Hércules é, provavelmente, o herói mais famoso da mitologia greco-romana. Você sabia que ele era retratado frequentemente nas moedas da Antiguidade? Continue a leitura e confira a lenda de Hércules através da numismática antiga!
Leia mais tarde:
➡ As Criaturas Mitológicas da Grécia Antiga
➡ Os Deuses Gregos Através das Moedas
➡ Os Signos do Zodíaco nas Moedas Antigas
Origem de Hércules
O herói mais famoso de todos os tempos é a versão latina do herói grego Héracles. Como muitos personagens da mitologia romana, Hércules tinha muitas características e lendas semelhantes com a de sua versão grega. Mas o herói também tinha particularidades e histórias exclusivamente romanas.
Nascimento do Herói
Hércules era um semideus, filho do deus Júpiter (Zeus para os gregos), o pai de todos os deuses, e da mortal Alcmena, esposa de Anfitrião.
De acordo com a lenda, quando Anfitrião estava em uma batalha, Júpiter tomou sua forma e se deitou com sua esposa Alcmena. Assim que Anfitrião voltou, descobriu a “traição” e, tomado pela ira, construiu uma fogueira para queimar a esposa viva! Porém, Júpiter mandou nuvens de chuva para apagar o fogo e explicou a situação ao marido furioso.
Dessa forma, Anfitrião se sentiu honrado de ser esposo de uma escolhida de Júpiter. Daí nasceu o termo anfitrião com o sentido de “aquele que recebe em casa”. A noite de amor de Júpiter e Alcmena gerou frutos: Hércules.
Juno: a Principal Inimiga de Hércules
Juno (Hera na versão grega) era sempre retratada nos mitos como a esposa ciumenta e agressiva de Júpiter, sempre perseguindo as amantes e os filhos bastardos do marido! E com Hércules não foi diferente. Desde que o pequeno herói nasceu, Juno demonstrou apatia pelo enteado! Tentando apaziguar as coisas, Júpiter batizou o filho em homenagem à esposa: o nome Héracles (em grego) significa “Glória de Hera”.
Mas isso não apaziguou a fúria de Juno. Quando Hércules ainda era um bebezinho, a deusa enviou duas serpentes para matá-lo. Essa era a primeira de muitas perseguições que viriam de Juno. Mas o herói, ainda no berço, já mostrava que seria um herói destemido: estrangulou as serpentes com as duas mãos!
Um mito bastante conhecido sobre as duas personalidades mitológicas é o da Via Láctea. A lenda conta que Júpiter levou Hércules para se alimentar no seio de Juno para obter a imortalidade – sem contar à esposa de que se tratava de seu filho. Quando a deusa descobriu, puxou fortemente a criança de seu seio que seu leite se espalhou por todo o céu, formando uma faixa esbranquiçada. O nome da galáxia veio dessa lenda, da expressão grega galaxias kuklos (γαλαξίας κύκλος ou “ciclo leitoso”). Que significa “Via láctea” em latim!
Com o passar dos anos, Hércules foi se tornando cada vez mais célebre devido a sua bravura, inteligência e força descomunal. Mas sua existência ainda causava muita raiva na madrasta. Quando adulto, Hércules se casou com Mégara e teve com ela 3 filhos. Juno então lançou um feitiço no herói, levando-o a assassinar a esposa e os filhos!
Quando o herói voltou à sanidade, Minerva (deusa da sabedoria) lhe contou o ocorrido. Infeliz, Hércules ficou vagando pelas ruas da Grécia até se deparar com o Oráculo de Delfos.
O oráculo diz ao herói para se encontrar com Euristeu, o rei de Micenas. Chegando lá, o rei lhe dá como punição 12 trabalhos para que obtivesse a redenção!
Os 12 Trabalhos
As 12 tarefas que o rei Euristeu lhe passou eram consideradas impossíveis de serem realizadas e ficaram conhecidas como os “Doze trabalhos de Hércules”.
