Era Viking: as Moedas Vikings ao longo dos Séculos


Em junho do ano 793, os nórdicos atacaram Lindisfarne, um mosteiro na Ilha Sagrada, na costa nordeste da Inglaterra. Os historiadores datam esse acontecimento como o início da Era Viking!

A civilização viking teve seu apogeu entre os séculos VIII e XI. Assim, durante esses séculos, esses ferozes guerreiros escandinavos moldaram grande parte da história da Europa.

Inicialmente, os vikings usavam o ‘hacksilver’ como dinheiro: joias quebradas, cortadas em moedas e lingotes comercializados por peso. Depois, eles acumularam grandes hordas de dirhams islâmicos, moedas europeias e centavos anglo-saxões – que foram saqueados, ganhos como tributo ou obtidos no comércio.

Quando começaram a cunhar moedas pelos reinos que esculpiram com suas espadas, os desenhos vikings fundiram sua vigorosa arte pagã com a iconografia cristã (que foram adotando gradualmente). Com o tempo, os nórdicos começaram a desenvolver identidades nacionais como dinamarqueses, suecos e noruegueses que conhecemos hoje.

Você também pode se interessar:

➡️ Os golfinhos nas moedas gregas

➡️ Shekel de Tiro da traição de Judas

➡️ As moedas do Império Bizantino

Confira as moedas da Era viking

O navio de Haithabu

Algumas das primeiras moedas vikings são moedas de prata anônimas de Hedeby (ou Haithabu), um posto comercial no sul da atual Dinamarca.

Isso inclui as únicas moedas vikings que apresentaram navios. O que é surpreendente, considerando a importância desses graciosos navios de madeira (chamados de dracar) soberbamente criados na cultura nórdica!

Moeda viking que traz no anverso um navio comum dessa civilização.

As moedas dos navios são tão raras que os únicos exemplares cunhados estão nos museus.

Moedas vikings de Haroldo, Dente Azul

Segundo a lenda, o rei viking Haroldo I gostava tanto de mirtilos que mancharam seus dentes. Na verdade, ele tinha um dente podre que parecia azul. Filho do rei Gormo, o Velho, Haroldo governou como rei da Dinamarca (958-986) promovendo a conversão dos dinamarqueses ao cristianismo! Ele também governou brevemente a Noruega.

Sua cunhagem imita a cunhagem de Dorestad, um porto fluvial da Holanda que dominou o comércio local nos séculos VIII e IX. As moedas são ‘meio-bracteates’, pedaços muito finos e leves (0,29 gramas) de folha de prata. O desenho de quatro colunas e dois arcos sugere algum tipo de construção:

As moedas vikings do rei dinamarquês Haroldo I imitavam moedas holandesas.
Moeda de prata do rei Haroldo I da Dinamarca. Datada de 940-960 d.C.

Iorque: as moedas de Cnut e o Martelo de Thor

Em 1º de novembro de 866, um exército viking liderado por Ivar, o Desossado capturou a cidade de Iorque, no norte da Inglaterra. Os vikings renomearam a cidade como Jorvik, estabelecendo um reino que durou até 954, embora a cidade mudasse de mãos repetidamente.

Um rei viking em Iorque chamado Cnut, conhecido apenas por suas moedas (cunhadas em 900-905), cunhou moedas de um centavo com uma cruz patriarcal invertida – uma cruz com duas barras transversais, uma maior que a outra:

Moeda viking que mostra cruz do rei viking Cnut.

Uma série de governantes “hiberno-nódicos” (vikings que se estabeleceram na Irlanda) também emitiu algumas moedas notáveis em Iorque. A peça rara de Sithtric II (921-927) trazia uma espada no anverso e uma imagem de Mjölnir, martelo do deus nórdico Thor, no reverso. A inscrição ilegível indica que os artesãos que gravaram os dados eram analfabetos:

Moeda da era viking que mostra o martelo do deus Thor.

➡️ Veja as moedas medievais disponíveis à venda
(Loja Online)

Moedas Vikings no Estilo Bizantino

Nascido por volta de 1019 na Inglaterra, Sven Estridsson governou a Dinamarca de 1047 até sua morte em 1076. Casado três vezes, ele teve mais de 20 filhos, incluindo cinco futuros reis.

Seu reinado foi perturbado por um longo conflito com Harald Hardrada, o rei da Noruega que foi morto em 1066 durante uma tentativa fracassada de conquistar o trono inglês.

As moedas de prata de Sven copiam grosseiramente os desenhos das moedas de ouro bizantinas contemporâneas, incluindo Cristo entronado, e uma figura em pé do rei ao lado do Arcanjo Miguel:

Os vikings também cunharam moedas no estilo bizantino.

Essas magníficas moedas eram familiares à elite nórdica porque os guerreiros vikings serviam como guardas imperiais em Constantinopla.

➡️ Conheça as belas moedas do Império Bizantino – Blog

A Moeda Norueguesa encontrada no Maine

O rei Olavo, o Pacífico, governou a Noruega de 1067 a 1093. Era filho do rei Harald Hardrada, famoso por ser um aventureiro que morreu na Stamford Bridge, em 1066.

Enquanto parte da força de invasão, Olavo permaneceu a bordo do navio e perdeu a batalha. Ele voltou para a Noruega com o corpo de seu pai e foi coroado rei junto com seu irmão Magno. Com a morte do último em 1069, Olavo governou sozinho e pacificamente, renunciando à política externa agressiva de seu pai.

Um fato interessante sobre as moedas de Olavo é que a única moeda nórdica descoberta na América do Norte (que pode ser atribuída ao comércio Viking com os nativos), chamada “Maine Penny”, é uma moeda de Olavo.

Moeda viking encontrada na América do Norte.

A moeda acima é um mistério para os estudiosos. A peça, também conhecida como moeda de Goddard, foi descoberta no estado americano do Maine em 1957 e sugerida como evidência de contato transoceânico pré-colombiano!

Onde Comprar Moedas antigas?

Está em busca de novas peças para integrar a sua coleção? Aqui na Jafet Numismática você encontra moedas autênticas de diversas civilizações antigas! Nossas peças possuem FRETE GRÁTIS para todo o Brasil e acompanham um certificado de autenticidade LIFETIME.

➡️ Quero conhecer as moedas disponíveis na Loja Online


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

treze + 19 =

« voltar topo ↑