Animais Marinhos nas Moedas Gregas


Figuras de animais e criaturas míticas finamente gravadas são comuns nas moedas gregas antigas. E entre as mais frequentemente representadas, estão os animais marinhos.

Isso não surpreende, afinal, os mares e rios eram vitais para os gregos, que dependiam deles tanto para alimentação como para o comércio. E essa dependência era refletida no dinheiro desse povo.

Continue a leitura e conheça os animais marinhos que foram retratados nas moedas dessa civilização!

Você também pode gostar de ler:

➡️ Animais que retratavam deuses da mitologia grega

➡️ As criaturas mitológicas da Grécia Antiga

➡️ A figura do Elefante nas Moedas Antigas

Conheça os animais marinhos que foram retratados nas moedas gregas antigas.

A Tartaruga de Egina

A ilha de Egina, próxima de Atenas, cunhou inúmeros estáters de prata representando tartarugas marinhas entre os séculos VI e V a.C. A peça abaixo é um excelente exemplo das moedas cunhadas em Egina, pois traz um desenho bem detalhado:

Estáter de prata apresentando tartaruga marinha, símbolo monetário da cidade de Egina.

E-BOOK GRÁTIS: ➡️ As pólis gregas e seus símbolos monetários

Polvo de Siracusa

Siracusa era uma das grandes cidades marítimas do mundo grego. Assim, também cunhava animais marinhos em suas moedas. Na litra de prata abaixo, é possível perceber a alta qualidade artística das moedas gregas, por meio de um polvo retratado com muita precisão:

Moeda antiga de prata da Grécia, que traz um polvo no reverso.
Moeda datada de 460 a.C.

Já esse outro exemplo, uma moeda de bronze cunhada cerca de um século depois, apresenta o polvo num estilo diferente, mas com igual precisão:

Moeda de bronze antiga grega cunhada em Siracusa.

➡️ Conheça as moedas de Siracusa disponíveis à venda
(Loja Online)

O Atum de Cízico

O atum era um meio de subsistência importante para os gregos, principalmente para aqueles que viviam na hidrovia que ligava o Mar egeu ao Mar Negro. Cízico, a cidade mais poderosa da região, retratava frequentemente esse animal em suas moedas.

Estáter de eletro com desenho de atuns, importantes animais marinhos para a cidade de Cízico na Grécia Antiga.

🔶 Acima: estáter feito de eletro (uma liga de ouro e prata), cunhado entre 600-550 a.C. Apresenta um design mais inventivo, trazendo um atum completo no meio e uma cauda de atum acima e uma cabeça de atum abaixo.

Caranguejo

Os caranguejos aparecem em uma grande quantidade de moedas gregas antigas (principalmente nas cunhadas em cidades da Sicília). Inclusive, esse animal aparece em uma das lendas do herói mitológico Hércules e é o símbolo do signo do zodíaco de câncer.

➡️ Conheça as lendas e moedas dos 12 signos do zodíaco
(Blog Jafet Numismática)

Moeda grega antiga com gravura de caranguejo, um dos animais marinhos mais retratados nas moedas da Grécia Antiga.

Em muitas dessas moedas, os caranguejos eram representados junto com outros animais marinhos. É o caso do raro tetradracma de prata abaixo, cunhado no final do século V, que traz no reverso o caranguejo e um peixe abaixo dele:

Raro tetradracma grego que traz dois animais marinhos no reverso, um caranguejo e um peixe.

Golfinho

Os golfinhos são, provavelmente, os animais marinhos mais gravados nas moedas gregas antigas. Eles eram considerados pelos gregos um guia marítimo, ajudando navios a encontrarem a rota certa!

O dracma abaixo, cunhado em Sinope, cidade na costa sul do Mar Negro, mostra um dos emblemas mais curiosos e difíceis de interpretar envolvendo esse animal.

Dracma da Grécia Antiga com o desenho de um golfinho e uma águia.

➡️ Veja outras moedas antigas com golfinhos – Loja Online

A cena intrigante é a de uma águia empoleirada nas costas de um golfinho. É difícil saber se a águia está atacando o animal marinho ou se eles estão de alguma forma envolvidos harmoniosamente.

Animais Marinhos Mitológicos

A mitologia grega é muito rica e até hoje instiga o imaginário popular. Então, não é de se espantar que os gregos tenham cunhado moedas com criaturas marinhas de alguns de seus mitos! Veja duas dessas peças abaixo:

Tritão sendo representado em uma moeda antiga grega.
Estáter de prata que traz no anverso um tritão (metade homem, metade peixe) segurando um tridente. Moeda cunhada em uma das cidades da ilha de Creta entre 380-350 a.C.

➡️ Conheça outras criaturas mitológicas retratadas nas moedas gregas
(Blog Jafet Numismática)

Cetus, um dos animais marinhos mitológicos mais assustadores da Grécia Antiga, retratado numa moeda.
Tetradracma de Siracusa datado de 460 a.C. Mostra uma carruagem no anverso e logo abaixo dela a criatura marinha Cetus (semelhante a uma serpente).

O que você achou dessas moedas? Aqui na nossa Loja Online, você encontra outras moedas antigas da Grécia. Somos especialistas em moedas gregas e romanas. Todas as nossas peças possuem certificado de autenticidade LIFETIME e FRETE GRÁTIS para todo o Brasil. Confira:

➡️ QUERO CONHECER AS MOEDAS GREGAS DISPONÍVEIS À VENDA

❌ Não vendemos moedas brasileiras nem fazemos avaliação de moedas.


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

5 + dezoito =