Também conhecido por sólido ou soldo, o solidus foi uma moeda de ouro dos antigos impérios romano e bizantino. Começou a ser cunhado pelo imperador Constantino por volta de 310 d.C., substituindo outra moeda romana de ouro, o áureo.
Entretanto, foi durante o império bizantino que teve toda a sua glória. O solidus era o símbolo do poder imperial em Bizâncio. Popular e aceito em todos os lugares do mundo então conhecido, foi admirado e copiado por muitos reis em muitos reinos!
Por mais de 700 anos cunhado no mesmo peso e espessura, o solidus era a principal moeda comercial da Europa em toda a Ásia, quase que podendo ser reconhecido como o “dólar” da Idade Média!
Você também pode gostar de ler:
➡️ Imperador Constantino e suas moedas
➡️ As moedas do Império bizantino
➡️ Quem são os filhos de Zeus?

Moedas de ouro romana
As moedas de ouro foram cunhadas de forma irregular durante a maior parte do período da República Romana (509-27 a.C.). A cunhagem regular de peças em ouro, chamadas áureos, começou após a conquista da Gália por Júlio César (52 a.C.), que garantiu a disponibilidade de ouro proveniente de minas gálicas.
O áureo se tornou então uma unidade monetária básica romana. Desse modo, foi cunhado durante muitos e muitos anos, até que sua produção começou entrar em declínio após o governo do imperador Marco Aurélio (161-180 d.C.).
Entretanto, mesmo em decadência, os áureos continuaram a ser cunhados com regularidade até o início do século IV d.C., quando foram substituídos pelos soldos.

➡️ Veja mais moedas de Júlio César – Loja Online
O solidus pesava menos do que o áureo (quase um grama) e entrou como uma boa alternativa de substituição. Afinal, o áureo era um investimento caro, como a maioria das moedas de ouro dos tempos antigos.
Setenta e dois sólidos podiam ser cunhados a partir de uma libra romana (326,6 g). Contudo, o sucesso dessa moeda não se deu só em razão de seu peso, mas devido a sua espessura e peso constantes.
A criação do solidus por Constantino
Após a ruptura econômica causada pela crise inflacionária do século III d.C., o imperador Constantino decidiu reformar o sistema monetário para restaurar a estabilidade. Em 310 d.C., ele começou a emitir uma nova moeda de ouro chamada solidus, cujo nome, derivado do latim para sólido, refletia o desejo do imperador de estabilizar a moeda.

Leia depois: ➡️ As moedas da Era de Constantino, o Grande
(E-book grátis)
Em 312 d.C., o peso do solidus foi fixado em 4,55g. Esse peso permaneceu inalterado em todo o período de sua cunhagem. Isso é, até o século X, já que essa moeda de ouro continuou a ser usada em todo o Império Bizantino!
No ano de 324 d.C., Constantino, o Grande, tornou-se o único governante do império. Depois disso, ele transformou o soldo na moeda de ouro padrão do Império Romano. Essa peça então substituiu o áureo, se tornando a principal referência para pagamentos importantes! Inclusive, a palavra soldado é derivada de solidus, referindo-se à moeda com a qual os soldados eram pagos.
Constantino garantiu que houvesse um suprimento de ouro suficiente para emitir o solidus por meio da apreensão do butim de guerra de seu inimigo Licínio, o confisco do ouro dos templos pagãos e a aplicação de novos impostos que eram pagos em ouro. O sólido foi a pedra angular do novo sistema monetário romano ao longo dos séculos IV e V.

Solidus Bizantino
O império Bizantino durou mais de 1000 anos e o solidus tornou-se um dos seus ícones de poder econômico imperial. O sólido logo foi aceito em todo o mundo conhecido. Muitos impérios decidiram copiar esta moeda em vez de criar a sua própria devido à sua grande reputação. Não havia moeda na época que pudesse se comparar ao soldo, era uma invenção magnífica!
Por ter sido cunhado por mais de 700 anos com o mesmo peso e espessura, o sólido tornou-se a principal moeda comercial usada na Europa, no Mediterrâneo, em partes da Ásia e, em certos períodos, no mundo árabe. Seu impacto e utilidade podem ser comparados com o dólar ou euro contemporâneo!
A evolução iconográfica do sólido bizantino
A cunhagem de Bizâncio foi um elemento essencial desta civilização única, que preservou o direito romano e as estruturas do Estado e herdou não apenas a tradição cultural helenística, mas também uma poderosa força organizadora – o cristianismo.
No início, o bizantino seguiu pela tradição iconográfica do final do período romano, que tomou forma gradualmente sob Constantino I (306-337). Na ascensão do imperador Anastácio I (491-518), havia três denominações de moedas de ouro: o solidus (em grego, nomisma) e suas frações, o semissis (metade) e tremissis (terceiro).
O anverso típico do solidus bizantino no final do século V e no início do VI era um busto frontal de três quartos do imperador, geralmente em armadura e segurando uma lança. O tipo reverso representava a deusa Vitória em perfil apoiando uma cruz.

➡️ Conheça outras moedas bizantinas – Loja Online
No entanto, o governante bizantino, Justino I (518–527), modificou a imagem do anverso para um busto frontal de rosto inteiro, e a imagem da deusa pagã da Vitória no reverso foi substituída por um anjo de frente. E até o reinado de Constantino VI (776-797), as moedas continuaram a apresentar texto em latim, sendo finalmente substituídas pela escrita grega nos primeiros anos do século IX.

Por volta do ano 960, após o império bizantino passar a emitir um solidus de ouro com ¾ do peso, chamado de Tetartero, o solidus inteiro passou a ser chamado de histameno.

➡️ Confira mais representações de Jesus Cristo nas moedas – Blog
O solidus começou a ser desvalorizado no século XI. O teor de ouro declinou dramaticamente entre 1070 e 1080. Em 1092, Aleixo I realizou uma reforma monetária e substituiu as moedas de ouro desvalorizadas, histameno e tetartero, por uma nova cunhagem de ouro principal e de alta qualidade: o hipérpiro.
Você já conhecia essas moedas de ouro? Aqui na Jafet Numismática você encontra solidus e outras moedas romanas e bizantinas para sua coleção! Todas as peças possuem certificado de autenticidade sem custo adicional e frete grátis para todo o Brasil!