As lendas sobre os 12 trabalhos eram bastante populares na Antiguidade e conferiam ao herói ainda mais fama! Essas aventuras apareciam nas moedas gregas e romanas que circulavam na época. A primeira – e talvez mais famosa – tarefa foi matar o leão de Nemeia. Essa lenda foi retratada em larga escala nas moedas cunhadas pelo governante mais poderoso do mundo grego, Alexandre, o Grande!
Além de matar o leão de Nemeia, os trabalhos incluíam outras coisas perigosas que pareciam impossíveis. Matar a Hidra de Lerna, capturar a corça de Diana (a deusa da caça), roubar o cinto de Hipólita (rainha das Amazonas), e até mesmo ir ao mundo das sombras capturar o cão infernal Cérbero (que tinha 3 cabeças e cauda de serpente)! O semideus conseguiu realizar as doze tarefas, ganhando a redenção e conquistando a imortalidade!
O Fim do Herói
O herói se casa novamente, dessa vez com uma mortal chamada Dejanira. Numa ocasião, o centauro Néssus tentou violentá-la e Hércules o matou. Porém, antes de morrer e disposto a ter sua vingança, Néssus enganou Dejanira, dizendo que seu sangue era um elixir do amor.
O centauro a aconselhou a guardar um pouco em caso do marido se apaixonar por outra. Quando Hércules realmente se apaixonou por outra mulher, Dejanira jogou algumas gotas do sangue do centauro no manto do herói.
O veneno deixou a pele de Hércules em carne viva e assim o herói morreu. Mas como era imortal, ascendeu ao Monte Olimpo (morada dos deuses). Seu corpo mortal foi queimado numa pira. Até esse momento foi heroico: a lenda conta que Hércules, mesmo morrendo, arrancou as árvores necessárias para a construção da pira na qual seu corpo foi queimado!
Hércules nas Moedas Antigas
Hércules era uma personalidade muito popular entre os gregos e, por isso, figurava em inúmeras moedas da Grécia Antiga! Inclusive, sua figura era utilizada desde as primeiras moedas que apresentava retratos mais artísticos, como as feitas de eletro, datadas de 550-500 a.C.!
Alexandre, o Grande, utilizou o retrato do herói em suas moedas. O filho de Júpiter é retratado com aparência juvenil. A maioria dessas peças são de prata, mas Hércules também aparece em uma boa parte das de bronze.
Muitos estudiosos discutem se os traços de Alexandre foram ou não incorporados nos jovens retratos de Hércules em suas moedas! O estilo de cunhagem de Alexandre foi adotado por seus sucessores. O retrato do jovem Hércules de Alexandre também aparece em moedas cunhadas de forma independente na Ásia Menor, nos séculos IV e III a.C.
Mas Hércules também era retratado nas moedas gregas como um homem maduro e barbado. De meados do século IV ao século III, moedas da Sicília, das Ilhas de Eubeia e Cós e da cidade de Heracleia o retratavam dessa maneira. O busto barbado do herói também apareceu em moedas de bronze cunhadas pelos faraós ptolemaicos do Egito, durante o século II a.C.
Mesmo depois que os gregos perderam a autonomia para os romanos, Hércules continuou sendo bastante utilizado nas moedas (principalmente nos reversos). Porém, raramente o herói aparecia em moedas provinciais romanas (ou imperiais gregas), porque o retrato de um romano ocupava frequentemente o anverso das peças.
Entretanto, em algumas moedas, o retrato de Hércules aparece no anverso e ainda, em algumas raras peças, os líderes das províncias conseguiram representar Hércules ao invés do soberano romano!
Onde Comprar Moedas de Hércules?
Na Loja Online Jafet Numismática você encontra moedas desse herói e de outras figuras famosas da mitologia greco-romana!
➡ Quero ver as moedas do herói disponíveis à venda
✅ Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!
✅ Frete grátis para todo o Brasil!
❌ Não trabalhamos com moedas brasileiras.
❌ Não fazemos avaliações de moedas.