Período Clássico Grego: Moedas Altamente Refinadas!


O período clássico grego perdurou do século V (queda do último tirano ateniense em 510 a.C.) ao IV a.C. (morte de Alexandre, o Grande em 323 a.C.).

 

É considerado o grande apogeu da Grécia Antiga, pois foi o período no qual a civilização grega alcançou maior desenvolvimento econômico e cultural. Grande parte da política e pensamentos filosófico, artístico e científico modernos do ocidente vem da era clássica!

 

Na numismática não foi diferente: as peças desse período se destacam pelo alto grau de refinamento técnico e artístico! Continue a leitura e confira os fatos e as moedas formidáveis desse período.

 

 

Você também pode gostar de ler sobre:

Conheça o Dracma da Grécia Antiga

O Período Helenístico Grego

As Criaturas Mitológicas nas Moedas Antigas

 

 

Conheça os fatos e as moedas do período clássico grego!

 

 

Guerras Médicas

 

 

A era clássica grega foi marcada por diversos conflitos, tanto externos quanto entre os próprios gregos. Um dos principais foram as batalhas entre os gregos e persas: as duas Guerras Médicas entre 490 a 479 a.C.

 

Com a formação da Liga de Delos, sob liderança da cidade de Atenas, os gregos saíram vitoriosos. A vitória impediu o avanço persa em território grego e possibilitou a expansão do comércio marítimo para os gregos!

 

Assim, a civilização grega passou a dominar o mar Egeu. A cidade de Atenas, devastada pelas batalhas, usou sua riqueza para reconstruir a cidade e torna-la o centro cultural da Antiguidade!

 

 

A ascensão das Cidades-estado

 

 

A ascensão das pólis é um dos marcos do período clássico grego!

 

 

Esse período da Grécia Antiga foi marcado pelas pólis (cidades-estado). E duas se destacaram na história: Atenas e Esparta. Cada uma desenvolveu seu próprio modo de governo e tinha suas próprias características, que eram muito diferentes entre si.

 

Atenas aproveitou sua posição geográfica para desenvolver um intenso comércio marítimo. Foi nesse período que a pólis formou seu ideal de democracia, bastante diferente, mas que serviu como base para nosso conceito de democracia!

 

 

Nessa época se destaca o governo de Péricles, que foi tão transformador que deixou o século V a.C. conhecido como o século de Péricles! Durante seu governo, a democracia ateniense foi fortalecida através do crescimento econômico e político.

 

 

O famoso templo Partenon, construído no período clássico grego.

Partenon, templo dedicado à deusa Atena, um dos monumentos mais famosos da era clássica. Foi construído na Acrópole de Atenas de 447 a 432 a.C. durante o governo de Péricles.

 

 

Já Esparta desenvolveu uma atividade agrícola autossuficiente. A aversão a estrangeiros propiciou um comércio bastante restrito. A pólis de Esparta também se destacava pela sua educação – bem diferente das outras cidades gregas – totalmente focada no treinamento militar, inclusive para mulheres e crianças!

 

➡ As Cidades-Estado Gregas e Suas Moedas (E-BOOK GRÁTIS)

 

 

Desenvolvimento Científico e Filosófico

 

 

Essa é a época dos grandes pensadores da antiguidade! Sócrates, Platão e Aristóteles fizeram parte desse período! Inclusive, este último foi professor de ninguém menos do que o maior governante do mundo grego: Alexandre, o Grande.

 

 

Os Famosos Tetradracmas de Alexandre, o Grande – Blog

 

 

As ciências, como medicina, astronomia, história e matemática também floresceram nesse período. Isso não significa que os gregos abandonaram seus mitos e religião. Mas que eles também queriam buscar explicações racionais para a vida cotidiana!

 

 

A arte do Período Clássico Grego

 

 

Foi no período clássico que o tão famoso teatro grego se desenvolveu! Essa expressão artística contava histórias de comédia ou tragédia, a partir da dramatização e auxílio de ferramentas, como máscaras.

 

No período clássico grego a escultura e arquitetura passaram por sua fase mais abundante. Uma peça que se destacava era a escultura de Zeus em Olímpia – que media de 12 a 15 metros de altura – construída pelo escultor Fídias e considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo!

