As 7 Maravilhas do Mundo Antigo


As 7 maravilhas do mundo antigo foram monumentos de incrível beleza e refinamento arquitetônico na antiguidade clássica. Por isso, essas sete estruturas foram escolhidas pelos gregos no passado como obras que deveriam ser vistas por todos.

 

Como eram monumentos significativos para as antigas civilizações, quase todos apareceram em moedas cunhadas na antiguidade! Conheça essa história através da numismática antiga.

 

 

Você também pode se interessar:

➡️ As Moedas Olímpicas da Grécia Antiga

➡️ A Lenda de Teseu e o Minotauro

➡️ Os 12 Signos do Zodíaco e suas Moedas

 

 

Conheça as 7 maravilhas do mundo antigo!

 

 

A Estátua de Zeus Olímpico

 

 

Esculpida por Fídias no século V a.C., a estátua de Zeus era feita de marfim e ouro e tinha entre 10 a 15 metros de altura. Era o talismã do santuário de Olímpia, sede dos jogos olímpicos da antiguidade e representava a supremacia de Zeus sob os outros deuses do panteão grego! A estátua levou cerca de 8 anos para ser construída e ficava abrigada num enorme templo dórico no centro de Olímpia.

 

 

A estátua de Zeus olímpico era uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Reconstrução moderna abrigada em São Petersburgo (na Rússia) do que teria sido a estátua de Zeus.

 

 

➡️ Os deuses gregos retratados nas moedas antigas

(Blog da Jafet Numismática)

 

 

As moedas cunhadas nesse santuário traziam o deus Zeus e sua esposa, a deusa Hera. Para as 91ª Olimpíadas (416 a.C.) foram emitidas moedas de prata que, acredita-se, representavam a estátua de Zeus. Veja abaixo:

 

 

Moeda antiga que apresenta a estátua de Zeus em Olímpia.

 

 

Os historiadores acreditam que o estáter acima apresenta a cabeça de Zeus da estátua, pois mostra o deus com uma coroa de folhas de oliveira (assim como era apresentado na estátua) ao invés da coroa de louros que aparecem nas moedas subsequentes.

 

 

Estáter cunhado em Olímpia com retrato de Zeus no anverso.

Estáter que traz Zeus no anverso com a coroa de louros, retrato que aparecia comumente nas moedas cunhadas em Olímpia. Datado de 276-260 a.C.

 

 

➡️ Conheça outras Moedas das Olimpíadas da Grécia Antiga

(Blog da Jafet Numismática)

 

 

A estátua durou ainda por muitos séculos após sua construção. Com a conquista romana, a estátua de Zeus foi levada para Constantinopla, onde foi destruída por um incêndio, em 470 d.C.

 

 

O Templo de Ártemis

 

 

O Templo dedicado à deusa da caça, Ártemis (Diana para os romanos), se localizava em Eféso (atual Turquia), no oeste da Anatólia.

 

Eféso foi, durante quase mil anos, um importante local de peregrinação para os gregos e romanos! Inclusive, esse santuário abrigou reis como Creso e Alexandre, o Grande, imperadores romanos e até mesmo o apóstolo Paulo!

 

 

Maquete do templo de Ártemis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Maquete do Templo de Ártemis, localizada em Miniatürk.

 

 

O Templo de Ártemis foi reconstruído e aumentado várias vezes durante os anos. Foi destruído pelos godos em 262 d.C. Atualmente, os vestígios desse monumento se encontram no Museu Britânico. Mas o significado desse santuário para as civilizações grega e romana pode ser encontrado nas moedas romanas antigas. É o caso dessa peça:

 

 

Moeda do imperador Adriano, que traz o templo de Ártemis no reverso.

Moeda cunhada em Eféso para o imperador romano Adriano (117-138 d.C.). Traz o Templo de Ártemis no reverso.

 

 

➡️  Conheça as moedas romanas disponíveis à venda – Loja Online

 

 

O Colosso de Rodes

 

 

A estátua de bronze Colosso, uma representação do deus-sol, Hélio, ficava na entrada do porto da ilha de Rodes, umas das principais cidades-estado da Grécia Antiga.

 

 

➡️ As Moedas das Pólis Gregas

(E-book GRÁTIS)

 

 

O Colosso de Rodes foi construído em 280 a.C. para comemorar a vitória contra o rei macedônico Antígono Monoftalmo. Era um monumento impressionante: tinha cerca de 33 metros de altura! A estátua foi destruída em 226 a.C. por um terremoto que assolou a cidade.

 

 

O colosso de Rodes, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, ficava na entrada do porto dessa cidade-estado grega.

Representação artística de Rodes, com a estátua na entrada do porto.

