Os celtas eram povos organizados em tribos ou clãs, que ocupavam desde a Península Ibérica até a Anatólia. A partir de 192 a.C. começaram a ser, pouco a pouco, dominados pelo Império Romano – o que tornou seus territórios províncias romanas!
Hoje o país que mais possui vestígios da cultura celta é a Irlanda. Continue a leitura e confira quais eram suas principais tribos, mitologia, cultura e, claro, as moedas!
Você pode querer ler depois:
➡ Coliseu de Roma: Espetáculos de Gladiadores e Moedas
➡ Batalha de Edessa: Uma Derrota do Império Romano!
➡ Significado de Cada Tipo de Coroa na Antiguidade
Civilização Celta
O que hoje chamamos de celtas, na verdade eram povos da família linguística indo-europeia distribuídos em tribos de diversas etnias. Originários da região da Irlanda, se espalharam por todo o Oeste da Europa.
Formados por diversos povos, a civilização celta não era um império unificado – e muitas vezes brigavam entre si. Isso facilitou a dominação romana, que teve início a partir de 192 a.C. com a conquista da Gália Cisalpina (atual região da Itália Setentrional).
Eram organizados em clãs familiares numa sociedade na qual diversas famílias dividiam terras férteis. Tinham uma sociedade hierárquica formada pelos nobres, homens livres, servos, artesãos e escravos. Também existia a classe dos druidas, que eram sacerdotes bastante respeitados nessa sociedade!
Comercializavam produtos com outros povos da antiguidade. Também tinham técnicas agrícolas avançadas para a época, como o arado com rodas.
Províncias Romanas
Nos anos de 58 a 52 a.C., o comandante militar e político romano, Júlio César, empreendeu uma série de campanhas na região da Gália. O que ficou conhecido como Guerras da Gália, culminou na derrota das tribos celtas que viviam nas regiões que hoje correspondem à França e Bélgica.
➡ As Moedas de Júlio César – Blog Jafet Numismática
Quando o imperador Cláudio dominou a região da Britânia, no século I d.C., apenas a região que hoje corresponde à Irlanda e ao norte da Escócia permaneceu fora da influência romana!
➡ AS MOEDAS DOS IMPERADORES DA DINASTIA JÚLIO-CLAUDIANA (E-BOOK GRÁTIS)
Principais Tribos e Suas Moedas
As tribos celtas viveram em diversas regiões ou províncias da Europa:
Gália
Os povos que viviam nessa região ficaram conhecidos como gauleses, embora existissem inúmeras tribos e etnias.
A Gália Cisalpina, “aquém dos Alpes” – pelo ponto de vista romano –, corresponde atualmente a região do norte da Itália. Já a Gália Transalpina (“além dos Alpes”) era uma vasta região que incluía a França, Bélgica e Suíça.
Península Ibérica
A Ibéria foi uma das regiões mais ocupadas por esses povos, desde a época da Idade de Ferro Celta!
Britânia
Atualmente, o território corresponde ao sul e centro da Grã-Bretanha. Os belgas foram a última tribo a viver ali. Diferente de outras tribos que preferiam regiões montanhosas, esse povo habitava as florestas onde hoje é a Inglaterra.
➡ Conheça outras moedas das Tribos Celtas – Loja Online
Outro grupo que habita essa região eram os trinobantes, considerado o mais poderoso antes da invasão romana.
Irlanda
🔹Acima: Moedas celtas de bronze em forma de anel (conhecidas como ringmoney) cunhadas de 800 a 50 a.C. Esse tipo de dinheiro – feito também de prata e ouro – foi utilizado pelos povos que viviam na região da Irlanda até a região do Danúbio.
Alguns estudiosos acreditam que esses anéis possam ter sido utilizados apenas como acessórios de alça. Porém, outros historiadores afirmam que os anéis foram utilizados como moedas de troca, já que foram encontrados em grandes quantidades.
Outro fato que comprova que esses anéis foram moedas no passado é que – embora eles variem de peso – todos são múltiplos de uma unidade padrão. O que indica um princípio uniforme que regulava seu tamanho, ou seja, seu uso como cunhagem!
➡ Descubra como Surgiu a Moeda – Blog Jafet Numismática
Cultura dos Celtas
Apesar de serem povos bastante guerreiros, também se dedicavam ao artesanato. As peças seguiam uma tendência de decoração abstrata, com bastante formas geométricas e espirais.
São conhecidos como os propulsores da Idade do Ferro por terem sidos os primeiros a utilizar esse material na Europa, ainda em 1200 a.C.! O metal era utilizado na confecção de joias, armaduras, espadas, objetos sagrados e até mesmo carros de guerra bastante desenvolvidos.
Já a escultura era uma forma artística de expressar a religião, feita para espantar maus espíritos e homenagear os deuses. Os celtas também eram adeptos da música, realizada com diversos instrumentos, como flautas, gaitas de foles e harpas.
A música era feita pelos trovadores, bardos e dançarinos. Atualmente, se tornaram músicas folclóricas da Irlanda e Escócia, apresentadas em festivais de música celta ao redor do mundo!
Mitologia Celta
Os celtas tinham uma religião politeísta. Seus deuses eram divindades que possuíam poderes únicos ou que representavam algum animal ou elemento da natureza.
Apesar de não terem uma sociedade matriarcal, a divindade mais importante da religião era uma mulher, a Deusa-Mãe, manifestação da própria natureza!
Alguns dos deuses e dos mitos celtas ficaram conhecidos através dos romanos, que os incorporaram para sua religião.
Onde Comprar Moedas Celtas?
Na nossa Loja Online Jafet Numismática você encontra moedas celtas para sua coleção.
➡ QUERO VER MAIS MOEDAS CELTAS
🔹 Certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!
🔹 Frete grátis para todo o Brasil!
❌ Não trabalhamos com moedas brasileiras nem fazemos avaliações de moedas.
Sempre aprendo alguma coisa com seus artigos. muito obrigado pelas atualizações.
É uma alegria pra nós ouvir essas palavras amigo!!! Nos motiva a continuar nosso trabalho, obrigado !!
Uma história bastante Enriquecida, das diversas dinastias, e monetárias da época parabéns
Obrigado Paulo !!!!