As Moedas de Júlio César – Ditador de Roma


Júlio César é um personagem central para o fim da República Romana e início do Império! Ele era considerado um comandante militar fora do comum, recebendo o título de cônsul e ditador de Roma. Além disso, Júlio César também teve um caso amoroso com Cleópatra!

Conheça a vida desse famoso personagem histórico através das moedas da época.

Você também pode querer ler:

➡️ As Moedas de Cleópatra e Seus Amantes

➡️ Moedas de Augusto – Imperador da Época De Jesus

➡️ Quem foi o Último Imperador Romano?

Júlio César teve um papel fundamental na mudança da República Romana para Império Romano! Conheça a vida desse famoso personagem histórico através das moedas da época!

Primeiras Conquistas de Júlio César

Nascido Caio Júlio César, em 13 de julho de 100 a.C., era de uma família patrícia antiga, mas de pouca influência. César precisou conquistar seu lugar na vida política de Roma.

Segundo a lenda, a Gens Julia – família de Júlio César – descendia da deusa Vênus. O denário de prata abaixo (47/46 a.C.) ilustra essa descendência de César. A deusa Vênus aparece no anverso. No reverso, o guerreiro Eneias foge de Troia incendiada levando seu pai nas costas.

Denário de prata que representa os antepassados de Júlio César, a deusa Vênus e o guerreiro troiano Eneias.

Em 82 a.C., Júlio César escapou das perseguições do ditador romano Sula – inimigo de sua família. Começou sua carreira militar prestando serviços nas regiões da Ásia e Cilícia (atual Turquia), de 81 a 79 a.C.

Em 70 a.C. se tornou advogado no fórum romano. Foi o início de sua carreira política. Com o tempo, passou a assumir outras posições na vida política de Roma!

 Ascensão ao Poder – Primeiro Triunvirato

Em 60 a.C., formou uma importante aliança política com Crasso e Pompeu Magno: o Primeiro Triunvirato! Os três dominaram a política romana durante anos, através de estratégias populistas e de uma disputa com os senadores conservadores.

Em 59 a.C., César se torna cônsul (chefe de governo) pela primeira vez. Com as conquistas nas Guerras da Gália, o general romano ganhou boa reputação e dinheiro. Isso acabou afastando seu antigo parceiro político, Pompeu, que passou a apoiar o senado conservador – tornando-se inimigo de Júlio César!

Esse fato deu início a Segunda Guerra Civil da República Romana, da qual César saiu vitorioso.

Leia depois: ➡️ Guerras da Gália (e-book grátis)

Júlio César, o Ditador Absoluto de Roma

Em 49 a.C., após vencer seu rival, Pompeu Magno, César se torna ditador romano. Assim, o governante passou a promover diversas reformas políticas e sociais, centralizando o poder e ganhando cada vez mais autoridade!

Júlio César foi o primeiro político romano a mandar cunhar moedas com o seu próprio retrato durante sua vida. Isso era visto como um ato de arrogância política!

As primeiras moedas que traziam o retrato do ditador não foram cunhadas pela casa da moeda de Roma. Elas foram emitidas na cidade de Niceia, na Bitínia (atual noroeste da Turquia). Um exemplo é a moeda abaixo:

Júlio César foi o primeiro político romano a cunhar moedas com seu próprio retrato!

Moeda mais antiga que traz o busto de Júlio César, datada de 47/46 a.C.

➡️ Conheça as Moedas de Júlio César disponíveis na Jafet Numismática

Em 48 a.C., enquanto comandava uma campanha militar no Egito, conheceu Cleópatra. Deu-se início então a um dos romances mais famosos da história!

➡️ Veja as moedas de Cleópatra e seus Amantes

O ditador de Roma mandou assassinar o irmão de Cleópatra para que ela se tornasse a rainha do Egito. O romance deu origem não só a uma grande aliança política, mas também a um filho!

Denário de prata histórico de elefante, que representa as expedições militares de Júlio César.

Denário histórico de elefante cunhado por Júlio César, em 49/48 a.C.

