O Estáter de Corinto


O estáter de Corinto era uma das moedas mais conhecidas na antiguidade. O padrão mais comum dessas peças trazia o cavalo alado mitológico Pégaso no anverso e uma figura feminina vestindo um capacete bélico no reverso.

O busto feminino dessas peças foi identificado durante muito tempo como sendo da deusa Atena. Porém, recentemente, alguns numismatas acreditam que, na verdade, se trata da deusa Afrodite, já que ela era a padroeira de Corinto!

Essas moedas eram tão populares no comércio que eram cunhadas não apenas em Corinto, mas também em outras cidades da Grécia, Itália e Sicília (a maioria dessas cidades era colônia de Corinto). Conheça abaixo essas peças!

Você também pode gostar de ler:

➡️ A História de Pégaso contada pelas moedas

➡️ A evolução do Tetradracma de Atenas

➡️ Moedas dos Jogos Seculares de Roma

Conheça os diferentes estilos do estáter de Corinto, moeda da antiga Grécia.

O Primeiro Estilo do Estáter de Corinto

Corinto foi uma das primeiras cidades-estado gregas a adotar a cunhagem de moedas. As primeiras peças possuíam apenas um desenho artístico no anverso, o Pégaso em voo:

Primeiro estilo do famoso estáter de Corinto.
Estáter datado de 550-500 a.C. No anverso, traz além do Pégaso, a letra grega Qoppa em forma arcaica, indicando Corinto como a cidade de origem da peça. No reverso, traz um padrão geométrico.

➡️ A Origem e História da Moeda – Blog da Jafet Numismática

Mudança no Reverso

No final do século VI e início do século V a.C., os estáters também passaram a apresentar desenhos artísticos no reverso. O Pégaso continuou sendo retratado no anverso, mas agora o reverso passa a apresentar também a deusa Atena (ou Afrodite).

Estáter cunhado em Corinto, que traz a deusa Atena ou Afrodite, no reverso.
Nos desenhos mais antigos (e na maioria das peças do século V), a cabeça da deusa é colocada dentro de um quadrado profundo formado pela matriz reversa em forma de punção.

➡️ Veja outras moedas da Grécia Antiga disponíveis à venda – Loja Online

O Estáter de Corinto do Século IV a.C.

A moeda abaixo, datada do século IV a.C., possui o disco largo e familiar da era mais produtiva de sua cunhagem. Nesse caso, o capacete da deusa é adornado com uma coroa de louros com uma águia atrás:

Padrão mais comum do famoso estáter de Corinto.

➡️ Confira as moedas que retratam o Pégaso disponíveis à venda
(Loja Online)

O Estáter de Lêucade

Lêucade, na Grécia Ocidental, foi uma das principais colônias de Corinto. Assim, cunhou uma grande quantidade de estáters nesse padrão.

Essa peça, datada de 350-320 a.C., é particularmente interessante, pois retrata o Pégaso saltando. Também traz tanto no anverso quanto no reverso a letra grega lambda, para Lêucade.

Estáter cunhada em Lêucade que apresneta o Pégaso saltando no anverso.

Os Estáters de Siracusa

Siracusa era a mais importante cidade grega do Mediterrâneo Ocidental. O estáter abaixo foi cunhado entre 344-317 a.C. Cerca de 4 séculos depois que Siracusa foi fundada por Corinto como colônia no século VIII a.C.!

Moeda antiga cunhada em Siracusa.

Baixe nosso E-book GRÁTIS: ➡️ As Cidades-estado Gregas e suas Moedas

No governo do tirano Agátocles (317-289 a.C.), o estáter cunhado em Siracusa passou a seguir as tendências numismáticas da Sicília. Assim, a deusa Atena (ou Afrodite) foi movida para o anverso da peça, enquanto o Pégaso passou a ilustrar o reverso.

Estáter de Siracusa no padrão das moedas da Sicília, com a deusa Atena no anverso e o Pégaso no reverso.
Nesse estáter, o capacete da deusa é lindamente decorado com uma crista de crina de cavalo e um grifo saltitante. Já no reverso, um tríscele (emblema pessoal de Agátocles) aparece abaixo do Pégaso.

➡️ Conheça as moedas da deusa Atena – Blog da Jafet Numismática

Essa outra moeda, também cunhada durante o governo de Agátocles (entre 304-289 a.C.), teve seu padrão de peso reduzido para cerca de 6,90 gramas. Dessa forma, os estáters desse estilo pesam consideravelmente menos do que os 8,60 gramas normais do padrão coríntio:

Estáter que segue um padrão d epeso menor do que os cunhados em Corinto.

➡️ As moedas da deusa do amor, Afrodite
(Blog)

Mais tarde, ainda seria emitido um estáter com peso ainda mais reduzido (de cerca de 5,50 gramas) pelo rei Hierão II (275-215 a.C.). Os estudiosos acreditam que nessa época a moeda pode ter sido concebida como um octobol ou um tridracma, em vez de um estáter!

Você já conhecia os diferentes estilos do Estáter de Corinto? No nosso Blog você confere artigos sobre diferentes períodos e moedas da Numismática Antiga!

➡️ Quero ler mais artigos do Blog

Já na nossa Loja Online, você encontra moedas antigas únicas e autênticas de diversas civilizações com FRETE GRÁTIS para o Brasil inteiro! Todas as nossas moedas ainda vêm acompanhadas de certificado de autenticidade LIFETIME (sem custo adicional)! Confira:

➡️ Quero conhecer as moedas do acervo da Jafet Numismática


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

seis + 14 =

« voltar topo ↑