras moedas antigas que representam o diadema – Loja Online de Moedas

 

 

 

O Significado da Coroa De Louro (ou Coroa do Triunfo)

 

 

A coroa de louros indicava um grande  mérito, simbolizando a glória de quem a usava! Essa coroa era oferecida aos generais que voltavam vitoriosos das batalhas. Ela também era o prêmio dado aos atletas vencedores das Olimpíadas.

 

Várias histórias da mitologia grega contêm esse símbolo. A ninfa Dafne, por exemplo, é transformada em uma árvore de louro quando tenta fugir do amor de Apolo. Em outro mito, a deusa Nike traz à mão uma coroa de louros para premiar os vencedores!

 

Qual o Significado da Coroa de Louros?

No anverso, a moeda grega acima representa o deus Apolo vestindo uma coroa de louros. No reverso, há a imagem de uma lira antiga (pois Apolo era o deus da música, da poesia e da harmonia).

 

Esse significado da coroa de louros também era muito conhecido dentro do Império Romano. O símbolo indicava a pessoa que detinha o controle total sobre o exército! Os novos imperadores eram proclamados através de uma coroa dourada no formato das ramas de louro.

 

Em latim, usava-se a expressão “corona triumphalis” para se referir ao símbolo. Por isso, a coroa de louros também pode ser chamada de coroa do triunfo ou coroa triunfal.

 

Qual o sentido da coroa de louro?

Acima: o imperador Augusto com uma coroa de louros, símbolo que marca o seu poder supremo sobre o exército e sobre o Império.

 

➡️ Mais moedas com coroa de louros da Grécia e Roma Antiga – Loja Online

 

 

 

 

O significado da Coroa Radiada

 

 

A coroa radiada é formada por um disco de onde saem raios solares pontiagudos. Esse símbolo guarda uma forte conotação religiosa. Os imperadores romanos usavam a coroa radiada para se comparar ao deus Sol Invictusuma divindade muito cultuada na época!

 

O que siginifica a coroa radiada?

Acima: o imperador Nero com uma coroa radiada, símbolo que comparava o imperador com o deus Sol Invictus.

 

O tipo de coroa que aparece nas moedas antigas também serve para identificar a data de cunhagem da peça. Em algumas moedas (como dupôndios e antoninianos) a coroa radiada era acrescentada posteriormente. Isso indicava que a peça valia o dobro das outras moedas sem a coroa radiada.

 

 

➡️ Quero ver outras moedas com a coroa radiada – Loja Online Jafet Numismática

 

 

A coroa é um símbolo que servia para reafirmar uma posição de liderança dentro da sociedade da Grécia e Roma Antiga. De certa maneira, esse significado da coroa continua vivo até hoje. Afinal, uma das estátuas modernas mais famosas do mundo veste uma coroa radiada. Já parou para reparar?

 

A coroa radiada da Estátua da Liberdade

Acima: a famosa coroa radiada da Estátua da Liberdade.

 


2 comentários em “O Significado da Coroa de Louro, da Coroa Radiada e do Diadema!”


  1. Valter disse:

    Achei ótimo o conteúdo ,desde já agradeço, fica a dica p/as próximas publicações ,histórias e fatos da mitologia ,boa tarde e um abraço a todos!

    1. Gladston Jafet disse:

      Obrigado Valter, permanecemos a sua disposição, abraços !!!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

cinco × 1 =

« voltar topo ↑