As Moedas do Imperador Décio


O imperador Décio fez parte dos imperadores militares, que remontam à Crise do 3º Século do Império Romano. Embora tenha reinado apenas durante 2 anos (249-251 d.C.), cunhou moedas muito interessantes! Continue a leitura e confira essas peças.

Você também pode gostar de ler:

➡️ Moedas Comemorativas dos Jogos Seculares de Roma

➡️ Viagens do Imperador Adriano retratadas nas moedas

➡️ As moedas de Trajano, o imperador Expansionista

Confira as moedas do imperador Décio.

Origem do Imperador Décio

Com o nome de Gaius Messius Quintus Decius, o imperador Décio nasceu em 201 d.C. numa pequena vilã nos Bálcãs. Como membro de uma família senatorial, subiu na hierarquia política e militar.

No início dos anos 230 d.C., ele já era um senador ilustre e, em 232, se tornou cônsul (a posição mais alta no Senado Romano). Décio também foi governador das províncias romanas Mésia, Germânia Inferior e Hispânia Tarraconense. E também foi prefeito urbano de Roma no início do governo de seu antecessor, o imperador Filipe, o árabe (244-249 d.C.).

Baixe o E-book GRÁTIS: ➡️ A Crise do 3º Século

Ascensão ao Poder

As tensões aumentaram nas fronteiras do norte de Roma nos anos 240. Ocorreram muitas revoltas e ameaças de invasões pelos Godos. Ao mesmo tempo, o comandante romano Pacaciano se rebelou na Alta Mésia.

Estátua do imperador romano Décio.
Busto de Décio. Encontra-se nos Museus Capitolinos.

Então, o imperador Filipe, o árabe nomeou Décio como governador de Mésia e da Panônia, lhe dando a missão de acabar com a revolta de Pacaciano e aliviar as tensões ao longo da fronteira.

Quando Décio chegou, a revolta de Pacaciano já havia terminado, mas as tropas rebeldes continuavam infelizes. Dessa forma, as tropas reconheceram Décio como um companheiro dos Bálcãs e apoiaram ele como candidato a imperador.

Os estudiosos não sabem muito bem até que ponto Décio foi cúmplice disso ou se apenas estava seguindo as legiões motivadas. Mas, o que se sabe é que Décio e seus exércitos marcharam em Roma e na Macedônia em 249 d.C. para encontrar as legiões do imperador Filipe.

Moeda antiga romana de Filipe, o árabe.
Sestércio de bronze de Filipe, o árabe.

Filipe foi derrotado e assassinado e, seu filho Filipe II, foi morto pelos guardas pretorianos em Roma. O senado reconheceu rapidamente Décio como imperador romano, devido sua vasta experiência política!

Décio recebeu o nome de Trajano porque, tanto Décio quanto o antigo imperador Trajano (98-117 d.C.), tinham fortes ligações com a atividade militar na região dos Balcãs.

Cunhagem

A cunhagem de Décio é interessante e complexa. Ao longo de seu governo, emitiu as denominações de moeda romana imperial padrão, incluindo o áureo de ouro, o duplo denário, o quinarius de prata, o sestércio de bronze e o As.

Entretanto, em 250 d.C., o imperador Décio revisou a cunhagem de bronze e introduziu uma nova denominação, o duplo sestércio, assim como uma peça menor, uma espécie de As reduzido.

Imperador Décio retratado num duplo sestércio, moeda criada por ele.
Duplo sestércio, que traz o imperador Décio no anverso com coroa radiada.

➡️ Confira as moedas do imperador Décio disponíveis à venda
(Loja Jafet Numismática)

Moeda de bronze romana do imperador Décio e deus Marte.
As reduzido com o imperador no anverso e o deus da guerra, Marte, no reverso.

As primeiras moedas emitidas em Roma para Décio comemoravam sua proclamação como imperador por meio de alguns tipos de legendas padrão. Como ADVENTVS AVG (os imperadores chegam a Roma), PAX AVGVSTI (paz do imperador), VICTORIA AVG (vitória do imperador) e VIRTVS AVG (virtude do imperador).

Ele também cunhou moedas em homenagem as tropas responsáveis por sua elevação, dando origem a 3 novos reversos. Eram eles: GENIVS EXERCITVS ILLVRICIANI (gênio do exército ilírio), PANNONIA (que representa uma personificação da província) e DACIA (que mostra a personificação da Dácia).

Sestércio romano em homenagem ao exército de Panônia.
Sestércio de Décio em homenagem ao exército panoniano.

➡️ Veja os sestércios disponíveis à venda
(Loja Online)

Provavelmente, essa foi uma estratégia política bastante sábia, pois essas mesmas tropas seriam responsáveis por mais duas rebeliões nos próximos anos.

O imperador Décio também cunhou peças para homenagear sua família, sua esposa e seus dois filhos – na tentativa de promover uma dinastia com sua cunhagem.

‘Série Divi’

Uma de suas últimas cunhagens foi sua famosa ‘série Divi’ de duplo denário, na qual ele homenageou 11 imperadores deificados: Augusto, Vespasiano, Tito, Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio, Cômodo, Sétimo Severo e Alexandre Severo.

Duplo denário do imperador romano Décio em homenagem ao imperador Trajano.
Duplo denário da ‘Série Divi’, que apresenta o imperador Trajano no anverso e um altar em chamas no reverso.

➡️ Moedas de Trajano disponíveis na Loja Online

Cada moeda combinava um retrato irradiado de um dos imperadores deificados com um dos dois tipos de reversos: um altar funerário em chamas ou uma águia. Esta série é historicamente interessante e conta com 22 moedas.

Moeda de prata romana cunhada por Décio em homenagem a Sétimo Severo.
Duplo denário da ‘Série Divi’ homenageando o imperador Sétimo Severo no anverso. No reverso traz uma águia.

E-book GRÁTIS: ➡️ As moedas da Dinastia Severa

Morte e Sucessão

O imperador Décio morreu junto com seu filho mais velho, Etrusco, na Batalha de Abrito contra os godos. Ele foi o primeiro imperador a ser morto por um exército bárbaro.

Seu filho mais novo, Hostiliano, foi proclamado co-imperador com Galo, mas morreu de peste (provavelmente um surto de varíola ou sarampo, que atingiu o império no século III).

Já conhecia essas moedas? Na nossa Loja Online você encontra outras moedas romanas autênticas disponíveis à venda! Todas as nossas peças possuem certificado de autenticidade e FRETE GRÁTIS para o Brasil!

➡️ QUERO VER MOEDAS ROMANAS ANTIGAS À VENDA


Confira nossas moedas disponíveis

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.

2 × cinco =