As 7 maravilhas do mundo antigo foram monumentos de incrível beleza e refinamento arquitetônico na antiguidade clássica. Por isso, essas sete estruturas foram escolhidas pelos gregos no passado como obras que deveriam ser vistas por todos.
Como eram monumentos significativos para as antigas civilizações, quase todos apareceram em moedas cunhadas na antiguidade! Conheça essa história através da numismática antiga.
Você também pode se interessar:
➡️ As Moedas Olímpicas da Grécia Antiga
➡️ A Lenda de Teseu e o Minotauro
➡️ Os 12 Signos do Zodíaco e suas Moedas
A Estátua de Zeus Olímpico
Esculpida por Fídias no século V a.C., a estátua de Zeus era feita de marfim e ouro e tinha entre 10 a 15 metros de altura. Era o talismã do santuário de Olímpia, sede dos jogos olímpicos da antiguidade e representava a supremacia de Zeus sob os outros deuses do panteão grego! A estátua levou cerca de 8 anos para ser construída e ficava abrigada num enorme templo dórico no centro de Olímpia.
➡️ Os deuses gregos retratados nas moedas antigas
(Blog da Jafet Numismática)
As moedas cunhadas nesse santuário traziam o deus Zeus e sua esposa, a deusa Hera. Para as 91ª Olimpíadas (416 a.C.) foram emitidas moedas de prata que, acredita-se, representavam a estátua de Zeus. Veja abaixo:
Os historiadores acreditam que o estáter acima apresenta a cabeça de Zeus da estátua, pois mostra o deus com uma coroa de folhas de oliveira (assim como era apresentado na estátua) ao invés da coroa de louros que aparecem nas moedas subsequentes.
➡️ Conheça outras Moedas das Olimpíadas da Grécia Antiga
(Blog da Jafet Numismática)
A estátua durou ainda por muitos séculos após sua construção. Com a conquista romana, a estátua de Zeus foi levada para Constantinopla, onde foi destruída por um incêndio, em 470 d.C.
O Templo de Ártemis
O Templo dedicado à deusa da caça, Ártemis (Diana para os romanos), se localizava em Eféso (atual Turquia), no oeste da Anatólia.
Eféso foi, durante quase mil anos, um importante local de peregrinação para os gregos e romanos! Inclusive, esse santuário abrigou reis como Creso e Alexandre, o Grande, imperadores romanos e até mesmo o apóstolo Paulo!
O Templo de Ártemis foi reconstruído e aumentado várias vezes durante os anos. Foi destruído pelos godos em 262 d.C. Atualmente, os vestígios desse monumento se encontram no Museu Britânico. Mas o significado desse santuário para as civilizações grega e romana pode ser encontrado nas moedas romanas antigas. É o caso dessa peça:
➡️ Conheça as moedas romanas disponíveis à venda – Loja Online
O Colosso de Rodes
A estátua de bronze Colosso, uma representação do deus-sol, Hélio, ficava na entrada do porto da ilha de Rodes, umas das principais cidades-estado da Grécia Antiga.
(E-book GRÁTIS)
O Colosso de Rodes foi construído em 280 a.C. para comemorar a vitória contra o rei macedônico Antígono Monoftalmo. Era um monumento impressionante: tinha cerca de 33 metros de altura! A estátua foi destruída em 226 a.C. por um terremoto que assolou a cidade.
Muitas moedas cunhadas em Rodes traziam a figura de Hélio, já que este era o deus patrona da ilha. Mas, de acordo com os estudiosos, os didracmas cunhados por volta de 280 a.C. (ano de construção do monumento) apresentavam especificamente a cabeça da estátua! Um exemplo é a peça abaixo:
Essas moedas foram cunhadas em um curto período e mostravam Hélio de perfil usando uma coroa radiada. As outras moedas traziam o deus-sol de frente com a cabeça nua:
➡️ Veja os dracmas da antiguidade disponíveis na nossa Loja Online
O Farol de Alexandria
O Farol de Alexandria era feito de mármore e argamassa e foi construído na foz do rio Nilo, no Egito. Erguido por volta de 250 a.C., para orientar os marinheiros nas viagens noturnas, sobreviveu por mais de um milênio! Foi destruído por terremotos no início do século XIV.
Muitas moedas romanas retrataram o Farol de Alexandria com refinamento artístico. Com destaque para esse medalhão do imperador Cômodo (177-192 d.C.):
➡️ Confira as moedas dos imperadores da Dinastia Nerva-Antonina
(E-book GRÁTIS)
O Mausoléu de Halicarnasso
Em 353 a.C., a rainha Artemísia II mandou construir uma mausoléu para abrigar os restos mortais de seu esposo Mausolo, em Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia). Inclusive, a palavra mausoléu é derivada dessa tumba de Mausolo!
O mausoléu também foi destruído por terremotos no século XV. Infelizmente esse monumento não aparece em nenhuma moeda antiga.
A Grande Pirâmide de Gizé
Das 7 maravilhas do mundo antigo, a Grande Pirâmide de Gizé é a mais antiga e a única que existe até hoje! Construída por volta de 2.500 a.C., para ser o mausoléu do faraó Queóps, é a maior das 3 pirâmides de Gizé.
As moedas só começaram a ser cunhadas no Egito Antigo 2 mil anos depois da construção da necrópole de Gizé! Nenhuma moeda, seja sob governo dos persas, gregos ou romanos foi cunhada com a representação das pirâmides.
➡️ Veja as moedas da Dinastia Ptolemaica
(Blog da Jafet Numismática)
Os Jardins Suspensos da Babilônia
A falta de evidência numismática é especialmente lamentável no caso dos Jardins Suspensos da Babilônia. Sua existência é frequentemente questionada, já que até hoje os historiadores buscam indícios da localização exata desse monumento.
Supostamente construído em 605 a.C. pelo rei da Babilônia (atual Iraque), Nabucodonosor, para presentear sua esposa mais querida, os jardins suspensos eram uma incrível peça arquitetônica! Mesmo que pouco se saiba (e muito se especula) até hoje, acredita-se que possuía terraços com uma infinidade de espécies vegetais e animais.
Alguns estudiosos acreditam que, na verdade, esse monumento não passa de uma lenda, e que a descrição feita pelos gregos e romanos era uma visão romantizada de um jardim oriental.
Já conhecia essas peças? Na Jafet Numismática você encontra moedas autênticas para sua coleção! Todas as peças possuem certificado de autenticidade e FRETE GRÁTIS para todo o Brasil!