Os 10 maiores heróis gregos da Mitologia


Embora o mundo dos antigos gregos já tenha passado muito tempo, ele vive nas emocionantes lendas da mitologia grega. Mais do que apenas deuses e deusas, essa cultura nos deu heróis e heroínas lendários cujas façanhas ainda nos emocionam. Mas quem são os maiores heróis gregos mitológicos? Confira abaixo!

Você também pode gostar de ler:

➡️ A figura do Centauro nas moedas antigas

➡️ Os golfinhos nas moedas gregas

➡️ As criaturas mitológicas da Grécia Antiga

Confira quais são os 10 maiores heróis gregos da mitologia.

1 – Héracles (Hércules)

Filho de Zeus e inimigo da deusa Hera, Héracles (Hércules para os romanos) sempre foi poderoso demais para seus inimigos. Ele talvez seja mais conhecido por seus feitos fantásticos de força e ousadia, chamados de “12 trabalhos”.

Leia depois: ➡️ Os 12 Trabalhos de Hércules
(E-book Grátis)

Alguns desses trabalhos incluíram matar a hidra de nove cabeças, roubar o cinto da rainha amazônica Hipólita, domesticar o cão infernal Cérbero e matar o leão de Nemeia.

Famoso tetradracma de Alexandre, o Grande, que apresenta o herói grego Héracles no anverso.
Famoso tetradracma de Alexandre, o Grande, datado de 336-323 a.C. Traz no anverso a cabeça de Héracles usando a touca feita com a pele do leão de Nemeia. No reverso, apresenta o deus Zeus com sua águia.

Hércules morreu depois que sua esposa (por ciúmes) manchou uma túnica com sangue mortal de centauro, cuja dor levou Hércules a se matar. Depois de sua morte, o herói recebeu a honra de ser levado para viver entre os deuses no Monte Olimpo!

2 – Aquiles

Aquiles foi o melhor guerreiro dos gregos durante a Guerra de Troia. Sua mãe, a ninfa Tétis, mergulhou-o no rio Estige, no submundo de Hades, para torná-lo invulnerável em batalha. Mas ela esqueceu de mergulhar seu calcanhar, por onde ela o segurava.

Durante a Guerra de Troia, Aquiles alcançou fama matando o herói troiano Heitor fora dos portões da cidade. Mas ele não teve muito tempo para saborear sua conquista. Aquiles morreu mais tarde numa batalha quando uma flecha disparada pelo príncipe troiano Paris, guiada pelo deus Apolo, atingiu o ponto vulnerável em seu corpo: o calcanhar.

Leia mais tarde: ➡️ A Guerra de Troia
(E-book Grátis)

3 – Teseu

Teseu foi um dos maiores heróis gregos, sendo o ateniense que libertou sua cidade da tirania do rei Minos de Creta. Todos os anos, a cidade tinha que enviar sete homens e sete mulheres para Creta para serem devorados pelo monstruoso Minotauro.

Então o herói prometeu derrotar Minos e restaurar a dignidade de Atenas. Com a ajuda da meia-irmã da criatura, Ariadne, Teseu foi capaz de entrar no labirinto onde o monstro morava, matar a besta e encontrar seu caminho novamente.

Moeda de Teseu, um dos maiores heróis gregos da mitologia.
Moeda de bronze cunhada em Atenas, em 125-175 d.C. Traz a cabeça de Teseu no anverso e a cabeça do Minotauro no reverso.

➡️Confira a Lenda completa de Teseu e o Minotauro – Blog

4 – Odisseu

Um guerreiro muito astuto, Odisseu era o rei de Ítaca. Suas façanhas na Guerra de Troia foram documentadas por Homero em sua famosa “Ilíada” e depois na “Odisseia”, que narrou a luta de dez anos de Odisseu para voltar para casa.

Durante esse tempo, Odisseu e seus homens enfrentaram inúmeros desafios, incluindo ser sequestrado por um ciclope, ameaçado por sereias e finalmente naufragado. Odisseu sozinho sobrevive, apenas para enfrentar testes adicionais antes de finalmente conseguir voltar para casa.

5 – Perseu

Perseu era filho de Zeus, que se disfarçou como uma chuva de ouro para engravidar a mãe de Perseu, Danae. Quando jovem, os deuses ajudaram Perseu a matar a górgona Medusa, que era tão feia que podia se virar para transformar em pedra qualquer um que olhasse diretamente para ela!

Depois de matar Medusa, Perseu resgatou a princesa Andrômeda da serpente marinha Cetus e se casou com ela. Mais tarde, ele deu a cabeça decepada de Medusa à deusa Atena.

