Você sabia? O imperador Constantino promoveu uma série de reformas que estabilizaram o Império em decadência. Ele estabelece o catolicismo como religião oficial e, além disso, introduz uma reforma monetária. Conheça essa história através das moedas da época!
Você também pode gostar de ler outros artigos relacionados:
➡️ As Moedas de Augusto, Imperador Romano da Época de Jesus!
➡️ GUIA DE PRIMEIROS PASSOS: Como Colecionar Moedas Romanas Antigas?
➡️ Aprendendo a Ler e Compreender as Moedas Romanas
A Ascensão de Constantino I ao Poder
Constantino I (ou Constantino o Grande) se torna César em 306 e Augusto em 307 d.C. Ele é herdeiro da tetrarquia de Diocleciano e, inicialmente, divide o poder com mais um Augusto e três Césares. Essa é uma época de muita fragmentação e decadência do poder de Roma.
Em 324 d.C. Constantino vence a batalha contra seu principal rival, Licínio Augusto. A partir de então ele passa a governar sozinho. Seus filhos Constantino II, Constante I e Constâncio II são proclamados Césares e o auxiliam na administração do poder imperial.
🔸 Acima: moeda do imperador Constantino cunhada por volta de 316 d.C., período em que o poder ainda era dividido. No anverso, a inscrição IMP CONSTANTINVS P F AVG, o busto do imperador com uma coroa de louros. No reverso, a inscrição SOLI INVICTO COMITI, o deus sol invicto segurando um globo e levantando uma mão. O deus era a cunhagem oficial de Constantino até ele se converter ao cristianismo.
➡️ Veja de perto outras moedas de Constantino – à venda na loja virtual
As Principais Reformas do Imperador Constantino
O imperador Constantino pôs em prática uma série de reformas para estabilizar o poder político do império. A mais famosa delas é a adoção do cristianismo como religião oficial. No entanto, ele tomou diversas outras medidas importantes. Veja abaixo:
🔸 Organização do Édito de Milão – 313 d.C. Esse documento acaba com a perseguição aos cristãos e permite a liberdade individual de culto.
🔸 Convocação do Primeiro Concílio de Nicéia – 325 d.C. Esta medida pacifica os conflitos entre as igrejas do oriente. Ao mesmo tempo, o imperador afirma a sua autoridade dentro do domínio religioso, instaurando o cesaropapismo.
🔸 Desenvolvimento da administração central e defesa das fronteiras contra os Francos, Persas e outros povos “bárbaros”.
🔸 Fundação da cidade de Constantinopla – 330 d.C – que se tornou capital do império.

Acima: um mosaico do imperador Constantino com o projeto da cidade de Constantinopla. O mosaico se encontra na igreja Santa Sofia.
A Reforma Monetária do Império e As Moedas de Constantino
O terceiro século é marcado por uma forte inflação dentro do Império Romano. Diocleciano já havia tentado restabelecer uma moeda de prata estável. Constantino, por sua vez, propõe que o sistema monetário deveria se padronizar em função das moedas de ouro.
Uma Nova Moeda Romana Estável: o Solidus
Em 311 d.C., Constantino cria o Solidus (em latim, sólido ou estável). A moeda continha 1/72 de libra de ouro, cerca de 4,5g, ao contrário da proporção de 1/60 usada anteriormente no áureos. Isso constitui um verdadeiro programa político contra as desvalorizações monetárias anteriores.
Confiscando o ouro dos antigos templos pagãos, o imperador conseguia emitir quantidades consideráveis da nova moeda. Rapidamente as outras moedas em bronze ou prata se desvalorizam. Assim, o Solidus se torna a referência principal em pagamentos importantes.
🔸 Acima: moeda de Constantino que valia 1 e ½ solidi. No anverso, o imperador usando uma coroa de pérolas e olhando para o céu. No reverso, o imperador segurando uma lança, um troféu ao seu ombro e dois soldados derrotados aos seus pés.
O Solidus vai se consagrar como uma das moedas mais célebres da história, permanecendo estável por cerca de 7 séculos! A peça se conserva dentro do império bizantino e se desvaloriza apenas no século XI.
Outras Moedas da era de Constantino
Muitos outros tipos de moedas também foram cunhadas durante o governo de Constantino. Hoje é possível encontrar com maior facilidade os áureos e diversos follis da época. Confira abaixo algumas dessas peças e mergulhe nessa história:
Onde Comprar as Moedas do Imperador Constantino?
Visite a Loja Virtual Jafet Numismática! Temos uma seção especialmente dedicada à numismática romana. Todas as nossas peças têm garantia de autenticidade válida por toda a vida. Frete grátis para todo o Brasil!
➡️ Veja outras peças cunhadas por Constantino – à venda na loja online
O conteúdo desse blog foi muito bom. Me ajudou em minha pesquisa muito obrigado
Boa noite, se me permitem uma correção, Constantino se tornou o primeiro imperador a se converter ao Cristianismo (os historiadores só divergem quanto ao momento de conversão, se foi durante a vida saudável ou no leito de morte), mas na verdade quem torna o Cristianismo a religião oficial do império foi Teodósio I, através do Édito de Tessalônica. Quanto ao resto do site e a qualidade das moedas, só tenho a dar parabéns e agradecer pela oportunidade que vocês dão, de poder comprar um pedaço da História. Abraços!
Boa tarde Leonardo!!! Obrigado por seus elogios e por seu comentário amigo!!!
Constantino introduziu a religião Cristã dentro do império romano, ja Teodósio I através do Édito de Tessalonica tornou a religião Cristã oficial, e aboliu todas as formas de culto pagãs dentro do império.
Abraços
DE gran interesse e para mim o artigo.
Muito bom e bem claro e definido. Claro ede fácil compreencao
Como sempre muito bom!!!
Obrigado David !!!
Muito bom o artigo. Ressalta bem o empreendedorismo e a capacidade de governar de Constantino. Só temos a agradecer.
Está moeda de Constantino de 316 d.c é rara?
Boa noite
existem algumas peças de Constantine I , muito raras, como também existem peças mais comumente achadas. A siliqua de oiro é bem rara, já o SOLINVICTO é mais fãcil de se achar.