As Moedas de Trajano, o Imperador Expansionista


O imperador Trajano é considerado pelos historiadores um dos melhores imperadores da Roma Antiga! Foi durante seu governo (de 98 a 117 d.C.) que o Império Romano chegou em sua maior expansão territorial! Conheça melhor essa personagem através das moedas antigas.

 

 

Você pode se interessar:

Os 5 Bons Imperadores e suas Moedas

Como Ler as Legendas das Moedas Romanas?

A deusa Vênus nas Moedas Antigas

 

 

As moedas do grande imperador Trajano!

 

 

Origem

 

 

Marcus Ulpius Traianus, conhecido na história como Trajano, nasceu em 53 d.C. na província romana da Hispânia (hoje a atual Espanha). Sua família era nobre e tinha uma reputação militar impressionante. Seu pai, que também possuía o nome Marcus Ulpius Traianus, foi governador na Bética e na Síria e comandante durante a guerra judaica (66-73 d.C.).

 

Trajano seguiu os passos do pai e começou sua carreira militar ainda muito jovem. Suas habilidades como soldado logo foram reconhecidas pelo imperador da Dinastia Flaviana Domiciano (81-96 d.C.). Assim, Trajano foi nomeado pretor (85 d.C.) e depois cônsul (91 d.C.).

 

Quando Domiciano foi assassinado em 96, o Senado Romano nomeou Nerva como imperador, dando início a Dinastia Nerva-Antonina. Nessa época Trajano já era uma figura altamente respeitada, principalmente pelos militares. Assim, é nomeado governador da Alta Alemanha por Nerva.

 

 

Moeda de ouro romana que traz o imperador Nerva e o imperador Trajano no reverso.

Áureo de Trajano, que mostra a figura de Nerva e Trajano divinizadas no reverso. Essa moeda representa a transição pacífica do poder de Nerva para Trajano.

 

Confira as moedas de Nerva disponíveis na nossa loja online

 

 

Ascensão ao Poder (98 d.C.)

 

 

Depois de escapar de um motim da guarda pretoriana em 97 d.C., o imperador Nerva, já doente, percebe a necessidade de escolher um sucessor. Sem filhos, nomeou Trajano como filho adotivo.

 

Assim, quando Nerva morre em 98 de causas naturais, Trajano é rapidamente nomeado imperador pelo Senado Romano. A guarda pretoriana também aprova a escolha, garantindo uma pacífica transição do poder!

 

 

Governo e Obras Públicas

 

 

Seu reinado foi marcado por projetos públicos que beneficiaram a população romana. Por isso, tinha grande apoio popular! Era visto como um imperador justo, corajoso e de hábitos simples.

 

 

Denário de prata do imperador Trajano.

 

Veja as moedas de Trajano disponíveis à venda

 

🔹Acima: denário de prata datado de 113 d.C. É uma celebração a um programa social criado por Trajano para alimentar órfãos e outras crianças carentes. Apresenta o imperador Trajano no anverso e a deusa Anona (relacionada a produção do ano) com uma criança a seus pés no reverso.

 

 

Como imperador, Trajano estava preocupado tanto com o bom governo quanto com o bem da população. Ele instituiu uma excelente política interna: favoreceu as classes mais pobres, restaurou o sistema de estradas degradadas, construiu pontes, aquedutos, banhos públicos e até um porto moderno em Ostia.

 

 

Sestércio do imperador Trajano, que traz o porto no reverso.

Sestércio de Trajano datado de 114-117 d.C. No reverso traz o porto rodeado de armazéns e navios no interior.

 

 

Grandes obras monumentais são datadas de seu governo, como o fórum, o mercado e a famosa coluna de Trajano, que pode ser visitada até hoje.

 

 

Famosa coluna do imperador Trajano.

 

 

A coluna de Trajano foi construída em comemoração às vitórias militares contra os dácios. Ao longo da coluna, a história dessas batalhas é contada através de figuras em baixo relevo:

 

 

Detalhe das esculturas em torno da coluna de Trajano.

 

 

As Guerras e a Política Expansionista

 

 

Além de brilhante administrador, Trajano também foi um ótimo general. Durante seu reinado de 19 anos, ele esteve envolvido em 3 grandes guerras: as duas primeiras contra os dácios e a terceira na fronteira oriental.

 

Em 101 d.C., venceu os Dácios, sob liderança do rei Decébalo, pela primeira vez. Entre 105 e 106, Decébalo traiu o acordo de paz e foi derrotado por Trajano novamente!

 

Assim, a Dácia foi anexada como província romana e Decébalo se matou. Foi decapitado e sua cabeça foi entregue como presente a Trajano (como mostra a coluna trajana).

 

 

Dupôndio cunhado por Trajano, que traz o imperador no anverso e a coluna trajana no reverso.

Dupôndio de Trajano datado de 114 d.C. Traz o imperador com coroa radiada no anverso e sua famosa coluna no reverso.

 

Confira outras moedas do Império Romano

 

 

Para evitar uma nova revolta, os mais de meio milhão de dácios foram substituídos por colonos romanos, e a Dácia se tornou a “Terra dos Romanos” – hoje a atual Romênia.

 

Em 113, Trajano começou uma guerra contra o Império Parta. Assim, o Império Romano anexou os territórios da Armênia, Assíria e Mesopotâmia, alcançando sua máxima extensão territorial! Veja no mapa abaixo:

 

 

Em 117, no governo de Trajano, o império romano atingiu sua maior extensão territorial!

 

 

Essas conquistas também enriqueceram consideravelmente o Império Romano com metais de grande valor!

 

 

Morte e Sucessão (117 d.C.)

 

 

Trajano morreu em 117 d.C. Já em seu leito de morte, assinou o decreto de adoção escolhendo seu sobrinho Adriano como filho e sucessor! Após sua morte, suas cinzas foram enterradas sob a base da coluna trajana. Trajano ainda foi deificado pelo Senado Romano!

 

 

Antoniniano do imperador Trajano divinizado, cunhado durante o governo de Décio.

Antoniniano de Trajano divinizado, cunhado no governo do imperador Décio (249-251).

 

 

Os 5 Bons Imperadores

 

 

Trajano é o segundo dos 5 bons imperadores, expressão cunhada por Maquiavel. O autor argumenta em seu livro “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” que o poder passado de pai a filho biológico era uma das causas da ruína do império.

 

Nesse contexto, Maquiavel elogia os 5 primeiros imperadores da dinastia Nerva-antonina. O governo deles, com o poder passado por meio da adoção do sucessor, foi uma época de relativa paz e de muitas riquezas para o Império Romano!

 

Conheça os imperadores da Dinastia Nerva-Antonina

(BAIXE O E-BOOK GRÁTIS)

 

 

A reputação de Trajano como um excelente governante perdurou por muitos séculos depois de sua morte. De acordo com os historiadores, mesmo muito depois do seu governo, os senadores utilizavam a expressão “felicior Augustus, melior Traianus” para saudar os novos imperadores. A expressão desejava que o novo governante tivesse mais sorte do que Augusto e fosse melhor imperador do que Trajano!

 

 

Já conhecia essas moedas? Na Jafet Numismática você encontra moedas de Trajano e de outros imperadores da Roma Antiga. Todas as peças possuem certificado de autenticidade LIFETIME e FRETE GRÁTIS para qualquer lugar do Brasil!

 

QUERO VER DE PERTO AS MOEDAS ROMANAS DISPONÍVEIS

 

  Não trabalhamos com moedas brasileiras nem fazemos avaliações de moedas.


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

1 × 4 =

« voltar topo ↑