Durante seu governo (49 a 44 a.C.) o ditador trouxe grandes conquistas militares para Roma. Porém, conforme César ficava mais poderoso, os senadores romanos tinham medo de seu poder. O maior receio era de que ele instaurasse uma tirania e dissolvesse a organização republicana!

Denário de Júlio César que mostra seu retrato com a inscrição "Ditador Perpétuo".

Denário de Júlio César datado de 44 a.C., no qual ele exibe o título de “Ditador Perpétuo”.

Júlio César foi Imperador de Roma?

Durante a República, o termo latino “imperatore” era usado para designar os comandantes militares romanos. O verbo “imperare” significava “dar ordens” ou “mandar”. Por isso, Júlio César foi um imperador nesse sentido estrito de comandante militar.

No entanto, é apenas Augusto que vai usar esse termo para designar o chefe supremo de Roma. Dessa maneira, o início do Império Romano acontece após a morte de Júlio César, com a sagração de Augusto.

Assassinato de Júlio César

Em 44 a.C., Júlio César é vítima de um complô organizado pelos senadores romanos. A conspiração foi liderada por seu suposto filho, o senador Brutus.

De acordo com os historiadores, Júlio César foi esfaqueado 23 vezes nos Idos de Março. Ao ser apunhalado pelo seu próprio filho, a história contada é de que teria se espantado e dito: “até tu, Brutus?”. É daí que vem a famosa frase!

A moeda de prata abaixo é o famoso denário Eid Mar (Idos de Março), que foi cunhado a mando do senador Brutus. Datado de 42 a.C., celebra a morte de César e é uma das moedas mais desejadas pelos numismatas! É estimado que existam apenas cerca de 80 dessas peças no mundo.

Famoso denário Eid Mar, cunhado por Brutus para comemorar a morte de Júlio César! Peça extremamente rara e desejada pelos numismatas do mundo todo.

Apresenta no anverso o busto de Brutus e no reverso traz duas adagas e o capacete da Liberdade ao centro. A mensagem é clara: Brutus queria mostrar que a morte de Júlio César trouxe a liberdade para Roma!

➡️ Conheça as Moedas mais Desejadas pelos Colecionadores!

(Catálogo Grátis Para Baixar)

O que Aconteceu Depois?

Após a morte de Júlio César, seu sobrinho-neto e herdeiro Otávio Augusto, junto com Marco Antônio e Lépido formam o Segundo Triunvirato. Eles se unem, dividindo o poder da República Romana e vingam a morte de César!

Os membros do Triunvirato entram em conflito. Lépido é exilado e Marco Antônio, após longa perseguição de Augusto, se suicida. Então, em 29 a.C., Augusto se torna o único detentor do poder!

➡️ Conheça a História do Imperador Augusto

No começo, ele busca restaurar a República Romana. Porém, em 27 a.C., ele recebe o título de Augustus (o mais ilustre) e de Imperator (imperador), assumindo as principais funções republicanas. Isso marca o início do Império Romano!

Augusto, assim como seus sucessores, passaram a utilizar César como título imperial.

Denário de Augusto, herdeiro de Júlio César e primeiro imperador de Roma!

Reverso de denário que representa Augusto, primeiro imperador romano e herdeiro do comandante Júlio César.

🔸 Acima: denário de prata, datado de 2 a.C. a 13 d.C. No anverso, apresenta o busto do Imperador Augusto. No reverso, traz Gaius e Lucius, filhos adotivos do imperador, que morreram pequenos.

Onde Comprar Moedas dos Imperadores Romanos?

No acervo da Jafet Numismática você encontra moedas de importantes personagens da história da Roma Antiga.

➡️  QUERO CONHECER AS MOEDAS DO PERÍODO DA ROMA IMPERIAL

 Todas as peças vêm com certificado de autenticidade LIFETIME – sem custo adicional!

 Frete grátis para todo o Brasil!


Confira as Moedas da Época:

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

12 − oito =

« voltar topo ↑