O Império Aquemênida, fundado por volta de 550 a.C., foi o primeiro Império Persa. Embora muitas vezes ofuscado pelas cidades-estado gregas e pelo Império Romano, foi o maior império do mundo antigo!
Se estendia da Anatólia e do Egito através da Ásia ocidental até o norte da Índia e a Ásia Central! Contava com cerca de 50 milhões de habitantes, ou seja, 44% da população mundial daquela época vivia nesse território! Confira essa história através das moedas antigas.
Você também pode se interessar:
➡️ Zoroastrismo: a Religião do Império Sassânida
➡️ Batalha de Edessa: Imperador Romano capturado!
➡️ As Moedas das 7 Maravilhas do Mundo Antigo
Ciro, o Grande (559 a 530 a.C.)
O primeiro xá (rei) persa mencionado nas fontes históricas é Ciro, o Grande. Ele é famoso por ter unificado os territórios que se estendiam da Ásia Central até a Fenícia e Lídia.
Em 547 a.C., ele dominou a Lídia, sob governo do rei Creso (561-547 a.C.). A Lídia é importante para a numismática antiga, pois a moeda foi inventada ali, por volta do século VII a.C.!
➡️ Conheça a História da Moeda (Blog da Jafet Numismática)
Ciro continuou emitindo moedas de ouro e prata parecidas com as cunhadas por Creso, mesmo após a Lídia estar sob domínio persa. Como a peça abaixo:
Dário I (522 a 486 a.C.)
O segundo grande xá aquemênida foi Dário, que emergiu como rei do império persa, em 522 a.C. Sob seu governo, os persas conquistaram terras que iam da Grécia ao Paquistão e até invadiram o norte da África!
Sob sua liderança, o império persa também foi estabilizado e viveu seu auge! Ele criou estradas para comunicação e dividiu o império em satrapias (províncias) governadas pelos sátrapas. Dário também iniciou dois grandes projetos arquitetônicos: a construção de edifícios reais em Susa e a criação da nova capital, Persépolis.
Seu sonho era conquistar a Grécia e entrou em batalha com essa civilização no conflito conhecido como Guerras Médicas. Mesmo com a vitória em algumas batalhas, a Pérsia perdeu a Primeira Guerra Médica para os gregos em 490 a.C.
➡️ As moedas altamente refinadas do Período Clássico Grego (Blog da Jafet Numismática)
Na numismática Dário é importante por ter sido o primeiro governante a cunhar uma moeda exclusivamente persa! A partir de 520 a.C. ele introduziu uma cunhagem com novos desenhos: um arqueiro barbudo (pensado para representar o rei ou um herói) no anverso.
O estilo do siglo de prata e do dárico de ouro (que compartilhavam os mesmos desenhos, embora um dárico valesse 20 siglos) sofreram outra evolução por volta de 510-505 a.C. Agora, o “rei-herói” é retratado como uma figura completa de joelhos, com um tremor nas costas, prestes a soltar uma flecha. O dárico de ouro abaixo, cunhado em 505-480 a.C., ilustra a mudança de estilo:
➡️ Conheça outras moedas de culturas orientais – Loja Virtual
Xerxes I (486 a 465 a.C.)
Dário morreu de causas naturais em 486 a.C., deixando o trono para seu filho Xerxes I. O sucessor deu início a Segunda Guerra Médica, como uma forma de vingança por seu pai, e tentou forçar os gregos a reconhecerem o poder persa.
Mas Esparta e Atenas recusaram-se a ceder. Xerxes liderou suas forças marítimas e terrestres contra a Grécia em 480 a.C., derrotando os espartanos de Leônidas e saqueando Atenas.
Baixe o E-book GRÁTIS ➡️ As cidades-estado gregas e suas Moedas
No entanto, em 479 a.C., os gregos obtiveram vitórias decisivas e venceram a guerra, impedindo o avanço persa e pondo fim aos sonhos de Xerxes de conquistar o mundo helênico!
➡️ Veja mais moedas da época – Loja Online
🔹 Acima: Moeda cunhada durante o governo do xá Xerxes I. Mostra uma nova mudança estilística. Embora a figura do anverso ainda ocupe quase a mesma posição de antes, agora parece ainda mais como se ele estivesse em movimento enquanto se ajoelha. Além disso, em vez de desenhar a corda do arco, a figura apenas segura o arco e, com a mão direita, segura uma lança.
Os projetos de cunhagem de Xerxes para os dáricos e siglos foram os mais duradouros das moedas persas. Ao longo de 150 anos, a única mudança significativa foi a substituição da lança do rei por um punhal!
Xerxes foi assassinado por seu próprio ministro em 465 a.C. e foi sucedido por seu filho Artaxerxes I (465 a 424 a.C.).
O Fim do Império Aquemênida (330 a.C.)
Esse império persa sobreviveu por mais de um século após a morte de Xerxes I. Foi dominado por Alexandre III, o Grande, em 330 a.C., como boa parte dos territórios daquela época!
➡️ Veja as Moedas de Alexandre, o Grande disponíveis à venda (Loja Online)
As dinastias posteriores do império persa, como os partas (247 a.C. a 224 d.C.) e os sassânidas (224 a 651 d.C.), alegavam frequentemente serem descendentes dos aquemênidas.
Você já conhecia essas peças? Aqui na Jafet Numismática nós temos um grande acervo com moedas cunhadas por diversas civilizações da antiguidade! Todas as peças possuem certificado de autenticidade LIFETIME e frete grátis para todo o Brasil! Aproveite:
Excelente, interessante, só não explicaram pq o nome Arquemênida…