O imperador Décio fez parte dos imperadores militares, que remontam à Crise do 3º Século do Império Romano. Embora tenha reinado apenas durante 2 anos (249-251 d.C.), cunhou moedas muito interessantes! Continue a leitura e confira essas peças.
Você também pode gostar de ler:
➡️ Moedas Comemorativas dos Jogos Seculares de Roma
➡️ Viagens do Imperador Adriano retratadas nas moedas
➡️ As moedas de Trajano, o imperador Expansionista
Origem do Imperador Décio
Com o nome de Gaius Messius Quintus Decius, o imperador Décio nasceu em 201 d.C. numa pequena vilã nos Bálcãs. Como membro de uma família senatorial, subiu na hierarquia política e militar.
No início dos anos 230 d.C., ele já era um senador ilustre e, em 232, se tornou cônsul (a posição mais alta no Senado Romano). Décio também foi governador das províncias romanas Mésia, Germânia Inferior e Hispânia Tarraconense. E também foi prefeito urbano de Roma no início do governo de seu antecessor, o imperador Filipe, o árabe (244-249 d.C.).
Baixe o E-book GRÁTIS: ➡️ A Crise do 3º Século
Ascensão ao Poder
As tensões aumentaram nas fronteiras do norte de Roma nos anos 240. Ocorreram muitas revoltas e ameaças de invasões pelos Godos. Ao mesmo tempo, o comandante romano Pacaciano se rebelou na Alta Mésia.
Então, o imperador Filipe, o árabe nomeou Décio como governador de Mésia e da Panônia, lhe dando a missão de acabar com a revolta de Pacaciano e aliviar as tensões ao longo da fronteira.
Quando Décio chegou, a revolta de Pacaciano já havia terminado, mas as tropas rebeldes continuavam infelizes. Dessa forma, as tropas reconheceram Décio como um companheiro dos Bálcãs e apoiaram ele como candidato a imperador.
Os estudiosos não sabem muito bem até que ponto Décio foi cúmplice disso ou se apenas estava seguindo as legiões motivadas. Mas, o que se sabe é que Décio e seus exércitos marcharam em Roma e na Macedônia em 249 d.C. para encontrar as legiões do imperador Filipe.
Filipe foi derrotado e assassinado e, seu filho Filipe II, foi morto pelos guardas pretorianos em Roma. O senado reconheceu rapidamente Décio como imperador romano, devido sua vasta experiência política!
Décio recebeu o nome de Trajano porque, tanto Décio quanto o antigo imperador Trajano (98-117 d.C.), tinham fortes ligações com a atividade militar na região dos Balcãs.
Cunhagem
A cunhagem de Décio é interessante e complexa. Ao longo de seu governo, emitiu as denominações de moeda romana imperial padrão, incluindo o áureo de ouro, o duplo denário, o quinarius de prata, o sestércio de bronze e o As.
Entretanto, em 250 d.C., o imperador Décio revisou a cunhagem de bronze e introduziu uma nova denominação, o duplo sestércio, assim como uma peça menor, uma espécie de As reduzido.
➡️ Confira as moedas do imperador Décio disponíveis à venda
(Loja Jafet Numismática)
As primeiras moedas emitidas em Roma para Décio comemoravam sua proclamação como imperador por meio de alguns tipos de legendas padrão. Como ADVENTVS AVG (os imperadores chegam a Roma), PAX AVGVSTI (paz do imperador), VICTORIA AVG (vitória do imperador) e VIRTVS AVG (virtude do imperador).
Ele também cunhou moedas em homenagem as tropas responsáveis por sua elevação, dando origem a 3 novos reversos. Eram eles: GENIVS EXERCITVS ILLVRICIANI (gênio do exército ilírio), PANNONIA (que representa uma personificação da província) e DACIA (que mostra a personificação da Dácia).
➡️ Veja os sestércios disponíveis à venda
(Loja Online)
Provavelmente, essa foi uma estratégia política bastante sábia, pois essas mesmas tropas seriam responsáveis por mais duas rebeliões nos próximos anos.
O imperador Décio também cunhou peças para homenagear sua família, sua esposa e seus dois filhos – na tentativa de promover uma dinastia com sua cunhagem.
‘Série Divi’
Uma de suas últimas cunhagens foi sua famosa ‘série Divi’ de duplo denário, na qual ele homenageou 11 imperadores deificados: Augusto, Vespasiano, Tito, Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio, Cômodo, Sétimo Severo e Alexandre Severo.
➡️ Moedas de Trajano disponíveis na Loja Online
Cada moeda combinava um retrato irradiado de um dos imperadores deificados com um dos dois tipos de reversos: um altar funerário em chamas ou uma águia. Esta série é historicamente interessante e conta com 22 moedas.
E-book GRÁTIS: ➡️ As moedas da Dinastia Severa
Morte e Sucessão
O imperador Décio morreu junto com seu filho mais velho, Etrusco, na Batalha de Abrito contra os godos. Ele foi o primeiro imperador a ser morto por um exército bárbaro.
Seu filho mais novo, Hostiliano, foi proclamado co-imperador com Galo, mas morreu de peste (provavelmente um surto de varíola ou sarampo, que atingiu o império no século III).
Já conhecia essas moedas? Na nossa Loja Online você encontra outras moedas romanas autênticas disponíveis à venda! Todas as nossas peças possuem certificado de autenticidade e FRETE GRÁTIS para o Brasil!