Conheça as moedas de Septímio Severo

Septímio Severo (Septimius Severus) foi imperador romano de 193-211 d.C., sendo fundador da Dinastia Severa. Também conhecido por Sétimo Severo, ele foi o primeiro imperador romano de origem africana — e o primeiro provincial, sem ascendentes romanos — a chegar ao trono.

Para gerar estabilidade no império, travou guerras da Escócia até a Síria, passando quase todos os 18 anos de seu reinado batalhando contra invasores externos e alguns inimigos internos.

Abaixo, você confere a história desse grande imperador e as moedas que retratam o seu governo. Boa leitura!

Você também vai gostar de saber:

➡️ Caracala, as moedas do imperador cruel

➡️ Como funciona um leilão de moedas antigas?

➡️ Guerras Púnicas e o shekel de Cartago

As moedas de Septímio Severo.

Origem de Septímio Severo

Lúcio Septímio Severo nasceu em 11 de abril de 145 d.C. em Léptis Magna, uma cidade de origem fenícia, proeminente no Império Romano. Ele era oriundo de uma importante família púnica da ordem equestre

Visitou Roma pela primeira vez em 163 d.C., durante o governo conjunto de Marco Aurélio e Lúcio Vero.

Severo era um protegido de seu primo Caio Septímio Severo. Ingressou no Senado Romano em 170. Quando Caio foi para África como procônsul, ele escolheu Severo para ser seu legado. 

Em 175, Septímio Severo se casou com Pácia Marciana, que faleceu 10 anos depois. O segundo casamento foi com Júlia Domna, quando ele era governador da Gália. Com ela, teve seus dois filhos: Caracala e Geta.

Moeda de prata romana de Júlia Domna, Caracala E Geta.
Denário datado de 201 d.C., que traz a imperatriz (título de Augusta) Júlia Domna no anverso, e os dois filhos, Caracala e Geta, no reverso.

➡️ Veja mais moedas de Júlia Domna – Loja online

Ascensão ao poder: o ano dos 5 imperadores

Quando o imperador Cômodo foi assassinado em 31 de dezembro de 192 d.C., os cidadãos romanos comemoraram. O ano novo chegara sem o tirano que os envergonhava. Mal sabiam que 193 seria um ano extremamente conturbado: Cômodo não deixara herdeiros, o que, para um império grandioso como o romano, abria precedentes para disputas de poder.

O ancião Pertinax, prefeito da cidade, foi o escolhido para suceder Cômodo. De boas intenções, mas autoritário, em seus apenas 86 dias de governo, desagradou aqueles que se beneficiavam da corrupção do antigo imperador. Suas ações enfureceram membros da guarda pretoriana e ele acabou assassinado em março de 193. 

Com o trono vazio, a guarda pretoriana leiloou seu apoio para quem oferecesse mais. Dídio Juliano, que ofereceu 25 mil sestércios por soldado, “arrematou” o título, nunca tendo o respeito do povo romano pela maneira que ascendeu ao poder. Infelizmente para ele, Juliano não era tão rico quanto afirmava e Cômodo gostava tanto de esbanjar dinheiro público que não havia deixado muito dinheiro no tesouro.

É nesse cenário que Sétimo Severo, na época governador da Panônia Superior, assegurou a lealdade de dezesseis legiões romanas (toda a região do Reno/Danúbio!) e marchou para Roma em busca do título de imperador romano. Ao chegar na Itália, as legiões do Danúbio assassinaram Dídio Juliano e proclamaram Severo como imperador. 

Entretanto, outros dois candidatos, resguardados por suas respectivas legiões — Pescênio Níger, apoiado por quatro legiões da Síria, e Clódio Albino, por três legiões da Hispânia — também queriam o poder.

Denário legionário de Septímio Severo.
Denário legionário cunhado em 193 d.C. Septímio Severo laureado no anverso. Águia legionária entre dois estandartes no reverso.

➡️ Confira mais moedas de Sétimo Severo – Loja online

Governo de Septímio Severo

Septímio Severo teve trabalho nos primeiros anos de reinado, governando numa guerra civil. Nos primeiros anos, fez um acordo com Clódio Albino e lutou contra Pescênio Níger, tendo a vitória definitiva no início de 194.

Antes apoiador de seu governo, Clódio tornou-se seu inimigo quando se autoproclamou imperador em 195. Severo só garantiu a vitória em 197, quando venceu Albino na Batalha de Lugduno.

Severo precisou travar várias batalhas durante os anos em que governou o vasto império romano. Ele travou uma guerra bem-sucedida contra os partos e fez uma excelente campanha contra os bárbaros na Grã-Bretanha romana, onde reconstruiu a Muralha de Adriano.

Como imperador também continuou com as perseguições contra cristãos e judeus, grupos que não assimilavam suas crenças ao sincretismo.

Moeda de sétimo Severo em comemoração à vitória contra os partos.
Denário que traz Septímio Severo laureado no anverso. No reverso mostra cativo parta sentado à direita, mãos amarradas.

Além disso, Severo eliminou os pretorianos perigosos (que assassinaram Pertinax), unificou o império após a turbulência e a guerra civil, fundou uma dinastia bem-sucedida e fortaleceu o exército. 

No entanto, seus aumentos salariais para o exército estabeleceram um fardo severo para Roma. Esperava-se que os futuros imperadores também aumentassem os salários. Esses aumentos resultaram em impostos cada vez maiores que prejudicaram a economia. Alguns historiadores afirmam que os altos impostos iniciados pelas políticas de Severo desempenharam um papel significativo a longo prazo no declínio de Roma!

Severo também é famoso pelos edifícios, como seu arco do triunfo no Fórum Romano, o Septizódio e edificações em sua cidade natal, Léptis Magna, incluindo também um arco triunfal.

Arco do triunfo de septímio Severo.
Arco de Septímio Severo em Roma.

Morte

Em 208, ele viajou para a Grã-Bretanha para derrotar uma desastrosa invasão bárbara. Ele morreu em York em 211 d.C., aos 65 anos, enfraquecido pela gota. Severo designou que ambos os filhos seriam co-imperadores após sua morte. E lhes deixou um famoso conselho: “Não disputem um com o outro, deem dinheiro aos soldados e desprezem todos os outros”.

Sucessores: Caracala e Geta

Tanto Caracala quanto Geta já haviam governado como co-monarcas com seu pai — Caracala de 198 a 211 e Geta de 209 a 211.

Entretanto, os irmãos não governaram bem juntos. Eles brigavam constantemente, não chegavam em um consenso em nenhuma decisão que tinham que tomar. Alguns historiadores afirmam que eles pensaram até mesmo em dividir o império para que cada um pudesse reinar uma parte.

Essas intrigas culminaram no assassinato de Geta a mando de Caracala, que passou a governar sozinho. Caracala também mandou destruir todas as menções ao irmão, num ato de damnatio memoriae (condenação da memória).

Áureo de ouro de Caracala e Geta ainda crianças.

Leia também: ➡️ As moedas da Dinastia Severa – e-book gratuito

Onde comprar moedas de Septímio Severo? – Loja Online

Aqui na Jafet Numismática você encontra moedas de Septimius Severo e de outros imperadores romanos para sua coleção. Todas as peças da nossa loja online acompanham certificado de autenticidade LIFETIME (sem custo adicional) e frete grátis para todo o Brasil.

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE ARTIGO?

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão! Assim a gente melhora ainda mais o nosso conteúdo. Afinal, o conhecimento se faz em conjunto 😀
Obs.: o seu e-mail não será divulgado.