As Moedas de Marco Aurélio: O Imperador-Filósofo


 

As moedas de Marco Aurélio retratam o último dos bons imperadores antes da decadência de Roma! Ele ficou conhecido pela sua inteligência e pelo excelente caráter. Também escreveu um livro de filosofia estoica que é estudado até hoje. Conheça melhor esse personagem através das moedas do período!

 

 

Você também pode gostar de ler sobre:

➡️ GUIA DE PRIMEIROS PASSOS: Como Colecionar Moedas Romanas Antigas?

➡️ Os Cinco Bons Imperadores Romanos e Suas Moedas

➡️ Moedas de Augusto – Imperador da Época de Jesus

 

 

As Moedas de Marco Aurélio: O Imperador-Filósofo!

 

 

As Origens Reais de Marco Aurélio

 

 

Marcus Aurelius Antoninus (121 – 180 d.C.) nasceu em uma família aristocrática que fazia parte do alto escalão do poder. Seu pai era cônsul e prefeito de Roma. O seu tio materno era o imperador Antoninus Pius, que o nomeou como herdeiro do Império Romano.

 

Moeda de Marco Aurélio com Antonino Pio.

A moeda acima mostra Marco Aurélio (no reverso) como o herdeiro oficial de Atonino Pio (no anverso).

 

➡️ Quero ver outras moedas de Antonino Pio – Loja Virtual

 

 

 

O Último dos Bons Imperadores

 

 

Marco Aurélio assume o poder em 161 d.C. Ele nomeia o seu meio-irmão adotivo, Lucius Aurelius Verus, como co-imperador. Os dois governaram juntos até a morte de Lúcio Vero em 169. Essa e a primeira vez que o poder do Império Romano foi divido entre duas pessoas!

 

Moeda de Marco Aurélio e Lúcio Vero

A moeda de Marco Aurélio acima representa a divisão de poder com Lúcio Vero.

 

O reino de Marco Aurélio foi marcado pela diminuição das guerras em todas as frentes. Com um temperamento humilde e moderado, o imperador foi capaz de fortalecer as fronteiras do imenso Império Romano.

 

Apesar desse período ser conhecido como a Pax Romana, Marco Aurélio foi um general bem sucedido. Ele venceu o Império Parta, lutou contra os povos germânicos e aumentou a perseguição aos cristãos. Essas medidas pacificaram e solidificaram o seu governo.

 

➡️ Quero ver outras peças do governo de Marco Aurélio – Loja Online de Moedas

 

 

 

O Imperador-Filósofo

 

 

Marco-Aurélio era um praticante da filosofia estoica, corrente criada por Zenão de Cítio. Essa tradição defendia que a única maneira de alcançar a sabedoria e a felicidade era através do controle das emoções. Ao invés de lutar contra as coisas que não se pode mudar, o homem deve aceitar a sua natureza para se libertar das paixões que o prendem.

 

Moedas de Marco Aurélio - Deusa Felicitas

Assim como a peça acima, várias outras moedas de Marco Aurélio representam a deusa Felicitas (a felicidade).

 

➡️ Quero ver mais moedas romanas com a deusa Felicitas – Loja Virtual

 

Marco Aurélio desenvolve uma série de reflexões escritas a partir desse ideal estoico de felicidade. O texto foi feito como uma espécie de diário pessoal durante a guerra contra os germânicos. Mais tarde, esse texto é publicado como um livro chamado de “Meditações”. Veja abaixo algumas ideias do imperador-filósofo:

 

🔸 Todas as coisas participam do Todo (que é chamado às vezes de Uno, Deus, Natureza, Substância, Lei, Razão). Nós, os homens, somos partes desse Todo.

 

🔸 Nós devemos viver segundo a Natureza, ou seja, seguindo a Lei da Natureza que provém da Providência. Tudo que acontece é necessário e útil ao mundo universal de que fazemos parte.

 

🔸 Isso também quer dizer viver em conformidade com a Natureza do homem, que racional e sociável. Devemos tender em direção ao que é útil e apropriado para a comunidade.

 

🔸 A morte faz parte da Natureza, pois tudo muda, tudo se transforma, tudo se produz e se reproduzirá sob outras formas semelhantes pela eternidade.

 

🔸 O que importa é o presente, o futuro e o passado não te competem, mas somente o presente.

 

 

 

Onde Comprar as Moedas de Marco Aurélio?

 

 

A Loja Online da Jafet Numismática possui um vasto acervo das moedas de Marco Aurélio. Todas as nossas peças possuem certificado de autenticidade lifetime, sem custo adicional! Frete grátis para qualquer lugar do Brasil.

 

➡️ Veja todas as peças de Marco Aurélio disponíveis à venda


2 comentários em “As Moedas de Marco Aurélio: O Imperador-Filósofo”


  1. MARCOS AURELIO MARTINS disse:

    Prezados,

    Estou gostando muito dos artigos e materiais oferecidos.

    Parabéns,

    1. Gladston Jafet disse:

      Muito obrigado amigo, estamos a disposição !!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

15 − oito =

« voltar topo ↑