 

 

Muitas moedas cunhadas em Rodes traziam a figura de Hélio, já que este era o deus patrona da ilha. Mas, de acordo com os estudiosos, os didracmas cunhados por volta de 280 a.C. (ano de construção do monumento) apresentavam especificamente a cabeça da estátua! Um exemplo é a peça abaixo:

 

 

Didracma da Grécia Antiga que traz o retrato do colosso de Rodes.

 

 

Essas moedas foram cunhadas em um curto período e mostravam Hélio de perfil usando uma coroa radiada. As outras moedas traziam o deus-sol de frente com a cabeça nua:

 

 

O deus-sol Hélio retratado numa moeda da Grécia Antiga.

 

 

➡️  Veja os dracmas da antiguidade disponíveis na nossa Loja Online

 

 

O Farol de Alexandria

 

 

O Farol de Alexandria era feito de mármore e argamassa e foi construído na foz do rio Nilo, no Egito. Erguido por volta de 250 a.C., para orientar os marinheiros nas viagens noturnas, sobreviveu por mais de um milênio! Foi destruído por terremotos no início do século XIV.

 

Muitas moedas romanas retrataram o Farol de Alexandria com refinamento artístico. Com destaque para esse medalhão do imperador Cômodo (177-192 d.C.):

 

 

Medalhão do imperador romano Cômodo, que traz o farol de Alexandria, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, retratado no reverso.

Nessa peça o farol aparece numa composição marítima que representava o domínio naval romano na África.

 

 

➡️  Confira as moedas dos imperadores da Dinastia Nerva-Antonina

(E-book GRÁTIS)

 

 

O Mausoléu de Halicarnasso

 

 

Em 353 a.C., a rainha Artemísia II mandou construir uma mausoléu para abrigar os restos mortais de seu esposo Mausolo, em Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia). Inclusive, a palavra mausoléu é derivada dessa tumba de Mausolo!

 

 

Moeda antiga do rei Mausolo, do mausoléu de Halicarnasso.

Tetradracma de prata cunhado no governo do rei Mausolo. Apresenta o deus Apolo no anverso. No reverso, traz o deus Zeus e a inscrição sátrapa.

 

 

O mausoléu também foi destruído por terremotos no século XV. Infelizmente esse monumento não aparece em nenhuma moeda antiga.

 

 

Pintura do mausoléu de Halicarnasso.

Pintura do Mausoléu de Halicarnasso, por Ferdinand Knab (1886).

 

 

A Grande Pirâmide de Gizé

 

 

Das 7 maravilhas do mundo antigo, a Grande Pirâmide de Gizé é a mais antiga e a única que existe até hoje! Construída por volta de 2.500 a.C., para ser o mausoléu do faraó Queóps, é a maior das 3 pirâmides de Gizé.

 

 

A Grande Pirâmide de Gizé, uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Durante muito tempo, a pirâmide de Queóps se manteve como o maior monumento da humanidade: possui mais de 146 metros de altura!

 

 

As moedas só começaram a ser cunhadas no Egito Antigo 2 mil anos depois da construção da necrópole de Gizé! Nenhuma moeda, seja sob governo dos persas, gregos ou romanos foi cunhada com a representação das pirâmides.

 

 

➡️  Veja as moedas da Dinastia Ptolemaica

(Blog da Jafet Numismática)

 

 

Os Jardins Suspensos da Babilônia

 

 

A falta de evidência numismática é especialmente lamentável no caso dos Jardins Suspensos da Babilônia. Sua existência é frequentemente questionada, já que até hoje os historiadores buscam indícios da localização exata desse monumento.

 

Supostamente construído em 605 a.C. pelo rei da Babilônia (atual Iraque), Nabucodonosor, para presentear sua esposa mais querida, os jardins suspensos eram uma incrível peça arquitetônica! Mesmo que pouco se saiba (e muito se especula) até hoje, acredita-se que possuía terraços com uma infinidade de espécies vegetais e animais.

 

 

Os jardins suspensos da Babilônia representado numa pintura colorida à mão.

Pintura colorida à mão datada do século XIX, que representa o que teria sido os Jardins Suspensos da Babilônia.

 

 

Alguns estudiosos acreditam que, na verdade, esse monumento não passa de uma lenda, e que a descrição feita pelos gregos e romanos era uma visão romantizada de um jardim oriental.

 

 

Já conhecia essas peças? Na Jafet Numismática você encontra moedas autênticas para sua coleção! Todas as peças possuem certificado de autenticidade e FRETE GRÁTIS para todo o Brasil!

 

 

➡️  QUERO CONHECER NOVAS MOEDAS PARA MINHA COLEÇÃO


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

doze − oito =

« voltar topo ↑