Várias moedas romanas retratam pontes antigas – embora nem sempre com as semelhanças exatas. Isso se dá ao fato de que muitas eram verdadeiras maravilhas arquitetônicas!
Afinal, poucos engenheiros e arquitetos do mundo antigo se equiparavam aos romanos. Muitos de seus edifícios e monumentos sobrevivem até hoje, mesmo que a maioria tenha desaparecido devido a catástrofes ou reciclagem de materiais de construção.
Você também pode gostar de ler:
➡️ Idos de Março e o denário Eid Mar
➡️ Demarete: o decadracma de Siracusa
➡️ Farol de Alexandria nas Moedas Antigas
1 – Ponte de Trajano sobre o Danúbio
Essa talvez seja a mais famosa das pontes antigas retratadas nas moedas romanas. A ponte de Trajano é conhecida como a primeira ponte construída no baixo Danúbio e como uma das maiores obras arquitetônicas realizada pelos romanos!
Abaixo, um excelente exemplo de sestércio de bronze cunhado na casa da moeda romana pelo imperador Trajano (98-117 d.C.):
➡️ Veja outras moedas e obras públicas do governo de Trajano
(Blog Jafet Numismática)
A Ponte de Trajano sobre o Danúbio foi construída em 104 d.C. pelo arquiteto grego Apolodoro antes da segunda guerra contra a Dácia.
A superestrutura da ponte foi desmontada pelo imperador Adriano, sucessor de Trajano, como maneira de proteger o império de invasores bárbaros do Norte.
2 – Ponte Mílvia
A moeda acima é um billion AE4 emitido na casa da moeda de Constantinopla em 330 d.C. Provavelmente, foi cunhada para cerimônias de dedicação ao imperador Constantino I.
A ponte que aparece no reverso dessa pequena moeda é identificada pela maioria dos estudiosos como sendo a Ponte Mílvia de Roma.
A atribuição mais comum é essa ponte, pois 18 anos antes da emissão da moeda, Constantino havia derrotado seu principal rival, Magêncio, próximo dessa estrutura, na famosa Batalha da Ponte Mílvia.
E-book Grátis: ➡️ A Era de Constantino, o Grande
3 – Ponte de Marco Aurélio
Outra das pontes antigas que aparecem em moedas romanas é uma ponte de barco para uso militar temporário. Foi retratada no raro sestércio abaixo, cunhado pelo imperador Marco Aurélio de 171-172 d.C.
➡️ Confira outras moedas de Marco Aurélio – Blog
Essa moeda representa a ponte como ferramenta nas campanhas sazonais desse imperador na frente do Danúbio contra, provavelmente, os marcomanos.
4 – Ponte de Antiochia ad Maeandrum
Agora, passamos das moedas imperiais da casa da moeda de Roma para uma peça encontrada nas províncias romanas. A moeda abaixo foi cunhada durante o governo do imperador Valeriano I (253-260 d.C.) para a cidade de Antiochia ad Maeandrum, na região de Cária, atual Turquia.
O reverso mostra o deus-rio local, Meandro, reclinado em uma plataforma sobre uma longa ponte apoiada por seis arcos. Há muito detalhes no design, como um arco de baia tripla (com uma cegonha em cima). Na outra extremidade, uma grade ao longo do topo e água corrente abaixo.
5 – Ponte antiga desconhecida
Por último, deixamos uma moeda que pode ou não representar uma ponte. É um denário de prata do republicano romano P. Licínio Nerva. Acredita-se que ele emitiu moedas de 113-112 a.C.
➡️ Veja mais moedas cunhadas durante a República Romana
(Loja Online)
Se a moeda acima representar uma ponte (como muitos estudiosos acreditam), a cena mostra uma votação. A partir dos anos 130 a.C., uma série de reformas populistas foram introduzidas no senado romano.
Algumas foram realizadas para eliminar a corrupção nas votações (incluindo o uso de “cédulas secretas”). Uma das leis introduzidas pelo ditador Mário, estreitou a ponte de votação, tornando o processo ainda mais à prova de adulterações.
Você já conhecia essas moedas? Aqui na Jafet Numismática você encontra moedas romanas antigas autênticas com certificado de validade LIFETIME. Oferecemos FRETE GRÁTIS para todo o Brasil!