Filhos de Zeus e suas Moedas Antigas


Os filhos de Zeus foram inúmeros: tanto com mulheres mortais como com deusas! Eles apareceram em diferentes mitos, e muitos deles foram deuses do Olimpo ou heróis que inspiravam os antigos gregos e romanos!

Você também vai gostar de saber:

➡️ Ascensão e Queda do Império Selêucida

➡️ O trágico mito de Apolo e Dafne

➡️ Atalanta: a heroína grega esquecida

Descubra aqui quem são os filhos de Zeus, deus da mitologia grega.

Filhos de Zeus

Zeus era o deus grego mais poderoso, considerado o Rei de todos os deuses, que controlava o céu, as leis e o destino. Ele era casado com Hera, sua irmã e a deusa do casamento e do nascimento. Zeus era conhecido por ser um grande namoradeiro e teve inúmeros filhos, semideuses e deuses, frutos de sua infidelidade.

Hércules

Embora Héracles (nome grego do herói Hércules) fosse filho da mortal Alcmena, estava claro desde cedo que ele não era um humano normal. Ele possuía força e coragem sobre-humanas!

Como ele era um lembrete da infidelidade de Zeus, Hera fez de sua missão tornar a vida dele um inferno. Em um ponto, ela o levou à loucura e ele matou seus próprios filhos. Para se redimir de seus pecados, ele passou por seus famosos “12 trabalhos”.

➡️ Os 12 trabalhos de Hércules – E-book grátis

Perseu

Assim como Hércules, Perseu era um semideus, filho de Zeus e da mortal Danae. Ele foi um dos maiores heróis da mitologia grega! É mais conhecido por decapitar a Górgona Medusa e resgatar Andrômeda do monstro marinho, Cetus.

➡️ As moedas de Perseu – E-book grátis

Dioniso

Filho de Zeus e da mortal, Sêmele, Dioniso era famoso por ser o deus da devassidão e do vinho. Quando Sêmele estava esperando Dioniso, Hera descobriu e enganou a mortal fazendo com que ela olhasse para Zeus em sua verdadeira forma, ocasionando sua morte instantânea! Zeus salvou Dioniso costurando a criança em sua coxa e tirando-a quando estava prestes a nascer.

Obol de prata que homenageia o deus Dioniso, um dos filhos de Zeus.
Obol de prata cunhado em Lâmia, entre 400-334 a.C., que traz a cabeça do deus Dioniso no anverso.

Apolo

Nascido de Zeus e da titânide (titã feminina) Leto, Apolo era o deus da música, luz, medicina e profecia. Quando Hera descobriu que Leto estava grávida de Zeus, ela amaldiçoou Leto, impedindo-a de dar à luz seus filhos (Leto estava esperando gêmeos) em qualquer lugar da terra.

Leto encontrou Delos, uma ilha flutuante secreta, onde ela deu à luz seus filhos. Apolo era um dos filhos de Zeus mais importantes do panteão grego, aparecendo em muitos mitos.

Hermes

Hermes era o deus da fertilidade, comércio, riqueza, criação de animais e sorte. Nascido de Zeus e Maia (uma das Plêiades), Hermes era mais conhecido por seu papel de arauto dos deuses.

Pólux

Pólux era filho de Leda e irmão gêmeo de Castor. Mas, enquanto ele era filho de Zeus, Castor era filho de Tíndaro, o marido mortal de Leda. De acordo com a mitologia, um dia, enquanto Leda caminhava ao longo do rio Eurotas, encontrou um lindo cisne escapando do ataque de uma águia. Leda o protegeu e foi seduzida por ele. O cisne era o próprio Zeus transformado.

Na mesma noite, Leda deitou com seu marido. Ela então botou dois ovos: de um nasceu Pólux, filho imortal de Zeus; do outro nasceu Castor, filho mortal de Tíndaro. Juntos, eles eram conhecidos como dioscuro.

Em uma de suas muitas batalhas, o herói Castor caiu morto. Completamente dilacerado pela dor, Pólux pediu a Zeus para que o matasse também! Em memória dos irmãos, Zeus os colocou no céu, os identificando com a Constelação de Gêmeos.

Moeda de prata grega antiga que traz os gêmeos mitológico Castor e Pólux no reverso.
Tetradracma de prata cunhado por Eucrátides I, rei greco-bactriano, entre 171-145 a.C. Apresenta os dioscuro em cavalos, cada um segurando uma lança.

Filhos de Zeus e Hera

Zeus e Hera viveram um relacionamento definido pelas escapadas de Zeus e o famoso ciúme de Hera. E, apesar de muitos filhos de Zeus serem bastardos, eles também tiveram filhos juntos!

Ares

Ares era o deus da guerra e um dos mais famosos dos filhos de Zeus e Hera. Sua natureza é retratada como selvagem e indomada, e dizem que ele representa o lado agitado, perigoso e caótico da guerra. Sua meia-irmã, Atena, é a deusa da sabedoria e também da guerra, mas Atena representava o lado da guerra mais estratégico e calculista. Ares teve um romance com a deusa do amor, Afrodite.

Hefesto

Hefesto era o deus do fogo e dos ferreiros, conhecido por fazer armas para os deuses do Olimpo. Ele presidiu artesãos, ferreiros, metalúrgicos e escultores e apareceu em muitos mitos. Hefesto era conhecido por ser feio e coxo e foi escolhido como esposo de Afrodite, a bela deusa do amor. O casamento deles foi turbulento e Afrodite nunca foi fiel a ele!