Estátua do herói grego Perseu, segurando espada com a mão direita e cabeça da Medusa com a mão esquerda.
Estátua de Perseu segurando a cabeça da Medusa. Datada de cerca de 1800, por Antonio Canova.

6 – Jasão

Outro dos maiores heróis gregos da mitologia foi Jasão, que nasceu filho do rei deposto de Iolcos. Quando jovem, ele partiu em uma busca para encontrar o Velocino de Ouro e, assim, restaurar seu lugar no trono. Ele reuniu uma equipe de heróis chamados Argonautas e partiu em sua nau (chamada Argo).

O herói encontrou várias aventuras ao longo do caminho, incluindo enfrentar harpias e dragões. Embora ele estivesse triunfante, a felicidade de Jasão não durou muito. Depois que ele a abandonou, sua esposa Medeia assassinou seus filhos e ele morreu triste e sozinho.

7 – Belerofonte

Belerofonte é conhecido por capturar e domar Pégaso, o lendário cavalo alado selvagem, algo que era considerado impossível. Com assistência divina, o herói grego conseguiu montar o cavalo e partiu para matar a quimera que ameaçava Lícia.

Tendo matado a fera, a fama de Belerofonte cresceu até que ele se convenceu de que não era um mortal, mas um deus. Ele tentou montar Pégaso no Monte Olimpo, o que enfureceu Zeus e fez com que Belerofonte caísse na terra e morresse.

Moeda romana que traz o herói grego Belerofonte montado no Pégaso no reverso.
Denário da República Romana datado de 74 a.C. No anverso apresenta cabeça da Medusa. No reverso traz Belerofonte montado no Pégaso que voa.

➡️ As moedas com a figura do Pégaso – Blog

8 – Orfeu

Conhecido mais por sua música do que por sua capacidade de luta, Orfeu é um herói por dois motivos. Ele era um Argonauta na busca de Jasão pelo Velocino de Ouro, e ele sobreviveu a uma missão que até Teseu falhou!

Orfeu foi ao submundo para recuperar sua esposa, Eurídice, que havia morrido de mordida de cobra. Ele foi até o casal real do submundo – Hades e Perséfone – e convenceu Hades a dar a ele a chance de trazer sua esposa de volta à vida. Ele obteve permissão, desde que não olhasse para Eurídice até que chegassem à luz do dia, algo que ele não pôde fazer.

Assim, sua amada foi levada de volta ao Hades, sem previsão de retorno. Orfeu desolado, passou dias sem comer, em profunda tristeza. Resolveu nunca mais amar de novo, o que levou as mênades, que queriam conquista-lo, a matarem-no. Dessa forma, o herói finalmente encontrou sua esposa.

9 – Cadmo

Cadmo foi o fundador fenício de Tebas. Depois de falhar em sua busca para encontrar sua irmã Europa, que tinha sido raptada por Zeus, ele vagou pela terra. Durante esse período, ele consultou o Oráculo de Delfos, que ordenou que ele parasse de andar e se estabelecesse na Beócia.

Lá, ele perdeu seus homens para uma serpente do deus Ares. Cadmo matou a serpente, semeou seus dentes e viu homens armados emergirem do chão. Eles lutaram entre si até restarem cinco homens, que ajudaram Cadmo a encontrar Tebas.

Cadmo casou-se com Harmonia, filha de Ares e Afrodite, e teve um reinado próspero em Tebas. No final de sua vida, como castigo por ter matado a serpente de Ares, Cadmo e sua esposa foram transformados em cobras.

10 – Atalanta

Estátua de atalanta, uma grande heroína da mitologia grega.
Estátua grega em mármore do século I a.C. da heroína Atalanta. O ramo de palmeira no tronco é um símbolo de vitória.

Embora os heróis gregos fossem predominantemente homens, há uma mulher que merece um lugar nesta lista: Atalanta. Ela cresceu selvagem e livre, capaz de caçar tanto quanto um homem. A heroína também era a mulher mais veloz do mundo, tão rápida que podia competir com o deus Hermes, o mensageiro alado!

Quando a deusa Ártemis enfurecida enviou o Javali Calidoniano para devastar a terra em vingança, Atalanta foi a caçadora que primeiro perfurou a besta. Dizem que ela também navegou com Jasão, a única mulher do Argo!

Mas ela talvez seja mais conhecida por prometer se casar com o primeiro homem que poderia vencê-la em uma corrida de pés. Usando três maçãs douradas, Hipomene foi capaz de distrair a rápida Atalanta e vencer a corrida – e a mão dela em casamento.

Você já conhecia a história desses heróis gregos? No nosso Blog você encontra mais artigos como esse! E na nossa Loja Online você encontra moedas antigas autênticas com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil.

➡️ Confira as moedas gregas disponíveis à venda


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

nove − dois =

« voltar topo ↑