Você sabia? Em 260 d.C., o imperador romano Valeriano foi derrotado e capturado pelo líder do império Sassânida, Sapor I. Veja abaixo os detalhes do episódio conhecido como batalha de Edessa!
Você pode gostar de ler:
➡️ Os 5 Bons Imperadores Romanos e Suas Moedas!
➡️ O Que Significa a Coroa de Louros na Antiguidade?
➡️ As Moedas de Constantino: O Primeiro Imperador Cristão
O Império Sassânida
Considerado um dos períodos mais importantes da história do Irã, o Império Sassânida foi o último império persa antes da expansão islâmica. Os sassânidas dominaram a região do Oriente Médio (desde os atuais Egito ao Paquistão), de 224 a 651 d.C.
Devido ao tamanho poder dessa civilização, as batalhas contra o Império Romano e o Império Bizantino eram constantes. Um desses episódios foi a Batalha de Edessa, na qual o xá (rei) sassânida, Sapor I, derrotou o exército romano e capturou o imperador Valeriano.
Sapor I – Xá do Império Sassânida (de 241 a 272)
Antes da batalha romana de Edessa em 260 d.C. – alguns historiadores acreditam que tenha sido antes, em 259 d.C. – o xá Sapor I já havia entrado diversas vezes em solo romano.
➡️ Conheça outras moedas do Império Sassânida
Por volta de 256 d.C., Sapor I conquistou e saqueou a Antioquia, na Síria Palestina – província romana de 135 a 390 d.C. – onde o imperador de Roma, Valeriano, havia estabelecido seu quartel-general, em 254.
Valeriano – imperador de Roma (de 253 a 260 d.C.)
Em 257, Valeriano recuperou o controle de Antioquia e devolveu o controle da província da Síria ao império Romano. Um ano depois, os Godos devastaram a Ásia Menor.
Assim, Veleriano se mudou, em 259, para Edessa, na Mesopotâmia, porém um surto de peste enfraqueceu os soldados de seu exército.
Batalha de Edessa
Sapor I aproveitou o enfraquecimento do exército romano e invadiu Edessa com seus soldados. Valeriano, já com 60 anos, marchou com seu exército até a fronteira sassânida, onde foi derrotado na batalha de Edessa.
Após a derrota, Valeriano organizou uma reunião com Sapor I na busca de um acordo de paz. Há relatos de que o soberano sassânida traiu o acordo e capturou o imperador romano juntamente com todo seu exército. Valeriano foi o único imperador de Roma a ter esse destino após a derrota numa batalha romana.
O que aconteceu com Valeriano?
Existem diversas versões sobre o fim do imperador romano Valeriano. Alguns estudiosos dizem que Sapor I o enviou, junto com parte de seu exército, para Bixapur, onde viveram em boas condições.
Outros historiadores afirmam que Valeriano foi humilhado por Sapor I, que o utilizou como um banco humano para montar em seu cavalo. Há também uma versão que conta que o imperador romano foi mantido enjaulado para a diversão do soberano sassânida.
Também é dito que Valeriano foi esfolado até a morte, seu corpo recheado com palha ou estrume e mantido como troféu em um templo persa.
O cativeiro e morte do imperador romano Valeriano é muito debatido pelos estudiosos, porém não há consenso sobre o que pode ter realmente acontecido com ele.
Você conhecia a história dessa batalha romana? Não deixe de conferir as moedas romanas dessa época na Loja Online Jafet Numismática!
➡️ Quero conhecer as moedas romanas disponíveis à venda – Loja Virtual
✅ Todas as peças têm garantia de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional
✅ Frete grátis para todo o Brasil!
Nao conhecia esta história. Achei-a excelente !
Obrigado Gladston, por estes artigos interessantíssimos, eu não conhecia esta história e nem outras que tenho encontrado aqui por isso sempre recomendo aos meus amigos.
Obrigado Pedro, ficamos satisfeitos que goste dos nossos artigos !!!!
Eu não sabia dessa batalha, é que Roma fora derrotada.