 

 

Reconstrução russa da famosa estátua de Zeus construída no período clássico grego pelo escultor Fídias.

Reconstrução da estátua de Zeus, em São Petersburgo, Rússia.

 

 

Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.)

 

 

A soberania ateniense despertou a inveja de Esparta e de outras cidades gregas, que acabaram formando uma aliança, a Liga do Peloponeso. Assim, deu-se início a guerra que teve as cidades da Liga de Delos (Atenas, como líder) e da Liga do Peloponeso (sob liderança de Esparta) como rivais.

 

Num primeiro momento, Esparta venceu a guerra e impôs sua hegemonia sobre a Grécia. Depois, Atenas até recuperou o poder, mas apenas por um breve período. Posteriormente, foi a vez de Tebas de se impor como dominante.

 

Mas isso durou pouco tempo: esse período instável acabou facilitando a ação de invasores!

 

 

A Conquista pela Macedônia

 

 

A Guerra do Peloponeso acabou trazendo grandes prejuízos para a civilização grega. Com o desgaste causado pelas batalhas, a Macedônia, sob liderança de Filipe II (pai do famoso Alexandre, o Grande) conquistou os territórios gregos, em 338 a.C.!

 

 

Moeda da Macedônia, reino que conquistou a Grécia Antiga no período clássico grego.

Moeda antiga cunhada na Macedônia, datada de 470-430 a.C.

 

 

A Cunhagem do Período Clássico da Grécia Antiga

 

 

Na era clássica, o dracma se tornou o sistema monetário internacional, o que introduziu um padrão único de pesos. As peças desse período são conhecidas pelos numismatas como as de mais alto nível de qualidade técnica e estética!

 

Cidades grandes passaram a produzir moedas de ouro e prata do mais alto refinamento estético, com gravuras extremamente detalhadas no anverso e reverso. As moedas de bronze também foram introduzidas nesse período.

 

 

No período clássico grego, as moedas receberam gravuras extremamente refinadas, como é o caso desse tetradracma cunhado em Siracusa.

 

🔹 Acima: tetradracma cunhado em Siracusa, datado de 415-405 a.C. Os tiranos dessa pólis eram muito ricos e parte da política deles de relações públicas era financiar quadrigas para as corridas olímpicas!

Como financiavam mais de uma quadriga por vez, eram frequentemente vitoriosos! Por isso, era bastante comum que as moedas dessa pólis apresentassem no anverso a deusa Aretusa, e no reverso uma quadriga de corrida com o cocheiro sendo coroado por Nike, a deusa da vitória! Como é o caso da moeda acima.

 

Veja as moedas gregas disponíveis à venda – Loja Jafet Numismática

 

 

As moedas do período clássico ainda costumavam apresentar o deus ou deusa patrono da cidade, ou ainda, outro símbolo da pólis.

 

 

Tetradracma da deusa Atena cunhado no período clássico grego.

Tetradracma de Atenas cunhado em 454-404 a.C. No anverso traz a deusa Atena, padroeira da cidade, com seu capacete de guerra. No reverso, apresenta a coruja, animal símbolo da deusa, com um ramo de oliveira. Ainda traz a inscrição “ΑΘΕ”, que significa “dos Atenienses”.

 

Conheça mais Moedas da deusa Atena – Blog Jafet Numismática

 

 

Moeda antiga de Egina, do período clássico grego, que apresenta uma tartaruga.

As moedas da ilha de Egina eram famosas por apresentar uma tartaruga. Essa peça é datada de 456/45-431 a.C.

 

 

O Fim do Período Clássico Grego

 

 

A morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C. marca o fim desse período e o início do período helenístico, que espalhou o avanço da era clássica para todo o mundo!

 

➡ Veja as moedas de Alexandre, o Grande, disponíveis na nossa loja

 

 

Onde Comprar Moedas da Grécia Antiga?

 

 

Quer conhecer mais moedas da Grécia Antiga? Aqui na Jafet Numismática você encontra peças autênticas com frete grátis para todo Brasil! Todas as moedas têm certificado de autenticidade Lifetime (sem custo adicional)!

 

QUERO VER DE PERTO AS MOEDAS DISPONÍVEIS À VENDA

 

 

  Não trabalhamos com moedas brasileiras nem fazemos avaliações de moedas.


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

8 − 8 =

« voltar topo ↑