Teseu e o Minotauro nas Moedas Antigas


O mito de Teseu e o Minotauro é uma das mais fascinantes lendas da mitologia grega. Por isso, na Antiguidade havia inúmeras moedas que retratavam essa rica história! Confira no artigo abaixo os detalhes dessa lenda mitológica.

 

 

Leia também:

Hércules: A História Contada pelas Moedas

As Criaturas Mitológicas da Grécia Antiga

Os Deuses Gregos Através das Moedas Antigas

 

 

O mito de Teseu e o Minotauro é uma das histórias mais fascinantes da mitologia grega! Conheça essa lenda através da numismática antiga!

 

 

Teseu: o herói de Atenas

 

 

Teseu era filho de Egeu, rei de Atenas, e de Etra, a filha do rei de Trezena. Quando Egeu estava de passagem por Trezena, deixou Etra grávida.

 

Antes de retornar para Atenas, Egeu deixou suas sandálias e sua espada embaixo de uma pedra pesada. Determinou a Etra que só revelasse ao filho deles sua identidade quando atingisse a maioridade. E que se dirigisse a Atenas após conseguir rolar a pedra e pegar os pertences do pai.

 

Assim aconteceu. Durante o caminho para Atenas, o jovem Teseu derrotou diversos tiranos, conquistando fama. Quando chegou em Atenas, Egeu estava casado com a feiticeira Medeia, que tentou influenciar o marido a matar o enteado!

 

 

Moeda da Roma Antiga que traz Teseu levantando a rocha para pegar os pertences do pai.

Moeda romana que apresenta o imperador Comodo no anverso. No reverso traz Teseu levantando a rocha. Datada de 177-192 d.C.

 

 

Mas quando Egeu viu Teseu com as sandálias e sua espada em punho, o aceitou como filho. A lenda conta que Medeia fugiu de Atenas por medo de ser castigada.

 

 

Origem do Minotauro

 

 

Conta a lenda que Poseidon (ou Netuno para os romanos), deus dos mares, ofereceu como presente um touro ao rei Minos, da ilha de Creta, como aprovação pelo seu reinado. O rei deveria sacrificar o animal em homenagem ao deus, porém Minos preferiu manter o touro para si.

 

Como vingança e com a ajuda da deusa do amor, Afrodite (ou Vênus na versão latina), Poseidon fez com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixonasse pelo touro!

 

 

Dracma grego que apresenta o rei Minos no anverso.

Dracma datado de 98-94 a.C. Traz o rei Minos no anverso e o deus Apolo segurando arco e flecha no reverso.

 

Conheça o Dracma da Grécia Antiga – Blog Jafet Numismática

 

O deus dos mares também fez o touro se tornar um animal furioso que atacava a população de Creta. O touro furioso de Creta só foi derrotado pelo herói Hércules, em seu sétimo trabalho!

 

➡  Os 12 Trabalhos de Hércules (E-BOOK GRÁTIS)

 

Em Creta existia um arquiteto muito habilidoso, o inventor Dédalo. Em busca de concretizar sua paixão, Pasífae pede para o arquiteto criar uma vaca de madeira perfeita, que enganasse o touro.

 

A rainha se escondeu dentro da vaca e consumou sua paixão. Assim nasceu o Minotauro, ou o touro de Minos, um monstro metade touro, metade homem. Geralmente, é representado com torso de homem e cabeça de touro, embora existam representações inversas.

 

Envergonhado pela traição da esposa, o rei Minos pede para Dédalo construir um labirinto do qual o Minotauro não pudesse sair. O labirinto contava com inúmeros corredores, salas e galerias, feitos para confundir até o mais sábio dos homens!

 

 

Teseu e o Labirinto do Minotauro

 

 

Estáter da Grécia Antiga que representa o Minotauro e seu labirinto!

Estáter cunhado em Creta, em cerca de 440 a.C. Traz o monstro correndo no anverso e o labirinto no reverso.

 

➡  Confira outras moedas da Grécia Antiga – Loja Virtual

 

 

De acordo com a mitologia, um dos filhos do rei Minos foi assassinado em solo ateniense. Minos então declarou guerra contra Atenas e saiu vitorioso. Como punição, obrigava os atenienses a enviarem 7 moças e 7 rapazes por ano ao labirinto para se tornarem alimento do Minotauro!

 

O jovem príncipe Teseu se ofereceu para ser um dos jovens enviados ao labirinto. Ele desejava assassinar o Minotauro e livrar seus compatriotas dessa punição.

 

 

O Fio de Ariadne

 

 

Quando Teseu chega em Creta, Ariadne, filha do rei Minos, se apaixona por ele. Para salvar o amado do cruel destino, a princesa o ajuda a se locomover no labirinto, que tinha um único caminho que levava até o centro.

