Símbolos Cristãos Antigos nas Moedas Romanas


As primeiras indicações de símbolos cristãos antigos nas moedas romanas ocorreram sob o governo do imperador Constantino (307-337 d.C.). Poucos anos antes de seu reinado, os imperadores ainda apoiavam os deuses antigos e perseguiam severamente os cristãos, mas Constantino defendeu o Deus cristão e se envolveu muito nos assuntos da igreja. Assim, no final de seu reinado em 337, o catolicismo era a religião favorecida pelo estado – embora não fosse a oficial.

Nas moedas cunhadas sob Constantino, existem apenas algumas referências veladas ao Cristianismo. Mas com o tempo, a frequência das referências cristãs aumentou e, em 350, referências cristãs tornaram-se evidentes. Com isso, após o reinado de Valentiniano, que começou em 364, a maioria das moedas romanas exibia símbolos cristãos!

Abaixo você confere os principais símbolos cristãos representados nas moedas romanas antigas.

Você também pode gostar de ler:

➡️ As moedas de Constantino, o 1º imperador cristão

➡️ Crucificação de Cristo: Moedas de Herodes e Pôncio Pilatos

➡️ Shekel de Tiro, a moeda que pagou a traição de Judas

Conheça os símbolos cristãos antigos retratados nas moedas romanas.

Chi-Rho

Chi e Rho são as duas primeiras letras de “Cristo”, em grego. O Chi é representado por um “X” e o Rho é representado por um “P”. Esse símbolo cristão foi encontrado nas paredes de catacumbas romanas, sendo provavelmente o símbolo mais antigo que representa o nome de Cristo!

O chi-rho é o símbolo mais antigo que representa o nome de Cristo.

Esta pequena moeda (18 mm) de Constantino possui um tipo enigmático de um padrão com um chi-rho em cima e uma serpente com a cabeça mergulhando para baixo, com a legenda SPES PVBLIC (“Esperança do público”). Foi cunhada em 326 d.C. na primeira edição da casa da moeda de Constantinopla. Infelizmente o significado desta peça é incerto.

O chi-rho, um dos símbolos cristãos antigos, em moeda do imperador Constantino.

Leia depois: ➡️ A Era de Constantino, o Grande
(E-book Grátis)

“Com o sinal, você será vitorioso”

Em 312 d.C., Constantino derrotou seu rival Magêncio numa batalha decisiva na Ponte Mílvia. Conta-se que o imperador e suas forças viram uma cruz de luz no céu, juntamente com as palavras gregas que diziam que ele sairia vitorioso.

Segundo o relato, naquela noite, Constantino teve um sonho no qual Jesus Cristo reforçou a mensagem. Então, o imperador marcou o símbolo cristão da cruz nos escudos de seus soldados. E quando ele triunfou na Ponte Mílvia, ele atribuiu a vitória ao Deus dos cristãos!

Alguns anos depois (os estudiosos acreditam que por volta de 323 d.C.), Constantino se converteu ao cristianismo e se tornou o primeiro imperador cristão. Atualmente, os estudiosos ainda debatem a história e até mesmo se a conversão de Constantino foi sincera ou se não passou de uma manobra política.

A peça abaixo representa essa história. Traz um pequeno chi-rho em um estandarte (um “labarum”) segurado pelo imperador que está sendo coroado pela Vitória e as famosas palavras supostamente ditas por Deus a Constantino em sua visão antes da batalha decisiva da ponte Mílvia: HOC SIGNO VICTOR ERIS (início às 7:00), que significa “Com o sinal, você será vitorioso”.

Moeda romana antiga que retrata a lenda cristã da vitória de Constantino contra Magêncio na Ponte Mílvia.

➡️ Confira as moedas de Constantino disponíveis – Loja Online

3 símbolos

Existem apenas quatro símbolos cristãos antigos nas moedas romanas do século IV: o chi-rho, a cruz (quadrada ou longa), a cruz-rho e a mão de Deus (sem e com coroa).

Em 348 d.C., houve uma reforma da moeda na qual uma nova denominação maior foi introduzida com a legenda FEL TEMP REPARATIO (“Os tempos felizes estão aqui novamente”) e vários tipos, um dos quais é descrito como “imperador que permanece com o padrão dois cativos”. O “padrão” tem um vexillum (uma bandeira) montado no padrão e adornado de três maneiras:

Moedas romanas de Constâncio II com símbolos cristãos antigos.

🔸 Acima: Três moedas de Constâncio II (César 324-337 e Augusto 337-361) cunhadas c. 348-350. Cada uma tem 21 ou 20 mm. Busto de Constâncio II à esquerda, diadema de pérola e segurando um pequeno globo na mão direita. O reverso (linha superior) tem uma marca da casa da moeda identificando a cidade da moeda (Antioquia, Nicomédia e Antioquia, respectivamente).

➡️ Veja outras moedas de Constâncio II – Loja Online

Observação para colecionadores: este tipo de “dois cativos” é muito comum, facilmente disponível e barato. O chi-rho é o mais comum dos três símbolos cristãos antigos, mas todos estão disponíveis. Certifique-se de que o símbolo minúsculo esteja claro – às vezes, a maior parte da moeda é boa, mas o símbolo não é legível!

A mão de Deus

A “mão de Deus” é outro dos símbolos cristãos antigos. Tem menos tipos, mas as moedas são comuns. Ela aparece pela primeira vez após a morte de Constantino em 337 em um tipo de “deificação” abordada por seus filhos.

Moeda romana cunhada após a morte de Constantino I, que mostra no anverso o imperador sendo recebido pela mãos de Deus descendo do céu.
Moeda datada de 337-340. Anverso: Apresenta a cabeça velada de Constantino à direita. Reverso: Imperador na biga direita sendo recebido pela mão de Deus descendo do céu.

Já a moeda abaixo foi cunhada muito mais tarde, depois que o Cristianismo estava bem estabelecido, pelo imperador Arcádio (395-408 d.C.). A peça tem uma clara mão de Deus segurando uma coroa de flores que coroa o imperador:

Moeda que mostra a mão de Deus coroando o imperador romano Arcádio.
Datada de 383-408, com busto à direita segurando a lança para frente e à esquerda segurando o escudo. Anverso: Mão de Deus acima coroando-o com uma coroa de flores. Reverso: Imperador em pé na frente, voltado para a esquerda, segurando o estandarte e descansando à esquerda do escudo, aos pés deixou um cativo.

Apenas o imperador oriental Arcádio e sua esposa Eudóxia possuem moedas com a mão de Deus como esta, e somente no período de tempo 383-388.

➡️ Conheça as peças disponíveis de Arcádio e Eudóxia – Loja Virtual

Olhos para o Céu

O imperador com “Olhos para o céu” não emprega um símbolo separado, mas o tipo foi interpretado como cristão.

Esta moeda possui o retrato do imperador Constantino no anverso, com a cabeça inclinada para trás para levantar seus “olhos para o céu”. No reverso, a deusa Vitória sentada à esquerda, cativa à esquerda abaixo, troféu em campo. Cunhada em Constantinopla.

Moeda romano de Constantino, que o mostra com os olhos voltado para o céu.

Você já conhecia essas peças retratando símbolos cristãos antigos? A Jafet Numismática é uma Loja Online de moedas antigas onde você encontra peças de extrema qualidade para sua coleção! Todas as nossas moedas possuem certificado de autenticidade LIFETIME (sem custo adicional) e FRETE GRÁTIS para todo o Brasil!

➡️ Quero conhecer as moedas romanas disponíveis


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

dezessete − 3 =

« voltar topo ↑