Moeda de prata romana antiga do imperador Valeriano, que mostra o deus Vulcano no anverso.
Antoniniano de prata do imperador romano Valeriano, cunhado em 260 d.C. Mostra o imperador no anverso e o deus Hefesto como Vulcano (seu equivalente latino) no reverso.

➡️ Conheça outras moedas romanas – Loja Online

Hebe

Hebe, a deusa da juventude, é retratada com um rosto jovem e belo. Seu nome é derivado de uma palavra grega que significa “auge da juventude”. Hebe representou o desejo das pessoas de sempre permanecer jovem e vibrante.

Ilítia

Ilítia, a deusa do parto, é considerada uma deusa sobrevivente desde o início na Grécia Antiga. Os linguistas traçaram seu nome não através das raízes indo-europeias usuais de outras deusas e deuses gregos, mas até a antiga civilização minoica! Ela estava presente no nascimento de seu meio-irmão Hércules. Ela sempre representou o parto em todas as suas histórias.

Eris

Eris era a deusa grega da discórdia. Muitas vezes ela é retratada como alguém que traz infelicidade aonde quer que vá. Ela é associada a lamentações e nunca foi considerada feliz. Eris também podia provocar emoções negativas nas pessoas, como ciúme e infelicidade.

Outras Filhas de Zeus

Além de suas filhas com Hera, Zeus também teve filhas com outras mulheres.

Atena

Anverso do tetradracma da Coruja, traz a deusa Aena, filha de Zeus, com seu capacete de guerra.
Reverso de tetradracma ateniense, mostrando a coruja da deusa Atena.

🔹 Acima: tetradracma grego ateniense no padrão “novo estilo”, cunhado entre 134-133 a.C. Apresenta a deusa Atena no anverso e sua coruja no reverso.

➡️ Confira mais tetradracmas da Coruja de Atena

Atena, a deusa da sabedoria, nasceu de uma maneira única. Quando Zeus estava com sua primeira esposa, Metis, a Oceânide, ela engravidou. Temendo uma profecia de que teria um filho que ameaçaria sua autoridade, ele engoliu a deusa.

Nove meses depois, Zeus começou a sentir uma dor de cabeça estranha. Logo depois que as dores começaram, Atena saltou de sua cabeça, totalmente crescida, vestida com uma armadura e pronta para a batalha. De todos os seus filhos, Atena era sua favorita!

Ártemis

Ártemis era a irmã gêmea de Apolo, a deusa do arco e flecha, da caça, da lua e da selva. Ártemis era uma deusa linda e muito poderosa, que podia mirar perfeitamente com seu arco e flecha, nunca errando seu alvo.

Ela é frequentemente retratada como uma bela jovem donzela armada com um arco e flecha e vestindo uma túnica.

Afrodite

Afrodite era filha de Zeus e Dione, a titânide. Embora fosse casada com Hefesto, ela teve vários casos com outros deuses e com mortais.

Ela foi uma das deusas mais famosas da mitologia grega e uma das mais amadas. Ela era a deusa da beleza, do amor e do casamento e era conhecida por seus poderes de fazer casais que brigavam se apaixonarem novamente.

Perséfone

Perséfone era a bela deusa da vegetação e esposa de Hades, deus do submundo. Ela era filha de Zeus e da deusa da fertilidade e da colheita, Deméter.

Perséfone foi sequestrada por Hades e levada para o submundo para ser sua esposa. A dor de sua mãe causou seca, a morte e deterioração das safras e trouxe o inverno para afligir a terra. Eventualmente, Perséfone foi autorizada a viver com sua mãe durante seis meses do ano.

O mito de Perséfone explica a origem das estações. Enquanto ela está com sua mãe, existe primavera e verão. Quando está com Hades, vem o outono e o inverno.

Moeda grega antiga cunhada na Trácia, que mostra a deusa Perséfone, uma das filhas de Zeus no anverso.
Moeda de bronze cunhada em Quersoneso na Trácia entre 350-309 a.C. Traz Perséfone no anverso e um leão no reverso.

➡️ Quem eram os trácios? – Blog

Helena de Troia

Assim como Pólux, Helena era filha de Zeus e Leda, e era a mulher mais bonita do mundo! Ela era a esposa de Menelau, o rei de Esparta, e ficou famosa por fugir com o príncipe de Troia, Paris, o que desencadeou uma guerra que durou dez anos!

➡️ A Guerra de Troia – E-book grátis

9 Musas

As nove musas foram as deusas inspiradoras da literatura, artes e ciência. Elas eram filhas de Zeus e Mnemosine, a deusa da memória. As musas foram concebidas em nove noites consecutivas. Elas viviam no Monte Olimpo com as outras divindades, entretendo os deuses com seus cantos e danças. Seu papel principal era ajudar os mortais a se destacarem nas artes e nas ciências.

Você já conhecia as moedas desses personagens mitológicos? Aqui na Jafet Numismática você encontra inúmeras moedas antigas de importantes figuras da mitologia greco-romana! Todas as peças possuem certificado de autenticidade sem custo adicional e frete grátis para todo o Brasil!

➡️ Quero conferir as moedas disponíveis


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

7 + vinte =

« voltar topo ↑