O mito de Teseu e o Minotauro é uma das mais fascinantes lendas da mitologia grega. Por isso, na Antiguidade havia inúmeras moedas que retratavam essa rica história! Confira no artigo abaixo os detalhes dessa lenda mitológica.
Leia também:
➡ Hércules: A História Contada pelas Moedas
➡ As Criaturas Mitológicas da Grécia Antiga
➡ Os Deuses Gregos Através das Moedas Antigas
Teseu: o herói de Atenas
Teseu era filho de Egeu, rei de Atenas, e de Etra, a filha do rei de Trezena. Quando Egeu estava de passagem por Trezena, deixou Etra grávida.
Antes de retornar para Atenas, Egeu deixou suas sandálias e sua espada embaixo de uma pedra pesada. Determinou a Etra que só revelasse ao filho deles sua identidade quando atingisse a maioridade. E que se dirigisse a Atenas após conseguir rolar a pedra e pegar os pertences do pai.
Assim aconteceu. Durante o caminho para Atenas, o jovem Teseu derrotou diversos tiranos, conquistando fama. Quando chegou em Atenas, Egeu estava casado com a feiticeira Medeia, que tentou influenciar o marido a matar o enteado!
Mas quando Egeu viu Teseu com as sandálias e sua espada em punho, o aceitou como filho. A lenda conta que Medeia fugiu de Atenas por medo de ser castigada.
Origem do Minotauro
Conta a lenda que Poseidon (ou Netuno para os romanos), deus dos mares, ofereceu como presente um touro ao rei Minos, da ilha de Creta, como aprovação pelo seu reinado. O rei deveria sacrificar o animal em homenagem ao deus, porém Minos preferiu manter o touro para si.
Como vingança e com a ajuda da deusa do amor, Afrodite (ou Vênus na versão latina), Poseidon fez com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixonasse pelo touro!
➡ Conheça o Dracma da Grécia Antiga – Blog Jafet Numismática
O deus dos mares também fez o touro se tornar um animal furioso que atacava a população de Creta. O touro furioso de Creta só foi derrotado pelo herói Hércules, em seu sétimo trabalho!
➡ Os 12 Trabalhos de Hércules (E-BOOK GRÁTIS)
Em Creta existia um arquiteto muito habilidoso, o inventor Dédalo. Em busca de concretizar sua paixão, Pasífae pede para o arquiteto criar uma vaca de madeira perfeita, que enganasse o touro.
A rainha se escondeu dentro da vaca e consumou sua paixão. Assim nasceu o Minotauro, ou o touro de Minos, um monstro metade touro, metade homem. Geralmente, é representado com torso de homem e cabeça de touro, embora existam representações inversas.
Envergonhado pela traição da esposa, o rei Minos pede para Dédalo construir um labirinto do qual o Minotauro não pudesse sair. O labirinto contava com inúmeros corredores, salas e galerias, feitos para confundir até o mais sábio dos homens!
Teseu e o Labirinto do Minotauro
➡ Confira outras moedas da Grécia Antiga – Loja Virtual
De acordo com a mitologia, um dos filhos do rei Minos foi assassinado em solo ateniense. Minos então declarou guerra contra Atenas e saiu vitorioso. Como punição, obrigava os atenienses a enviarem 7 moças e 7 rapazes por ano ao labirinto para se tornarem alimento do Minotauro!
O jovem príncipe Teseu se ofereceu para ser um dos jovens enviados ao labirinto. Ele desejava assassinar o Minotauro e livrar seus compatriotas dessa punição.
O Fio de Ariadne
Quando Teseu chega em Creta, Ariadne, filha do rei Minos, se apaixona por ele. Para salvar o amado do cruel destino, a princesa o ajuda a se locomover no labirinto, que tinha um único caminho que levava até o centro.
De acordo com a lenda, Ariadne entrega ao herói um novelo de lã, feito pelo inventor Dédalo, que Teseu utiliza para marcar seu caminho para que possa voltar por ele. A princesa ficou na entrada do palácio segurando a ponta do fio que Teseu ia desenrolando cada vez que se aprofundava nos corredores do labirinto.
Como Teseu Matou o Minotauro?
➡ Veja outras moedas do imperador Alexandre Severo – Loja Online
Existem diversas versões sobre como Teseu matou o Minotauro. Em algumas, Ariadne além de lhe entregar o novelo, também lhe entregou uma espada mágica capaz de matar com um único golpe. Nessa versão, Teseu usa a espada de Ariadne para decepar a cabeça do monstro.
Em outras variantes, Teseu mata o Minotauro com a espada de seu pai, Egeu. Ainda há versões em que o herói mata o monstro através de socos, devido sua força descomunal.
➡ Moedas Antigas da deusa Atena – Blog Jafet Numismática
Teseu e Ariadne
Numa das versões mais conhecidas do mito, após Teseu matar o Minotauro e conduzir seus compatriotas à saída do labirinto, Ariadne embarca no navio do herói com destino à Atenas.
➡ Conheça as peças do imperador Séptimo Severo no nosso acervo online
Eles fazem uma parada na ilha de Naxos, onde Teseu abandona Ariadne dormindo. A lenda é confusa nesse ponto: não se sabe porque ele fez isso. Algumas contam que o herói já estava apaixonado por outra jovem. Outras, que foi um acidente. Há ainda uma variante que afirma que foi um pedido do deus Dioniso (Baco para os romanos), que estava apaixonado pela princesa.
Assim, na versão mais conhecida, Dioniso resgata a princesa e se casa com ela, fazendo dela sua esposa no Olimpo!
➡ A Festa Em Homenagem a Baco e Dioniso – O Carnaval na Antiguidade
O Navio de Teseu
Antes de sair para essa aventura, Teseu havia partido com velas negras em seu navio. O herói havia prometido a seu pai que se tivesse sucesso, trocaria as velas por velas brancas. Porém, Teseu esqueceu de seu trato.
Quando Egeu viu as velas negras apontando ao longe, acreditou que seu filho havia sido morto pelo Minotauro. Assim, o rei de Atenas se atirou em desespero ao mar. Esse mar ganhou seu nome: Egeu!
Você conhecia essa lenda mitológica? No nosso BLOG você encontra outras histórias da mitologia grega!
Já na nossa Loja Online você encontra moedas antigas que foram cunhadas e circularam por toda a Grécia e Roma antigas! Todas as peças são autênticas e possuem certificado de validade LIFETIME! Ainda tem FRETE GRÁTIS para todo o Brasil!
➡ QUERO CONHECER OUTRAS MOEDAS DA GRÉCIA ANTIGA