 

 

Moeda antiga que mostra a princesa de Creta, Ariadne, que ajuda Teseu a escapar do labirinto do Minotauro.

Moeda antiga que traz a princesa Ariadne. Datada de 412 a 378 a.C.

 

 

De acordo com a lenda, Ariadne entrega ao herói um novelo de lã, feito pelo inventor Dédalo, que Teseu utiliza para marcar seu caminho para que possa voltar por ele. A princesa ficou na entrada do palácio segurando a ponta do fio que Teseu ia desenrolando cada vez que se aprofundava nos corredores do labirinto.

 

 

Como Teseu Matou o Minotauro?

 

 

 

Moeda romana antiga do imperador Alexandre Severo que apresenta a lenda de Teseu e o Minotauro.

Moeda romana do imperador Alexandre Severo, que traz Teseu atacando o Minotauro no reverso. Datada de 222-235 d.C.

 

➡  Veja outras moedas do imperador Alexandre Severo – Loja Online

 

Existem diversas versões sobre como Teseu matou o Minotauro. Em algumas, Ariadne além de lhe entregar o novelo, também lhe entregou uma espada mágica capaz de matar com um único golpe. Nessa versão, Teseu usa a espada de Ariadne para decepar a cabeça do monstro.

 

 

Estátua de mármore de Teseu golpeando o Minotauro.

Estátua de mármore, datada de 1826, representando Teseu combatendo o Minotauro. Por Jean-Étienne Ramey.

 

 

Em outras variantes, Teseu mata o Minotauro com a espada de seu pai, Egeu. Ainda há versões em que o herói mata o monstro através de socos, devido sua força descomunal.

 

 

Dracma da deusa Atena que retrata a lenda de Teseu e o Minotauro.

Dracma cunhado em Atenas entre 145-175 d.C. Apresenta a deusa da sabedoria, Atena, no anverso. Traz Teseu matando o Minotauro no reverso.

 

Moedas Antigas da deusa Atena – Blog Jafet Numismática

 

 

Teseu e Ariadne

 

 

Numa das versões mais conhecidas do mito, após Teseu matar o Minotauro e conduzir seus compatriotas à saída do labirinto, Ariadne embarca no navio do herói com destino à Atenas.

 

 

Moeda da Roma Antiga que mostra Ariadne abandonada na ilha de Naxos pelo herói Teseu.

Moeda romana de Séptimo Severo e sua esposa Julia Domna. Apresenta Ariadne desamparada na gruta de Naxos. Cunhada em cerca de 193-211 d.C.

 

➡  Conheça as peças do imperador Séptimo Severo no nosso acervo online

 

 

Eles fazem uma parada na ilha de Naxos, onde Teseu abandona Ariadne dormindo. A lenda é confusa nesse ponto: não se sabe porque ele fez isso. Algumas contam que o herói já estava apaixonado por outra jovem. Outras, que foi um acidente. Há ainda uma variante que afirma que foi um pedido do deus Dioniso (Baco para os romanos), que estava apaixonado pela princesa.

 

Assim, na versão mais conhecida, Dioniso resgata a princesa e se casa com ela, fazendo dela sua esposa no Olimpo!

 

A Festa Em Homenagem a Baco e Dioniso – O Carnaval na Antiguidade

 

Veja moeda da imperatriz romana Julia Domna, retrtando Ariadne e o deus do vinho, Dioniso.

Moeda de Julia Domna, imperatriz-consorte romana. Traz Ariadne e Dioniso em carruagem puxada por centauros no reverso. Cerca de 193-211 d.C.

 

 

O Navio de Teseu

 

 

Antes de sair para essa aventura, Teseu havia partido com velas negras em seu navio. O herói havia prometido a seu pai que se tivesse sucesso, trocaria as velas por velas brancas. Porém, Teseu esqueceu de seu trato.

 

Quando Egeu viu as velas negras apontando ao longe, acreditou que seu filho havia sido morto pelo Minotauro. Assim, o rei de Atenas se atirou em desespero ao mar. Esse mar ganhou seu nome: Egeu!

 

 

Você conhecia essa lenda mitológica? No nosso BLOG você encontra outras histórias da mitologia grega!

Já na nossa Loja Online você encontra moedas antigas que foram cunhadas e circularam por toda a Grécia e Roma antigas! Todas as peças são autênticas e possuem certificado de validade LIFETIME! Ainda tem FRETE GRÁTIS para todo o Brasil!

QUERO CONHECER OUTRAS MOEDAS DA GRÉCIA ANTIGA

 

QUERO CONFERIR AS MOEDAS ANTIGAS ROMANAS


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

cinco − 5 =

« voltar topo ↑