As Moedas de Calígula – O Terceiro Imperador Romano


O terceiro imperador romano ficou conhecido como um personagem megalomaníaco e depravado. Ele praticava torturas, assassinava arbitrariamente seus opositores e ainda prostituía suas mulheres. No entanto, as moedas de Calígula constroem uma imagem bastante diferente! Veja de perto estas belas peças.

 

Você também pode gostar de ler sobre:

➡️ As Moedas de Nero, o Imperador Louco

➡️ Como Compreender as Legendas das Moedas da Roma Antiga?

➡️ GUIA DE PRIMEIROS PASSOS – Para Começar Uma Coleção de Moedas Romanas

 

 

Moedas de Calígula - Terceiro Imperador Romano

 

 

A Família Real de Calígula

 

 

O nome de nascimento de Calígula era Caius Julius Caesar. Ele era filho de um general bastante popular chamado Germanicus, que também era um importante membro da dinastia Júlio-claudiana. A mãe de Calígula era Agripina.

 

Além de ser parte da dinastia que se encontrava no poder, Calígula era sobrinho neto e filho adotivo de Augusto. Isso o colocava na sucessão direta da posição de imperador romano.

 

As moedas de Calígula frequentemente homenageiam os membros da sua dinastia familiar! Veja abaixo uma peça representando o imperador e sua mãe, Agripina:

 

Moedas de Calígula e Sua Mãe Agripina

 

 

 

As Cáligas de Calígula: Origem do Apelido do Imperador

 

Você sabia? O apelido de Calígula se origina como uma brincadeira dentro do exército romano!

Durante a infância ele já frequentava as batalhas junto com seu pai. Os soldados achavam graça em vê-lo vestido de legionário. Ele ainda tinha os pés de criança, mas já calçava as sandálias militares da época – chamadas de “Cáliga”.

Por isso, o futuro imperador foi apelidado de “sandalhinha de guerra” – em latim, Calígula é o diminutivo de cáliga.

As Cáligas de Calígula - Sandália de Guerra Romana

 

 

 

A Moedas De Calígula Emitidas Pelo Senado

 

 

Ao assumir o poder em 37ª a.C., o imperador centraliza em Roma a produção das moedas. Até então, as moedas de ouro e prata eram cunhadas no atelier de Lyon – logo após a ordem imperial.

 

No entanto, o Senado Romano tinha o direito de emitir moedas de bronze. Por isso, existem várias moedas da época que não possuem o busto do imperador. Essas peças trazem a marca SC – Senatus Consulto. Veja abaixo um exemplar:

 

 

Moeda Emitida Pelo Senado Romano - Imperador Calígula

 

 

 

O Bom Começo de Reinado

 

 

Os primeiros meses do reinado de Calígula são marcados pela estabilidade política. O imperador instaura uma política liberal que é apoiada pelos senadores. Várias moedas cunhadas por Calígula trazem, ao mesmo tempo, a marca do Senado Romano (SNPQ).

 

A peça abaixo ilustra essa política da boa vizinhança:

 

Moeda de Calígula e Senatus Populusque Romanos

 

 

 

A Divinização de Calígula

 

 

Diversas moedas de Calígula comparam o imperador a um deus na terra. A peça abaixo, por exemplo, mostra o imperador com uma coroa de louros. O anverso traz a figura de Augusto com uma coroa radiada, que era o símbolo da sua divinização! Confira:

 

Moedas de Calígula e Augusto

 

 

 

Onde Comprar as Moedas de Calígula?

 

 

Na Jafet Numismática você encontra diversas moedas de Calígula e de outros imperadores romanos. Somos especializados em numismática da Grécia e Roma Antiga!

 

➡️ Clique aqui para conferir a Loja Online – diversas moedas de Calígula à venda!

 

🔹 Certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!

🔹 Frete grátis para todo o Brasil!


O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

13 − um =

« voltar topo ↑